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Autores: Denise Guichard Freire
Sinopse:
A juventude é um período de transição entre a infância e a vida adulta. Ao longo desse processo são possíveis diversas trajetórias que podem definir o futuro do jovem. Esse trabalho busca compreender os motivos que levaram a cerca de 10 milhões de jovens brasileiros a nem trabalharem e nem estudarem entre 2004 e 2015 a despeito de uma série de políticas públicas voltadas para a sua inserção no mercado de trabalho e no sistema de ensino e do crescimento econômico que propiciou uma grande quantidade de novos empregos em parte deste período. Na análise foi utilizado o conceito internacionalmente aceito de jovens nem-nem, que abarca os subconjuntos de jovens inativos e de desocupados. Os resultados mostram que os jovens de cada um desses subconjuntos possuem características distintas, contudo existe um dinamismo na condição nem-nem. Ou seja, uma parcela significativa desses jovens migra para outras condições de atividade e frequência escolar. Os homens conseguem transitar mais facilmente da condição nem-nem para as demais condições do que as mulheres. Os jovens com mais escolaridade também migram mais facilmente. Apesar de haver uma relativa estabilidade na quantidade de jovens nem-nem no País no período, existem grandes diferenças regionais. Houve aumento substancial nas regiões Norte e Nordeste, estabilidade nas regiões Sul e Sudeste e redução na região Centro-Oeste. As diferenças por gênero no trabalho reprodutivo, a gravidez precoce das adolescentes, o abandono escolar antes da conclusão do ensino médio e a falta de oportunidades de emprego para os jovens são os principais motivos por detrás deste fenômeno no Brasil
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426562
DOI:10.24824/978854442656.2
Ano de edição:2018
Número de páginas:214
Formato:16x23
Assunto:
F866
Freire, Denise Guichard.
Os jovens que nem trabalham e nem estudam no Brasil: caracterização e transformações
entre 2004 e 2015 / Denise Guichard Freire
214 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2656-2
DOI 10.24824/978854442656.2
1. Economia 2. Jovens 3. Educação 4. Mercado de trabalho I. Título II. Série.
CDU 331.013 CDD 331.55
OS JOVENS QUE NEM TRABALHAM NEM ESTUDAM:
origem conceitual, panorama internacional e resenha bibliográfca
A origem do termo nem trabalham nem estudam
Panorama internacional
O que se conhece sobre os jovens nem-nem brasileiros
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E INSERÇÃO DOS JOVENS NO
SISTEMA EDUCACIONAL E NO MERCADO DE TRABALHO
BRASILEIROS ENTRE E
Aspectos demográfcos
A inserção dos jovens no sistema educacional
Políticas públicas para incentivo à
inserção educacional dos jovens
A inserção dos jovens no mercado de trabalho brasileiro
Políticas públicas para incentivo à inserção laboral dos jovens
OS JOVENS QUE NEM TRABALHAM NEM ESTUDAM NO BRASIL:
evolução entre e
Panorama geral dos jovens por situação de atividade
e frequência escolar no Brasil
Evolução das taxas de jovens nem-nem no Brasil
Evolução das taxas de jovens nem-nem nas Grandes
Regiões brasileiras
DETERMINANTES PARA A CONDIÇÃO NEM-NEM E
TRANSITORIEDADE ENTRE AS SITUAÇÕES DE ATIVIDADE E
FREQUÊNCIA ESCOLAR DOS JOVENS NEM-NEM BRASILEIROS
Determinantes para a condição nem-nem dos jovens brasileiros
Modelo Logit
Resultados
Transitoriedade entre as situações de atividade e frequência
escolar dos jovens nem-nem
Metodologia
Resultados