15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$68,00 sem juros | Total R$68,00 | |
2 x de R$34,00 sem juros | Total R$68,00 | |
3 x de R$22,67 sem juros | Total R$68,00 | |
4 x de R$17,59 | Total R$70,37 | |
5 x de R$14,32 | Total R$71,58 | |
6 x de R$12,13 | Total R$72,80 | |
7 x de R$10,58 | Total R$74,03 | |
8 x de R$9,41 | Total R$75,28 | |
9 x de R$8,50 | Total R$76,54 | |
10 x de R$7,78 | Total R$77,82 |
Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Valdilene Aline Nogueira - Uirá de Siqueira Farias (Orgs.)
Sinopse:
Este livro versa sobre novas perspectivas didático-pedagógicas que estão se fazendo presentes nas aulas de Educação Física escolar. A primeira parte da obra mostra os esforços realizados pelos docentes que lecionam nas Universidades para formar os/as professores/as desse componente curricular. Temas como formação inicial e continuada, estágio e PIBID fazem parte dessas análises, mostrando que esses profissionais podem discutir com os/as alunos/as das escolas sobre diversos fatores que se relacionam com as práticas corporais de forma crítica. Os capítulos que compõem a segunda parte do material sistematizam reflexões relacionadas com pesquisas realizadas no cotidiano das aulas de Educação Física. Pretendemos que os/as leitores/as possam ter acesso aos estudos mais recentes que refletem sobre os fatores que influenciam na organização de práticas pedagógicas comprometidas com a realidade da escola contemporânea. Os textos que finalizam a obra são ricas experiências pedagógicas realizadas em diferentes ciclos de escolarização da Educação Básica, desvelando como os docentes de Educação Física produzem suas ações didáticas tematizando diversificadas manifestações da cultura corporal, mesmo que muitas vezes não possuam as condições de trabalho adequadas e o reconhecimento profissional. Esperamos que os/as educadores/as interessados/as nesses textos possam usufruir de todos esses conhecimentos para transformar a sua organização curricular e refletir sobre a realidade da Educação Física, que se tornou um componente curricular de extrema importância para a formação da cidadania das crianças, jovens e adultos que frequentam as escolas brasileiras.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423325
DOI:10.24824/978854442332.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:314
Formato:16x23
Assunto:
Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação
física escolar brasileira – Volume 34 / Daniel Teixeira Maldonado, Valdilene Aline Nogueira, Uirá
de Siqueira Farias (Orgs.) – Curitiba: CRV, 2018.
314 p. (Educação Física: formação para o cotidiano escolar.; organização Daniel Carreira Filho)
Bibliografi a
ISBN Coleção 978-85-444-0490-4
ISBN Volume 978-85-444-2332-5
DOI 10.24824/978854442332.5
1. Educação 2. Educação Física 3. Pedagogia 4. Conhecimento. I. Maldonado, Daniel Teixeira.
org. II. Nogueira, Valdilene Aline. org. III. Farias, Uirá de Siqueira. org. IV. Título V. Série.
CDU 372.879 CDD 796
Índice para catálogo sistemático
1. Educação física 796
APRESENTAÇÃO
Daniel Teixeira Maldonado
Valdilene Aline Nogueira
Uirá de Siqueira Farias
PREFÁCIO5
Mauro Betti
NOVAS PERSPECTIVAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
NOSSO “INÉDITO VIÁVEL”: professor de Educação Física
intelectual transformador
Fabiano Bossle
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS NA
UNIVERSIDADE PRIVADA BRASILEIRA: laços e nós na docência
em Educação Física5
Valdilene Aline Nogueira
Elisabete dos Santos Freire
A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO, PASSADOS 0 ANOS: os
desafios e as possibilidades de uma formação inicial centrada
na prática profissional/estágio supervisionado5
Samuel de Souza Neto
Cecilia Borges
COFORMAÇÃO E REFLEXÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO
DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
NO ÂMBITO DO PIBID
Isabel Porto Filgueiras
Marcelo Alexandre Merce
Lilian Rolim Correia
5
SOCIALIZAÇÃO DE SABERES: navegar em mares de incertezas5
Daniel Carreira Filho
DTMindd /0/0 0::5
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS
FINAIS): análise das diretrizes curriculares da Educação Física
Leandro Pedro de Oliveira
NOVAS PERSPECTIVAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma questão de gênero?
Maria Celeste Rocha
Thiago da Silva Machado
Vanessa Baudson
Diógenes Guarnier Costa
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
NA PERCEPÇÃO DE SEUS AUTORES
Uirá de Siqueira Farias
Graciele Massoli Rodrigues
INTELECTUAIS EM PARCERIA: pesquisadores e professores de
Educação Física escolar trabalhando juntos
Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Alexander Cardoso Barreiros Bomfim
Daniel Teixeira Maldonado
Valdilene Aline Nogueira
0
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
análise das contribuições do programa de pós-graduação da
Universidade São Judas para a organização didática da docência
Vinicius dos Santos Moreira
Daniel Teixeira Maldonado
Bruno Freitas Meireles
Fabiano Dias
Aline Rodrigues Santos
Valdilene Aline Nogueira
Uirá de Siqueira Farias
Paulo Clepard Silva Januario
Elisabete dos Santos Freire
AS POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA DO CURRÍCULO
CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: contribuições do Grupo
de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP (GPEF)
Marcos Garcia Neira
Mário Luiz Ferrari Nunes
DTMindd /0/0 0::5
NOVAS PERSPECTIVAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
NAS AÇÕES DIDÁTICAS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONHECENDO ALGUMAS BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA ESCOLA:
um relato de experiência na Educação Infantil
Vinicius dos Santos Moreira
Aline Rodrigues Santos
Elisabete dos Santos Freire
Isabel Porto Filgueiras
BRINCADEIRAS DE “TODO MUNDO”? Inspirações pós-coloniais
na Educação Física
Pedro Xavier Russo Bonetto
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: musicalizando aulas de
Educação Física
Paulo Clepard Silva Januario
Milena Pedro de Morais
Graciele Massoli Rodrigues
5
A TEMATIZAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS NA ESCOLA PÚBLICA:
uma proposta de planejamento participativo muito além dos esportes
Peterson Amaro da Silva
Cláudio Aparecido de Sousa
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: estímulo ao
pensamento crítico e à formação da cidadania dos estudantes5
Fernando Dias de Oliveira
Daniel Teixeira Maldonado
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO
CIEJA ALUNA JÉSSICA NUNES HERCULANO
Jacqueline Cristina Jesus Martins