15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,88 sem juros | Total R$47,88 | |
2 x de R$23,94 sem juros | Total R$47,88 | |
3 x de R$15,96 sem juros | Total R$47,88 | |
4 x de R$12,39 | Total R$49,55 | |
5 x de R$10,08 | Total R$50,40 | |
6 x de R$8,54 | Total R$51,26 | |
7 x de R$7,45 | Total R$52,13 | |
8 x de R$6,63 | Total R$53,01 | |
9 x de R$5,99 | Total R$53,89 | |
10 x de R$5,48 | Total R$54,79 |
Autores: José Carlos Rodrigues Júnior
Sinopse:
Esta obra de José Carlos Rodrigues Júnior aborda temática das mais importantes para todos aqueles que se interessam pela temática da educação escolar, especificamente a Educação Física Escolar: a questão da circulação e do trato de saberes no cotidiano das aulas. A partir de rigorosa pesquisa em que observou 40 aulas de Educação Física, além de entrevistas com a professora e observações do recreio, o autor conclui que os saberes apresentados pelos alunos muitas vezes são desconsiderados pela Escola, criando uma barreira entre o que se ensina e o que se aprende. A consequência é o desinteresse dos alunos em relação aos conhecimentos escolares, gerando desmotivação, fato que tem sido recorrente nas pesquisas sobre educação escolarizada. Defende o autor que os saberes manifestos pelos alunos nas aulas – por vezes em forma de transgressões – não devem ser negados pelos professores em busca de um saber erudito, mas considerados como conhecimentos importantes para serem ressignificados em busca de novos saberes, apontando para uma “Educação Física Escolar do encontro/confronto de saberes”. Dessa forma, a escola estará mais próxima dos alunos e estes se tornarão ativos participantes da construção de conhecimentos, dando novos sentidos ao que já sabem e ao que aprenderão. É leitura obrigatória para professores de Educação Física e para todos aqueles que se preocupam com a melhoria da educação escolar.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404522
DOI:10.24824/978854440452.2
Ano de edição:2015
Número de páginas:178
Formato:14x21
Assunto:
Rodrigues Júnior, José Carlos
Os saberes nas aulas de Educação Física: implicações para a prática
pedagógica / José Carlos Rodrigues Júnior.
178 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0452-2
1. Educação Física - Estudo e ensino. 2. Professores de Educação Física -
Formação. 3. Prática de ensino. I. Título.
15-22849 CDD: 372.86
CDU: 373.3.016:796
DIVERSIDADES E ADVERSIDADES NO PERCURSO DO
PROFESSOR: delimitação do problema de estudo
Caminhos da pesquisa
AS TRÊS CULTURAS: diversidade nos
diferentes contextos educativos
A Escola Pingo de Ouro: primeiro contato
A caracterização da escola: clientela que
atende e bairro onde está inserida
Recursos físicos da escola
Dinâmica e funcionamento da escola
O processo educativo e a construção de
inúmeros saberes
Três culturas em subordinação na escola
A CULTURA DO CIENTISTA: a subordinação
do sujeito no processo educativo
Um breve retrato da professora Marcela
Formação Familiar e Escolar: a subordinação
em relação à Cultura do Cientista
As aulas de Educação Física Escolar e a
Formação Acadêmica no curso de Educação
Física: a continuidade da subordinação
AS COMPREENSÕES DA PROFESSORA:
a cultura dos adultos
Sobre a especificidade da Educação Física na escola
O “IDEAL” da aula de Educação Física e os
saberes das crianças
O “REAL” da aula de Educação Física e os
saberes das crianças
TRANSGRESSÕES COMO FONTES DE SABERES:
a cultura das crianças
As transgressões como fontes de saberes:
método comparativo e o pensamento analítico
As transgressões dos alunos e o medo do adulto
POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DO
ENCONTRO/CONFRONTO DE SABERES