15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,50 sem juros | Total R$58,50 | |
2 x de R$29,25 sem juros | Total R$58,50 | |
3 x de R$19,50 sem juros | Total R$58,50 | |
4 x de R$15,14 | Total R$60,54 | |
5 x de R$12,32 | Total R$61,58 | |
6 x de R$10,44 | Total R$62,63 | |
7 x de R$9,10 | Total R$63,69 | |
8 x de R$8,10 | Total R$64,77 | |
9 x de R$7,32 | Total R$65,85 | |
10 x de R$6,69 | Total R$66,95 |
Autores: Tamara Cardoso André
Sinopse:
Tamara Cardoso André é formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Foz do Iguaçu. Foi professora de segunda série do ensino fundamental na rede estadual de ensino de Porto Alegre entre 2001 e 2004. Na Unioeste, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Nível de Mestrado e leciona no curso de Pedagogia. O presente livro é fruto de um estudo etnográfico realizado em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Foz do Iguaçu. Durante o ano letivo de 2010, foram observadas as aulas de duas professoras alfabetizadoras, com o objetivo de investigar os usos do livro didático de alfabetização. As escolas municipais de Foz do Iguaçu destacaram-se por apresentar, nos anos iniciais do ensino fundamental, nota acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), obtendo em 2009, 2011 e 2013, as médias 6,2; 7,0 e 7,3 respectivamente. A investigação etnográfica apontou para a estreita relação entre avaliações em larga escala e a concepção de linguagem subjacente ao principal livro didático adotado em Foz do Iguaçu, intitulado Alfabetização fônica: construindo competência de leitura e escrita, escrito por Capovilla e Capovilla. Concluiu que políticas educacionais influenciam decisivamente práticas docentes, mesmo quando professores resistem às imposições do poder central.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401651
DOI:10.24824/978854440165.1
Ano de edição:2014
Número de páginas:264
Formato:16x23
Assunto:
O livro didático e os métodos de alfabetização
O livro didático e as concepções de linguagem
Considerações sobre o livro didático e suas relações com o
código e o sentido
capítulo
OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DISTRIBUÍDOS NAS
ESCOLAS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Políticas nacionais do livro didático: o Programa Nacional do Livro
Didático
A relação entre o público e o privado na compra de apostilas por
secretarias municipais de educação
A escola perante os resultados do IDEB e a adoção do método fônico
como resposta
capítulo
LETRAMENTO E MÉTODO FÔNICO: OS LIVROS DIDÁTICOS
ADOTADOS NA ESCOLA
Porta Aberta: letramento e alfabetização linguística: o livro distribuído
pelo PNLD
Como Ana e Lúcia avaliam o livro Porta Aberta
Alfabetização Fônica: construindo competências de leitura e escrita:
a apostila adquirida pela prefeitura de Foz do Iguaçu
A avaliação do livro Alfabetização Fônica pelas professoras Ana e
Lúcia
As relações entre letras e sons na alfabetização linguística e no
método fônico
Relações entre código, sentido e fala nos livros
capítulo
OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO NO INÍCIO DO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO
A sala de aula e as crianças no contexto do ensino fundamental
de nove anos
O início do processo de alfabetização e o ensino fundamental
de nove anos segundo Ana e Lúcia
As aulas de Ana e Lúcia no início do processo de alfabetização
A prontidão, ou os pré-requisitos, para a alfabetização
O uso de folhinhas no início do processo de alfabetização
A escrita do nome próprio como atividade de início do
processo de alfabetização
O ensino do traçado das letras
Os usos das atividades de introdução à alfabetização dos livros
didáticos Alfabetização fônica e Porta Aberta
O lugar da teoria e da prática nas experiências das professoras na
alfabetização
A heterogeneidade de práticas e a homogeneização dos objetivos e
conteúdos do primeiro ano do ensino fundamental
capítulo
OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DAS RELAÇÕES ENTRE
LETRAS E SONS
Como Ana e Lúcia alfabetizam
O ensino do abecedário
Das sílabas ao texto no processo de alfabetização
As variações linguísticas
Os diálogos
O código ou o sentido? O que predominou na alfabetização?