15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,36 sem juros | Total R$57,36 | |
2 x de R$28,68 sem juros | Total R$57,36 | |
3 x de R$19,12 sem juros | Total R$57,36 | |
4 x de R$14,84 | Total R$59,36 | |
5 x de R$12,08 | Total R$60,38 | |
6 x de R$10,23 | Total R$61,41 | |
7 x de R$8,92 | Total R$62,45 | |
8 x de R$7,94 | Total R$63,50 | |
9 x de R$7,17 | Total R$64,56 | |
10 x de R$6,56 | Total R$65,64 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Fernanda Maria Diniz da Silva - Flavio Muniz Chaves (Orgs.).
Sinopse:
Pensar as práticas de ensino em sala de aula e em ambientes e espaços não formais e informais não é demonstrar fórmulas mágicas. Sem a pretensão de expor regras, cada texto apresenta caminhos que dialoga com o exercício de quem se lança a transmitir saberes e socializar práticas. Os textos traduzem, precisamente, relatos de experiências exitosas sobre práticas de ensino onde as aprendizagens sejam possíveis. O livro é a síntese de um sentimento de pluralidade e consciência da diversidade no ato de ensinar. As trajetórias profissionais dos autores conduzem o itinerário de tal obra, cujo mote é pensar as práticas educacionais numa sociedade democrática, como exercício para a emancipação. A ideia original que pôs em relevo à ação do grupo que levanta à grimpa o referido volume está ancorada numa decisão coletiva, consubstanciada em ato livre e criativo dos estudiosos que buscam conexões entre a teoria e a prática no trabalho docente, compreendendo-se a interdisciplinaridade no universo dos ambientes formais, não formais e informais onde aprendizagens sejam possíveis. Na atual conjuntura em que vivemos situações complexas é fundamental agirmos de forma transformadora. A publicação de um livro, concentrando artigos e trazendo no seu corpo resultado de pesquisas concluídas ou em andamentos, possibilitam refletir a educação no seu sentido amplo, com a convicção de que não estamos passivos diante do quadro de desafios que se apresentam em nosso cotidiano. Prof. Dr. Francisco Ari de Andrade
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418680
DOI:10.24824/978854441868.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:258
Formato:16x23
Assunto:
P153
Palavras docentes / Francisco Ari de Andrade, Fernanda Maria Diniz da Silva, Flávio
Muniz Chaves (organizadores).
258 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1868-0
DOI 10.24824/978854441868.0
1. Educação 2. Paulo Freire 3. Multiplicidade epistemológica 4. Práticas pedagógicas
I. Andrade, Francisco Ari de. org. II. Silva, Fernanda Maria Diniz da. org. III. Chaves, Flávio
Muniz. org. IV. Título V. Série.
CDU 37 CDD 370
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
Os organizadores
PREFÁCIO
Prof Bernard Charlot
MÃOS QUE NOS (AUTO) FORMAM: experiência com um
surdo no ensino superior
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Mifra Angélica Chaves da Costa
PARA ALÉM DA CONDIÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA: reflexões sobre as possibilidades de inclusão do aluno
com autismo
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Francisco Mayccon Passos Costa
Charles Lamartine Sousa Freitas
A EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Ana Maria Leite Lobato
SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS: estratégia pedagógica
para o ensino médico e na relação médico-paciente
Ângela Maria Eugênio Lopes
Lívia Maria Eugênio Lopes
Matheus Eugênio de Sousa Lima
SABERES PERCUSSIVOS NO MARACATU: práticas musicais
elaboradas e compartilhadas no espaço escolar em Fortaleza
Catherine Furtado dos Santos
Danielle Maia Cruz
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Cesar Augusto Barroso de Andrade
Danilo Bastos Moreno
João Airton de Matos Pontes
A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA ERA
DA MOBILIDADE
Eryck Dieb Souza
Eduardo Santos Junqueira Rodrigues
“A SEDUÇÃO DOS INOCENTES”: o percurso histórico das histórias
em quadrinhos e a relação com a educação brasileira
Eveline Valério Alves
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
O ESPAÇO ESCOLAR EM AS TRÊS MARIAS, DE RACHEL
DE QUEIROZ
Fernanda Maria Diniz da Silva
Alexandre Vidal de Sousa
DO BACHARELADO À DOCÊNCIA: trajetórias formativas de
professores bacharéis em turismo
Francisca Leidiana de Souza
Francisco das Chagas Silva Souza
ÉTICA NA PROFISSÃO DOCENTE: a reflexão moral dos professores
Jakeline Alencar Andrade
APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE: uma experiência
de intervenção pedagógica em pessoas com transtorno mental
Keila Andrade Haiashida
Ricardo Hélio Chaves Maia
AS PRÁTICAS MUSICAIS EM ESPAÇOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS
NO CANADÁ E NO BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
DE COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Marco Antonio Toledo Nascimento
Francis Dubé
Adeline Stervinou
VENDO VOZES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM
DOIS ESPAÇOS ACADÊMICOS: UFC e UFMA
Margarida Maria Pimentel de Souza
Gérison Kézio Fernandes Lopes
PROFESSORA-MILITANTE: a história do SINTE/RN nas memórias
das mulheres
Maria da Conceição Fernandes de França
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
A DIFÍCIL TAREFA DE EDUCAR EDUCANDO-SE:
limites e possibilidades
Maria Simone Euclides
Dildo Pereira Brasil
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
NO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
Meline Mesquita de Carvalho
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Júnior
Edgar Marçal
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL:
saberes docentes de pedagogas que atuam na Pré-Escola
Paulo Meireles Barguil
Tauane Gomes Moreira
SOBRE OS AUTORES