15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Alder de Sousa Dias
Sinopse:
A escola pública brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo um processo de intensificação de seu desmonte, seja pela precarização das condições de estudo e trabalho dos seus profissionais e alunos, seja por um aumento do controle do trabalho docente, impulsionados, ambos os fatores, por políticas de orientação neoliberal que convergem para a negação do direito à educação pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada. Neste difícil cenário, o livro Paulo Freire e a Escola Democrática e Popular: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos, de Alder de Sousa Dias, cumpre o importante papel de demonstrar, a partir de rigorosa e comprometida investigação, que a opressão nunca se manifesta sem resistência, e que a escola pública tem sido palco não só de alarmantes índices de fracasso, mas também de criativos e mobilizadores projetos crítico-transformadores. Mais especificamente, o livro mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004. Por meio de uma escrita bem fundamentada, objetiva e envolvente, o autor nos estimula a ler a obra por duas razões fundamentais: i) demonstra que o legado de Paulo Freire continua vivo, atual e capaz de orientar políticas educacionais democráticas e populares; ii) realiza um registro histórico de uma iniciativa governamental bem-sucedida que, em suas contradições, ainda tem muito a ensinar para as gerações atuais e futuras de educadores deste país. Prof. Dr. João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará Núcleo de Educação Popular Paulo Freire Centro de Documentação e Memória da EJA na Amazônia
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544407325
DOI:10.24824/978854440732.5
Ano de edição:2016
Número de páginas:206
Formato:16x23
Assunto:
D53p
Dias, Alder de Sousa
Paulo Freire e a escola democrática e popular: parâmetros para
sistemas educacionais e à Educação de Jovens e Adultos / Alder de Sousa
Dias. - 1. ed.
1. Freire, Paulo, 1921-1997. 2. Alfabetização. 3. Prática de ensino.
4. Educação de adultos. 5. Alfabetização de adultos. I. Título.
15-27502 CDD: 372.4
CDU: 372.4
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
VEREDAS CIENTÍFICAS DA OBRA
Perspectivas epistemológicas da obra
Dos procedimentos metodológicos
Os sujeitos da pesquisa
Os levantamentos documental e bibliográfico
Apreensão das narrativas de vida
Sistematização e análise dos dados
EDUCAÇÃO POPULAR E EJA:
contribuições freireanas aos sistemas educacionais
Um retrospecto de vida: a luta pela escola pública
democrática e popular
Paulo Freire: contribuições à educação popular e à EJA
Contribuições de Paulo Freire à constituição
da escola pública popular
Gestão democrática popular: luta para mudar a escola
formação de educadores de professores e
professoras da SME/SP
Um balanço da gestão Paulo Freire
O PROJETO ESCOLA CABANA
Cenário conjuntural da Escola Cabana
Origem e fundamentos político-pedagógicos da Escola Cabana
Ações centrais da Escola Cabana
A Gestão Democrática na Escola Cabana
Movimento de Reorientação Curricular
A Formação de Educadores
Avaliação Emancipatória: princípios, instâncias e instrumentais
Educação de Jovens e Adultos na Escola Cabana
PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA
PRÁXIS DA EJA DA ESCOLA CABANA
Memórias do Projeto Escola Cabana
Escola Cabana: ideário de escola de qualidade
para as classes populares
Escola Cabana: avanços na política educacional
Dificuldades e contradições na implantação da Escola Cabana
Presença de Paulo Freire na Escola Cabana:
memórias de profissionais da EJA
Escola Cabana e presença de Paulo Freire
Presença de Paulo Freire na práxis educativa
da EJA da Escola Cabana
Paulo Freire na formação de educadores da
EJA da Escola Cabana
Memória viva: o legado de Paulo Freire e da
Escola Cabana para a EJA
SÍNTESES DE UMA ANÁLISE
ISBN 978-85-444-0732-5