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Autores: Maria Cristina Schefer
Sinopse:
Conforme Bauman (2008, p.83), “no funcionamento cotidiano da madura sociedade de consumidores de nossos dias, os direitos da criança e os direitos do cidadão são baseados na capacidade genuína do consumidor competente e a ela se sobrepõem” (grifos do autor). Infelizmente, este estudo mostra isso – a instituição escolar como “subsistema, sublugar” (SANTOS, 2009) da estrutura que garante a ordem capitalista e que, desse modo, institui em seu processo educativo a lógica hierárquica da seleção humana para uma vida (in)digna. Este estudo, do “tipo etnográfico”, descreve as relações periféricas que garantem um processo excludente numa escola de periferia na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Demarca um espaço, um “não-lugar escolar” que não permite identificações, vínculos, nem coerência com uma “proposta pedagógica democrática”, e que legitima a opressão em seu interior. Atos administrativos “lícitos” reúnem, na “periferia das periferias”, os profissionais que as escolas centrais, destinadas aos filhos dos homens de bem, não querem e descartam. Nesse sentido, citam-se profissionais com doenças crônicas, depressão, deficiência, LGBTs e negros. Este estudo recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Carlos Chagas em 2016. Está escrita representa aquilo que muitos percebem e poucos enunciam: há um processo educativo empobrecido para crianças pobres, e ele ocorre porque aqueles que deveriam evitar isso preferem omitir-se. São essas decisões pretéritas (irresponsáveis) que garantem a popularização silenciosa da “Pedagogia do Destino”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418376
DOI:10.24824/978854441837.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:104
Formato:14x21
Assunto:
S291
Schefer, Maria Cristina.
Pedagogia do destino: um estudo etnográfco / Maria Cristina Schefer.
104 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1837-6
DOI 10.24824/978854441837.6
1. Educação 2. Pedagogia 3. Estudo etnográfco I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 370
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
MATANDO A SEDE NUMA ESCOLA LÍQUIDA
COM O SEXTANTE NAS MÃOS
PESQUISA “DO TIPO ETNOGRÁFICA” NA EDUCAÇÃO
VOLTA À DESCRIÇÃO DO LUGAR
A ESCOLA “PROJETADA” PARA OS VAGAMUNDOS
AS PROFESSORAS DOS NETOS DOS FORASTEIROS
DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E DOS ÍNDICES
EDUCACIONAIS QUE PRODUZEM
EIS O FINAL!
REFERÊNCIAS