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Assunto:
PEDAGOGIA FREIREANA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: enunciações para a ação crítico-libertadora
Maria Eleni Henrique da Silva
Raphaell Moreira Martins
P371
Pedagogia freireana na Educação Física enunciações para a ação críticolibertadora Maria
Eleni Henrique da Silva, Raphaell Moreira Martins (organizadores) Curitiba CRV 2025
272 p
Bibliografia
ISBN Digital 9786525180083
ISBN Físico 9786525180076
DOI 10248249786525180076
ISBN Digital 978-65-251-8008-3
ISBN Físico 978-65-251-8007-6
DOI 10.24824/978652518007.6
1 Educação Física escolar 2 Paulo Freire 3 Educação Física críticolibertadora
4 Resistências docentes 5 Experiências formativas I Silva, Maria Eleni Henrique da, org
II Martins, Raphaell Moreira, org III Título IV Série
CDU 370143796 CDD 3717
Esta obra, que agora chega às suas mãos, é fruto de um processo coletivo das mais diversas regiões do país e com um brilho singular, advindo das contribuições internacionais de pesquisadores da UniLucungo de Moçambique e da UVigo na Espanha. Os textos aqui apresentados são marcados pelo rigor acadêmico e pelo compromisso político?pedagógico. Cada capítulo foi escrito com a convicção de que a Educação Física, quando pautada nos princípios freireanos, pode ser espaço privilegiado de resistência, transformação e humanização. Desejamos que estas páginas inspirem novas reflexões e ações comprometidas com a construção de uma educação verdadeiramente libertadora.
Não se trata de nossa primeira incursão na organização de trabalhos onde Paulo Freire não figura como mero apêndice na Educação Física, mas, sim, como autor de base, alicerce teórico?metodológico que tem potencializado ações transformadoras no âmbito da grande área pedagógica da Educação Física. Uma área que compreendemos não ter na Educação Física escolar seu objetivo único, mas, sim, um contexto privilegiado que transversaliza a formação inicial, a atuação profissional, a formação continuada e tantos outros temas fundamentais deste campo de conhecimento.
SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES
Organizadores
Maria Eleni Henrique da Silva
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011).
Professora Associada do Instituto de Educação Física e Esportes
IEFES, da Universidade Federal do Ceará UFC, desde 1999. Professora
do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Fundadora,
pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Saberes
em Ação IEFES/UFC.
Raphaell Moreira Martins
Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp Rio Claro (2017).
Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
ProEF/IFCE.
Autores
Aguinaldo César Surdi
Graduação em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa
Maria (1995). Graduação em Filosofia, pela Universidade do Oeste de
Santa Catarina (2004). Mestrado em Educação Física, pela Universidade
Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Educação Física, pela
Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Docente da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Educação Física e
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação em Educação
Física (GEPEFEF). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação
em Educação Física da UFRN e do Mestrado Profissional em Educação
Física em Rede (PROEF-Unesp).
Ana Karla de Paula Silva
Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE Campus Baturité.
Antonio Jansen Fernandes da Silva
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor
da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física
escolar SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física
e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e do Grupo de
Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia
LEFEM/UFRN.
Ari Fernando Borsetti Junior
Mestre em Educação Física Escolar pelo PROEF (Programa de Mestrado
Profissional em Educação Física em Rede Nacional), polo UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos). Possui graduação em Educação
Física pela Faculdade Adventista de Educação Física (2008) e em
Pedagogia Licenciatura pela Faculdade Anhanguera Uniderp Sumaré
(2016). Possui Especialização em Educação Física Escolar pela FMU
(2009) e Especialização em Pedagogia do Esporte Educacional pela
Universidade Estácio de Sá (2017). Atualmente é professor formador
de Educação Física pelo CEFEMS (Centro de Formação dos Educadores
Municipais de Sumaré) pela Prefeitura Municipal de Sumaré-SP e
professor de Educação Física nos anos inciais e finais da Prefeitura
Municipal de Paulínia-SP.
Clara Lima Moreira
Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE Campus Baturité.
Daniel Teixeira Maldonado
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em
Educação pela USP. Docente de Educação Física do Instituto Federal de
São Paulo.
Elisabete dos Santos Freire
Licenciada (1990) e mestra (1999) em Educação Física pela Universidade
de São Paulo. Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São
Judas Tadeu. Graduada em Pedagogia (2020). Pós-Doutorado pela Escola
de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo.
Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos
cursos de Pós-Graduação e de graduação em Educação Física e Pedagogia.
Atua também como pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação,
Pesquisa e Cultura. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola
e Currículo.
Esterlandia Souza Castro
Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará
(2024). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará
(2021) e em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (2016).
Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de
Fortaleza, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física
escolar e os princípios de Paulo Freire. Pesquisadora no Grupo de estudos
Saberes em Ação na Educação Física.
Fabiano Bossle
Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Educação Física
Licenciatura e Bacharelado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e
Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado, Doutorado
e Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH
ESEFID UFRGS. Professor das disciplinas Fundamentos da Educação
Física no Ensino de Jovens e Adultos, Estágio de Docência da Educação
Física na Educação de Jovens e Adultos e Esporte Surf. Pesquisador da
Educação Física escolar, da Educação Popular e da Educação Libertadora
de Paulo Freire.
Iêda Oliveira Mota
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2025). Professora no Instituto Federal do Pará Campus Paragominas. Membro
do grupo de pesquisa RessignificaR Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de
Educação, com ênfase em práticas pedagógicas interculturais. Investiga
principalmente os temas: práticas pedagógicas, educação física escolar
e educação intercultural.
Iranira Geminiano de Melo
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia.
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama e do Programa de Mestrado
em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Membro dos
grupos de pesquisa Desenvolvimento e Cultural Corporal (GEDCC UNIR)
e Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC IFRO).
Jacqueline Zilberstein
Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto
Alegre. Mestra em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS.
João Márcio Fialho Sampaio
Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) de
Fortaleza-CE. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Membro
do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação em Educação Física
GEPEFEF/UFRN. Especialista em Saúde Coletiva (caráter de Residência)
pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da
Universidade Regional do Cariri URCA. Especialista em Educação Física
Escolar pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante Faveni.
Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri URCA.
Jose Maria Pazos Couto
Doutor em Ciencias de la Actividad Física y deporto pela Universidad de
Santiago de Compostela Campus Santiago(2010). Professor efetivo da
Universidad de Vigo-Espanha. Membro pesquisador do Grupo Kon-traste.
Sua pesquisa se concentra em inovação lúdica e pedagógica, relacionada
às habilidades motoras humanas. Membro da Rede de Pesquisa Internacional COMOVI Coletivo Motricidade Vital . Desde 2022, realiza pesquisas relacionadas à Motricidade Vital.
Kelly Botelho Assis Mattos
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é professora PIII Educação Física da Prefeitura
Municipal de Ribeirão Preto e professora PII Educação Física do Secretaria
de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação
Física, com ênfase em Educação Física escolar.
Laís Almeida Mascarenhas
Mestranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu.
Especialista em Currículo e Ensino na Educação Básica pelo IFES.
Especialista em Educação Física, Escola e Sociedade pela Faculdade
Phorte. Graduada em Pedagogia pelo IFSP-Jacareí. Cursa Licenciatura em
Educação Física pela Faculdade Campos Elíseos. Pesquisadora nos grupos:
GEPCEEJA Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Envelhecimento
e Educação de Jovens e Adultos; Escolar-FEF-Unicamp; Diálogo Educação
Física, Escola e Currículo (USJT).
Lucas Luan de Brito Cordeiro
Formado no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade
Federal do Ceará (UFC), onde foi bolsista de Residência Pedagógica, Iniciação Científica e Iniciação à Docência. Hoje, é docente pela Prefeitura
Municipal de Fortaleza (PMF). Atualmente trabalha na Educação Infantil
e Ensino Fundamental anos iniciais. Pós-graduado em Educação Infantil
pela Faculdade Focus e mestrando em Educação Física pelo Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar e Relações com
os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e
Exercício Físico do IFCE.
Luciana de Oliveira Nunes
Professora da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Mestra e
doutora pelo PPGCMH ESEFID UFRGS. Pesquisadora da Educação Física
escolar e da Educação Libertadora de Paulo Freire. Autora da tese de
doutorado (2024) e do livro Pedagogia da oprimida: o aprender da professora de Educação Física pela experiência autoetnográfica inspirada
em Paulo Freire, editado pela EADes Envolvimento Humano, em 2025
eades.com.br/livros.
Márcio Cardoso Coelho
Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Doutor em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/UFRGS.
Maria Isabelly Sampaio Ricardo
Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE Campus Baturité.
Marta Genú Soares
Pós-doutora pela Université de Montpellier/França e pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em
Educação. Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada
no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, na graduação em
Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores
e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ressignificar Experiências
inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Temáticas
de estudo: formação de professores, currículo e prática pedagógica.
Osmar Moreira de Souza Júnior
Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp em 2013. Mestre em
Ciências da Motricidade pela Unesp em 2003. Graduado em Licenciatura
em Educação Física pela Unesp Rio Claro em 1992. Professor Associado
no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente permanente do
núcleo UFSCar do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física
em Rede Nacional (PROEF) e do quadro permanente do Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) da UFSCar, na Linha de Pesquisa Práticas
Sociais e Processos Educativos. Orientador da área de Educação Física
do Programa de Residência Pedagógica na UFSCar (editais 2020 e 2022).
Raphaell Moreira Martins
Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp Rio Claro (2017).
Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ProEF/IFCE.
Renée de Siqueira Machado Faria
Formado em Educação Física e desenvolve trabalhos que buscam ampliar
a cultura corporal dos educandos, privilegiando o teatro, circo, jogos populares e cooperativos. Bolsista do Curso de extensão: Corporeidades, prá-
ticas corporais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (2020). Bolsista do
projeto Esporte da Escola: problematizando a competição (2019). Monitor
bolsista da disciplina: História da Educação Física (2017). Voluntário do
projeto Prev-Quedas: prevenindo as quedas hoje evitará que o próximo
a cair seja você (2016). Graduado também em Comunicação Social pela
Universidade Estácio de Sá (2015).
Rodrigo do Vale dos Santos
Possui graduação em Educação Física Claretiano Centro Universitário
(2019) e especialização em Educação Física com ênfase na inclusão
Intervale (2023). Atualmente é professor de Educação Física da Prefeitura
Municipal de Fortaleza e mestrando em Educação Física pelo Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.
Rosa Malena de Araújo Carvalho
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ), com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB). Professora Associada no Instituto de Educação Física da UFF e Professora
no Programa de Pós-Graduação em Educação Processos formativos e desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores da
UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades. Com ampla
experiência na área da Educação, coordena o Grupo de Pesquisa ELAC
(Educação física escolar; experiências lúdicas e artísticas; corporeidades).
Tiago Tendai Chingore
Doutor em Filosofia. Professor da Universidade Licungo-Moçambique no
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia.
Mestre em Ciência Política e Estudos Africanos. Membro do Grupo de
Pesquisa Sociedade, Política e Ética do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente CEDECA (Moçambique) e do Grupo
de Pesquisa Formação de Professores (UEPA).
Valdilene Aline Nogueira
Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2021).
Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017).
Bacharel e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de
Viçosa (2009) e Pedagoga pela Universidade de Uberaba (2015). Especialista em Educação e Políticas Públicas com ênfase nas questões de Gênero
e Raça pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Coordenadora Pedagógica Efetiva na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Atualmente,
atua como formadora na Divisão de Educação de Jovens e Adultos da
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Líder e Pesquisadora dos
grupos GEPCEEJA Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Envelhecimento e Educação de Jovens e Adultos e do Grupo Diálogo Educação
Física, Escola e Currículo. Professora e Pesquisadora dos Programas de
Mestrado e Doutorado em Educação Física e Ciências do Envelhecimento
da Universidade São Judas Tadeu.
Editora: EDITORA CRV
ISBN: 978-65-251-8007-6
ISBN Digital: 978-65-251-8008-3
DOI: 10.24824/978652518007.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Edição nº: 1