15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$70,68 sem juros | Total R$70,68 | |
2 x de R$35,34 sem juros | Total R$70,68 | |
3 x de R$23,56 sem juros | Total R$70,68 | |
4 x de R$18,29 | Total R$73,15 | |
5 x de R$14,88 | Total R$74,40 | |
6 x de R$12,61 | Total R$75,67 | |
7 x de R$10,99 | Total R$76,95 | |
8 x de R$9,78 | Total R$78,25 | |
9 x de R$8,84 | Total R$79,56 | |
10 x de R$8,09 | Total R$80,89 |
Autores: Margareth Martins (Org.)
Sinopse:
O Brasil tem produzido milhares de crianças e jovens que sobrevivem, como podem, ao massacre da vida cotidiana em contextos de emergências. Embora passem boa parte de suas vidas nos bancos escolares, em busca do sucesso acadêmico e profissional, se veem presas ao enredo macabro da distorção série-idade, oriundo de sucessivos equívocos governamentais na seara das políticas públicas voltadas à educação. Passam a acreditar que o ambiente escolar não é para elas; é quando o tráfico as adota, alcançando-as muito antes de concluírem o Ensino Fundamental e a formação pessoal. São corrompidas, prostituídas e marginalizadas. Se falarmos em quantitativos, trata-se de um verdadeiro genocídio. O ciclo que se instaura passa ainda pelas ruas, hospitais, presídios... Em cada uma dessas fases a Pedagogia Social se faz presente, impactando positivamente suas vidas, pois é com eles e por eles que se trava a luta, resgatando vidas, estabelecendo pactos e instaurando poder, em busca de dias melhores.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544435342
DOI:10.24824/978854443534.2
Ano de edição:2019
Número de páginas:264
Formato:16x23
Assunto:
T315
Pedagogia Social – Métodos, Teorias, Experiências, Sentidos e Criatividades Margareth
Martins (organizadora) – Curitiba CRV, 2019
264 p (Coleção Pedagogia social para o século XXI v I)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-3533-5
ISBN VOLUME 978-85-444-3534-2
DOI 10248249788544435342
1 Educação 2 Pedagogia social 3 Pedagogia social – educadores 4 Educador social
I Martins, Margareth org II Título III Pedagogia social para o século XXI v I
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Margareth Martins
PREFÁCIO
APONTAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA
OUTRA PEDAGOGIA
João Clemente de Souza Neto
PRÓLOGO
Margareth Martins
EIXO
UMA PEDAGOGIA QUE NOS ESCOLHE E ACOLHE
A PEDAGOGIA SOCIAL QUE FAZEMOS
Margareth Martins
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL NAS
ANTIGAS FAVELAS, HOJE COMUNIDADES – UMA
REALIDADE ONDE O TRANSTORNO SOCIAL DESTRUIU
A INFÂNCIA DAQUELES QUE FARÃO PARTE DO FUTURO
DO BRASIL
Conceição Maria Guimarães e Silva
QUÍMICAS APRENDENTES NO PIPAS – QUEM TEM MEDO
DE TUNELAR?
Priscila Tamiasso-Martinhon
Angela Sanches Rocha
Célia Sousa
EXPERIÊNCIA – UM CANAL DE CONEXÃO COM O OUTRO
Sandra Neri Brito de Freitas
PEDAGOGIA SOCIAL – HISTÓRIAS DE APRENDIZAGEM
NA ESCOLA
Márcia Maria e Silva
EIXO
UMA PEDAGOGIA NECESSÁRIA
FORMAÇÃO DOCENTE COMNA PEDAGOGIA SOCIAL –
UMA PERSPECTIVA DO CAMPO DE PESQUISA NO CURSO
DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Thainá Maria da Silva Quitete
Margareth Araújo - indd PEDAGOGIA SOCIAL – NECESSÁRIA PORQUE É HOLÍSTICA
Jacy Passos
Lucimare Sobral
TODA PEDAGOGIA É SOCIAL?
Arthur Vianna Ferreira
A PEDAGOGIA SOCIAL PELO MUNDO –
DESENVOLVIMENTO E CONTRIBUIÇÕES
Fátima Alzira Brandão
Márcia Bazhuni Pombo
A DIFÍCIL OPÇÃO DE SER UMA PROFESSORA MARGINAL
Mônica Paranhos Coelho
EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO SOCIAL SERVIÇO DE
CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
SCFV COM CRIANÇAS DE A ANOS E MESES –
UMA EXPERIÊNCIA PILOTO REALIZADA PELA CASA
ESPÍRITA CRISTÃ MARIA DE NAZARÉCECMN –
ENTIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LOCALIZADA NA
ROCINHA – RIO DE JANEIRO
Edvaldo Roberto de Oliveira
EIXO
UMA PEDAGOGIA DA VIDA PARA VIDA
A VIOLÊNCIA NO COMPLEXO DA MARÉ –
UMA ANÁLISE SOCIOHISTÓRICA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO
DE CRIANÇAS QUE VIVEM NO COMPLEXO DA MARÉRJ,
CONSIDERANDO A DISCIPLINARIZAÇÃO DO CORPO EM
MEIO À BARBÁRIE SOCIAL, DISPUTAS TERRITORIAIS
E VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS
Elaine de Oliveira Ferreira
A PEDAGOGIA SOCIAL E A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA –
UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM
GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DA BALEIA – SÃO PEDRO
DA ALDEIA – RJ
Edite Sant’anna da Silva
FAMÍLIA ACOLHEDORA – O CUIDADO COMO PARTE
CONSTITUTIVA DO SER HUMANO
Natalia da Silva Figueiredo
Margareth Araújo - indd A EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA, A CRIANÇA E SEU
EDUCADOR – DIRETRIZES LEGAIS, ASSISTENCIALISMO
E EDUCAÇÃO
Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo
Mônica Bezerra de Menezes Picanço
PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
E SUAS POSSIBILIDADES
Adriana Frossard Borges
Graziane Francini Pereira Pinto
CULTURA DE PAZ – REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER
RESTAURATIVO DA PEDAGOGIA SOCIAL
Márcia Maria e Silva
Rita de Cássia Franco de Souza Antunes
Rita Ribeiro Voss
O PAPEL DA ESCOLA NOS PRESÍDIOS
Elisabeth Jesus de Souza
A LITERATURA NA FORMAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS –
UM OLHAR CRÍTICO À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL
Leonardo AlonsPEDAGOGIA SOCIAL – NECESSÁRIA PORQUE É HOLÍSTICA
Jacy Passos
Lucimare Sobral
TODA PEDAGOGIA É SOCIAL?
Arthur Vianna Ferreira
A PEDAGOGIA SOCIAL PELO MUNDO –
DESENVOLVIMENTO E CONTRIBUIÇÕES
Fátima Alzira Brandão
Márcia Bazhuni Pombo
A DIFÍCIL OPÇÃO DE SER UMA PROFESSORA MARGINAL
Mônica Paranhos Coelho
EDUCAÇÃO E PROTEÇÃO SOCIAL SERVIÇO DE
CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
SCFV COM CRIANÇAS DE A ANOS E MESES –
UMA EXPERIÊNCIA PILOTO REALIZADA PELA CASA
ESPÍRITA CRISTÃ MARIA DE NAZARÉCECMN –
ENTIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LOCALIZADA NA
ROCINHA – RIO DE JANEIRO
Edvaldo Roberto de Oliveira
EIXO
UMA PEDAGOGIA DA VIDA PARA VIDA
A VIOLÊNCIA NO COMPLEXO DA MARÉ –
UMA ANÁLISE SOCIOHISTÓRICA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO
DE CRIANÇAS QUE VIVEM NO COMPLEXO DA MARÉRJ,
CONSIDERANDO A DISCIPLINARIZAÇÃO DO CORPO EM
MEIO À BARBÁRIE SOCIAL, DISPUTAS TERRITORIAIS
E VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS
Elaine de Oliveira Ferreira
A PEDAGOGIA SOCIAL E A PSICOLOGIA COMUNITÁRIA –
UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM
GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DA BALEIA – SÃO PEDRO
DA ALDEIA – RJ
Edite Sant’anna da Silva
FAMÍLIA ACOLHEDORA – O CUIDADO COMO PARTE
CONSTITUTIVA DO SER HUMANO
Natalia da Silva Figueiredo
Margareth Araújo - indd A EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA, A CRIANÇA E SEU
EDUCADOR – DIRETRIZES LEGAIS, ASSISTENCIALISMO
E EDUCAÇÃO
Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo
Mônica Bezerra de Menezes Picanço
PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
E SUAS POSSIBILIDADES
Adriana Frossard Borges
Graziane Francini Pereira Pinto
CULTURA DE PAZ – REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER
RESTAURATIVO DA PEDAGOGIA SOCIAL
Márcia Maria e Silva
Rita de Cássia Franco de Souza Antunes
Rita Ribeiro Voss
O PAPEL DA ESCOLA NOS PRESÍDIOS
Elisabeth Jesus de Souza
A LITERATURA NA FORMAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS –
UM OLHAR CRÍTICO À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL
Leonardo Alonso