15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Catarina Carneiro Gonçalves - Fernando Cézar Bezerra de Andrade (Orgs.)
Sinopse:
A educação é uma prática cultural que bem pode ser representada pela fresta, feita de entrecruzamentos: pessoas, grupos, instituições, seus objetivos, suas experiências, suas formas de ver e valorar o mundo, a vida, a sociedade. Culturas, diferenças, identidades, histórias, conflitos e acordos, modos de ser e de se transformar, tudo é, em princípio, marcado pelas práticas educacionais que, nesse sentido, são, simultaneamente, meio e fim dos jogos político-culturais, pois não é possível humanizar-se sem se submeter, ao menos inicialmente, às alternativas dispostas por cada grupo; mas, tampouco, é possível tornar-se humano sem transformar tais alternativas, sem pô-las em questão para pensar outras que se afinem com valores mais democráticos e justos, menos desiguais. O campo dos Estudos Culturais, sobretudo no âmbito da educação, propõe-se a levantar debates e sustentar, epistemológica e metodologicamente, temáticas que, embora não sejam recentes, ainda estão longe de ser exauridas, pela necessidade de que múltiplos e diferentes olhares se entrecruzem para sua compreensão e, ainda, por sua condição de incompletude. Mas, também, pelo caráter dinâmico das relações culturais: tensões, conflitos, arranjos que sustentam as práticas educacionais, dentro e fora da escola, do mesmo modo decorrem das impermanências próprias aos movimentos de disputa pelo poder, em todas as suas formas. Assim, os problemas abordados pela pesquisa nos Estudos Culturais na Educação são inevitavelmente abertos – ou, senão, precisam sê-lo, produzindo, como fresta de luz pela janela do cotidiano, sob a força de uma crítica solar, efeitos de mudança em relações educacionais que tendem a tratar as diferenças como inferioridades naturais, como evidenciam os estudos das autoras e dos autores neste livro.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544435038
DOI:10.24824/978854443503.8
Ano de edição:2019
Número de páginas:202
Formato:16x23
Assunto:
G635
Gonçalves, Catarina Carneiro
Pelas frestas pesquisas em estudos culturais da educação Catarina Carneiro Gonçalves,
Fernando Cézar Bezerra de Andrade (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
202 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3503-8
DOI 10248249788544435038
1 Educação 2 Estudos culturais 3 Pesquisa educacional 4 Identidades e diferenças
culturais 5 Processos educacionais e escolares I Andrade, Fernando Cézar Bezerra de org
II Título III Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
PELAS FRESTAS DA EDUCAÇÃO
Organizadores
PREFÁCIO
Ana Paula Abrahamian de Souza
ESTUDOS CULTURAIS E OS ESTUDOS DE GÊNERO
diálogos, aproximações e distanciamentos
Jeane Félix
ESTUDOS CULTURAIS E ESTUDOS SURDOS
aproximações conceituais
Ana Dorziat
Maiane Machado de Morais
Luzenice Simey Macedo de Carvalho
Lucas Romário
A ESCOLA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA uma análise
da escola inclusiva sob um viés eliasiano
Rayssa Maria Anselmo de Brito
Ricardo de Figueiredo Lucena
CONSTRUINDO-SE SURDOA constituição de identidades
surdas em Cajazeiras – PB
Francisco Uélison da Silva
CRIANDO A DIFERENÇA PARA SUSTENTAR A DESIGUALDADE
representações do negro em “Menino de Engenho”
Nilene Matos Trigueiro
(DES)EMBRANQUECER reflexão sob a perspectiva
da teoria racial crítica
Simone Joaquim Cavalcante
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E ENSINO SUPERIOR
entre silêncios e vozes nas produções acadêmicas
do Campus IVUFPB
Rosemary Marinho da Silva
Maria Eulina Pessoa de Carvalho
Fernando Andrade - indd O APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA
DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA NA CULTURA DIGITAL
Geovanna Cristina Falcão Soares Rodrigues
Edna Gusmão de Góes Brennand
A CULTURA ESCOLAR E A OMISSÃO DOCENTE
DIANTE DO BULLYING NA ESCOLA reflexões sobre
formas de Desengajamento Moral
Catarina Carneiro Gonçalves
Fernando Cézar Bezerra de Andrade
Luciene Regina Paulino Tognetta
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES