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Sinopse:
A infraestrutura viária na Amazônia é crucial para a integração territorial, especialmente em áreas extensas. Thiago Oliveira Neto (2019) destaca que essa rede não deve ser analisada apenas pela ótica ambiental, mas em sua complexidade multidimensional – incluindo asfaltamento e fluxos materiais e imateriais.
O modelo rodoviário hegemônico na Amazônia Legal gera dinâmicas que vão além do transporte de pessoas e mercadorias, tornando-se vetores de desenvolvimento regional. Essa realidade exige superar visões reducionistas geopolíticas.
Prof. Pós-Doutor Wendell Teles de Lima
Profa. Doutora Ana Maria Libório de Oliveira
Autores:
Adriana Aparecida das Neves de Queiroz – Professora da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Interamericana de Asunción PY. Mestre em língua, linguagem e literatura pela Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Inclusiva e Língua Portuguesa. Membro do grupo de pesquisa estudos da Amazônia – GPEDA. Coordenadora de projetos semestrais desenvolvidos nas escolas do município. Graduada em letras pela Universidade do Estado do Amazonas (2006). Atual coordenadora de área do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras em Tabatinga-AM.
Alirio de Souza Faba – Graduado em Ciências Biológicas pela UEA, e Mestrando em Biologia (Ecologia) pelo INPA.
Ana Maria Libório de Oliveira – Doutora em Ciências da Educação, especialidade Educação Matemática, pela Universidade do Minho, em Portugal. Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia – UNAL/CO. Especialista em Docência do Ensino Superior – UCAM/RJ. Licenciada em Ciências e Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá/UFU-MG (1999). Atualmente, pesquisadora, líder do grupo de pesquisa Matemática, Educação e Tecnologias IFB/CNPq, vice-líder do grupo de pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade – NEPECS-IFG/CNPq, membro do grupo de pesquisa em Estudos Geográficos – GPEG-UEA/CNPq e, membro do Centro de Investigação em Educação CIEd-UMINHO no período de 2018 a 2022. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Estrutural. Atuando na formação dos cursos de Engenharias, Tecnologias, Licenciatura em Matemática e pós-graduação, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática.
Artemizia Rodrigues Sabino – Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Mestra em Engenharia de Processos (UFPA). Especialista em Ensino de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior (UEA). Graduanda em Licenciatura em Matemática (UEA). Professora efetiva da UEA. Líder do grupo de Pesquisa Educação e Diversidade na Amazônia (GPEDA). Membro do Laboratório Interdisciplinar de Educadores (LIFE) e membro do Laboratório de Educação Matemática e Inclusão (LEMIN).
Daniela da Silva Ferreira – Graduada em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas.
Davi Alexandre da Costa Flores – Licenciado em Geografia pela UEA – (2014) e especialista em Metodologia do Ensino de Geografia, atua desde 2016 como professor efetivo da SEDUC-AM. Possui experiência no ensino de Geografia nos níveis Fundamental e Médio.
Eder dos Santos Coelho – Geógrafo, Mestre em Ciências da Educação.
Ederson da Silva e Silva – Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas -UEA. Especialista em História e Geografia pelo CEPAM. Pós graduado em Docência do Ensino Superior pela UNIASSELVI e Mestrando em Ciências da Educação pela UNISAL.
Eliuvomar Cruz da Silva – Doutor em Educação, Pela Universidad Interamericana – UI Reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Mestre em Ciências da Educação, Pela Universidad Interamericana – UI Reconhecido pela Universidade do EsTado do Amazonas -UEA. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM. Licenciatura em História pelo Centro Universitário FAVENI- UNIFAVENI. Bacharel em Ciências Teológicas, Pela Faculdade Boas Novas. Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Táhirih e Metodologia do Ensino da Matemática, pela Universidade Gama Filho.
Elizete Monteiro da Silva – Graduada em Normal Superior e Letras – Língua Portuguesa (UEA) Especialista em Psicopedagogia (FASE) e mestra em Ciências da Educação.
Fabiam Chota Gomes – Graduação em geografia (UEA). Especialização em História e Geografia (FSM) Mestre em Geografia (UFAM).
Felipe Max Thibes Matos – Graduando de Licenciatura em Educação Física – Universidade do Estado do Amazonas-UEA
Francilene dos Santos Cruz – Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestra em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará /UFPA (2016), Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas, atualmente é Docente do Curso de Matemática no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – UEA atuando na sub área de Álgebra e Geometria, assim como em áreas do Ensino de Matemática e desenvolvendo atividades voltados para o ensino e aprendizagem de Matemática através de intervenções e pesquisas voltadas as linhas de Etnomatemática e Geopolítica na Amazônia, além de atuar em pesquisas sobre a formação de professores. Atuou como Coordenadora do Curso de Matemática no período de 2014 e 2015.
Glaucia Cristina da Silva Freitas – Graduada em História e Direito. Mestre em Direito pela UniSantos (Universidade Católica de Santos / São Paulo).
Hamilton Bonifácio Barroso – Graduado pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Especialista em Conservação de Recursos Naturais! e Meio Ambiente UEA, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, Doutorando do Curso de Geografia pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
Ilma Marques Obando – Graduada em Letras e Literatura (UFAM) – Mestra em Ciências e Meio Ambiente (UFPA) e Doutora em Educação (UCP).
João Luís Ferreira – Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2019) e Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto SP(Unaerp) (1992). Atualmente é instrutor de informática – Cetam- Coordenador da educação escolar indígena – secretaria municipal de educação de Eirunepé (2017- 2024) e professor de geografia – Município de Envira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente no seguinte tema: capacitação de jovens. Educação de comunidades tradicionais da Amazônia.
Josenildo Santos de Souza – Graduado em Filosofia e Especialista em Ética pela UFAM. Mestre em Estudos Amazônicos pela UNAL (Diploma revalidado pela Pós-Graduação em Educação da UFAM).
Karinne Falcão Araújo – Bacharel em Odontologia pela Universidade Centro Universitário do Norte-UNINORTE (2022). Especialista em Odontologia Hospitalar pela Faculdade Unyleya. Cursando especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial- Faculdade do Amazonas – IAES. Cursando especialização em Implantodontia- Faculdade do Amazonas – IAES.
Kely Hidalgo Carvalho – Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas, professora da rede municipal de educação do município de Tabatinga, Especialista em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais pela UEA.
Laury Vander Leandro de Souza – Mestra em Ensino de Ciências Ambientais pela UFAM. Especialista em Psicopedagógia Clínica pelo Instituto PROMINAS. Graduada em Pedagogia pela UFAM
Luan Henrique Cordeiro Caldas – Cursando Espacialização em Engenharia Eletrica. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Pericia e Auditoria em Obras Civis e Instituto de Ensino Superior Blauro Cardoso Mattos – FaSerra , Graduado em Engenharia civil pelo Centro Universitário do Norte (2019). Atualmente é engenheiro de Fiscalização na Prefeitura Municipal de Tabatinga, atua na área de auditoria e fiscalização de convênios estaduais e federais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: asfalto emborrachado, asfalto, asfalto flexível e pavimentação.
Luciane Caetano Nunes – Graduada em Ciências Biológicas (UEA), Mestra em Ciência e Meio Ambiente (UFPA) e Doutora em Educação (UCP).
Maria Eulina Araujo Cordeiro – Doutora em Ciência da Educação (UCP). Mestra em Ciência e Meio Ambiente (UFPA). Graduada em Matemática (UEA), Graduada em Física (IFAM). Docente da SEDUC. Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Maria Rosineide Martins da Silva – Especialista em Biologia e Química pela faculdade Kurios, Graduada em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM.
Marcelo Lacortt – Graduado em Matemática e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (UPF)
Narciso Moreira Coelho Filho – Graduado em Administração (UFAM) e Mestre em Gestão Empresarial (FGV)
Pollyana de Lima Filgueiras – Graduada em Ciências pela UFAM e graduada em Ciências Biológicas pela ETEP. Pós graduada em Gestão Ambiental (Gama Filho), Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (Uniasselvi), Psicomotricidade (Faeti) e Mestranda em Ciências da Educação pela Unisal.
Roberto Sávio Rodrigues Brasil – Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, Pós- Graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Geografia pelo Universidade Federal de Rondônia.
Rosivaldo Bandeira Carvalho – Graduado em Educação Física, pela universidade Unilasalle, Pós-graduado em Psicomotricidade, pela universidade Fama Filho.
Rita Dácio Falcão – Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia-UNIR – PPGG/UNIR, tendo como orientador o professor Dr. Nilson César Fraga. Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia – MPGAP – Programa de Pós Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Especialista em Educação Inclusiva (com ênfase em Educação Especial) pela Faculdade Táhirih-ADCAM. Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Pesquisadora – Grupo de pesquisa Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL; Observatório da Região e da Guerra do Contestado – ORGC/UEL, coordenado pelo professor Dr. Nilson César Fraga; Grupo de pesquisa Estudos Geográficos, Linhas de Pesquisa Ensino de Geografia e Território e Política e Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Estado e Territórios na Fronteira Amazônica – GEPE-Front/UNIR. Atualmente é Professora concursada do curso de Geografia no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas – CESTB/UEA.
Sandra Milena Ruiz de Brito – Graduada em Geografia pela Universidade do estado do Amazonas (UEA) e Especialização em Geografia e História.
Sebastiana Fernandes Barros – Doutoranda em Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade de Coimbra-Portugal. Mestra em Letras: Literatura e Crítica Literária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-2015 (PUCGOIAS). Especialista em Língua e Literatura pela UNESC. Graduada em Letras pela Universidade Federal Do Amazonas (1995). Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, desde 2005.Efetivou-se a partir de 2010, atuando nas disciplinas de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, ministrou Linguística, Linguística Aplicada à Educação, Comunicação e Expressão, Comunicação em Prosa Moderna, Morfologia do Português. Atuou também como professora de Literatura e Língua Portuguesa, na Licenciatura em Letras no projeto do MEC, Plataforma Freire, pela UFAM. É professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino-a (SEDUC) desde 1990 atuando no ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio até 2021 ano de afastamento para aposentadoria.
Sebastião Perez Souza – Especialista em EAD, Psicopedagogia em Libras e professor Seduc /AM.
Sebastião Rocha de Sousa – Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM, Mestre em Teologia pelas Faculdades EST, Graduado em Pedagogia pela ULBRA, professor do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amazonas, membro do grupo de pesquisa Educação e diversidade Amazônica.
Wendell Teles de Lima – Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015) e Pós-doutorado em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, prof. do modulado geogr. política matutino da Universidade do Estado do Amazonas e prof. do modulado geogr. política vespertino da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, Amazônia, fronteira; desenvolvimento regional e geografia.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-7882-0
ISBN Digital: 9786525178820
DOI: 10.24824/978652517882.0
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 94
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: P397 Pensando a circulação amazônica e as estradas na região / Wendell Teles de Lima, Ana Maria Libório de Oliveira, Marcelo Lacortt (organizadores). – Curitiba: CRV, 2025. 94 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-7876-9 ISBN Físico 978-65-251-7882-0 DOI 10.24824/978652517882.0 1. Geopolítica 2. Estradas – Desenvolvimento Econômico – Preservação Ambiental 3. Segurança Nacional – Escoamento da Produção Regional I. Lima, Wendell Teles de, org. II. Oliveira, Ana Maria Libório de, org. III. Lacortt, Marcelo, org. IV. Título V. Série. CDU: 338.1(81) CDD: 388.10981 Índice para catálogo sistemático 1. Circulação – infraestrutura na Amazônia brasileira: 388.10981
