15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,54 sem juros | Total R$61,54 | |
2 x de R$30,77 sem juros | Total R$61,54 | |
3 x de R$20,51 sem juros | Total R$61,54 | |
4 x de R$15,92 | Total R$63,69 | |
5 x de R$12,96 | Total R$64,78 | |
6 x de R$10,98 | Total R$65,88 | |
7 x de R$9,57 | Total R$67,00 | |
8 x de R$8,52 | Total R$68,13 | |
9 x de R$7,70 | Total R$69,27 | |
10 x de R$7,04 | Total R$70,43 |
Autores: Maria Helena Menna Barreto Abrahão - Jorge Luiz da Cunha - Lúcia Villas Bôas
Sinopse:
Este livro está dividido estruturalmente em três eixos: Eixo 1 – Perspectivas epistemológicas da pesquisa (auto)biográfica; Eixo 2 – Perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica; e, Eixo 3 – Referenciais e práticas (auto)biográficas no campo da educação. O primeiro eixo é centrado em reflexões e provocações relacionadas à construção epistêmica, conceitual, que estimulam a desnaturalização da apreensão e reprodução do conhecimento como construção de estruturas (re)produtivas modernas – uma imposição conservadora e hierárquica da modernidade individualista e consumista. O segundo eixo legitima-se no reconhecimento das narrativas (auto)biográficas como construção de si, do outro e do mundo enquanto realidade contextual de consciência; relação processual metodológica que reconfigura o conhecimento e a construção da história e da cultura – como espaço existencial de reconhecimento de si e do outro. O terceiro eixo centra-se no exercício, isto é, nas práxis, de associação de todas as experiências epistemológicas e metodológicas com os espaços do campo da educação formal e informal, escolar e não escolar; pois, como humanos permanecemos humanos, como afirma Paulo Freire, no gosto de ser gente, porque inacabados, sabemos que somos seres condicionados, mas conscientes do inacabamento, também sabemos que podemos ir mais além. É com as inquietações, estudos e proposições do movimento (auto)biográfico brasileiro e de outros países face à constante formação da pessoa no complexo mundo hodierno, que convidamos o leitor a adentrar nos textos do livro, seja adotando a lógica que utilizamos para os distribuir pelos respectivos eixos, seja escolhendo os títulos que lhe suscitem mais interesse. Independente do arranjo adotado, esperamos que o leitor sinta no conjunto das leituras que realizar um todo orgânico, qual seja a crença na formação humana.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425787
DOI:10.24824/978854442578.7
Ano de edição:2018
Número de páginas:280
Formato:16x23
Assunto:
coleção ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
P472
Pesquisa (auto)biográfi ca: diálogos epistêmico-metodológicos / Maria Helena
Menna Barreto Abrahão, Jorge Luiz da Cunha, Lúcia Villas Bôas (organizadores) Elizeu
Clementino de Souza (direção) Jorge Luiz da Cunha, Ecleide Cunico Furlanetto, Maria da
Conceição Passeggi (coordenadores) – Curitiba: CRV, 2018.
280 p. (Coleção: Pesquisa (auto)biográfi ca, mobilidades, incertezas e refi gurações
identitária, v. 1).
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-2579-4
ISBN VOLUME 978-85-444-2578-7
DOI 10.24824/978854442578.7
1. Educação 2. Autobiografi as 3. Metodologias. I. Abrahão, Maria Helena Menna
Barreto. org. II. Cunha, Jorge Luiz da. org. III. Villas Bôas, Lúcia. org. IV. Souza, Elizeu
Clementino de. dir. V. Cunha, Jorge Luiz da. coord. VI. Furlanetto, Ecleide Cunico. coord.
VII. Passeggi, Maria da Conceição. coord. VIII. Título. IX. Pesquisa (auto)biográfi ca,
mobilidades, incertezas e refi gurações identitárias, v. 1.
Apresentação
A crença na formação humana na pós-modernidade: diálogos
epistêmico-metodológicos em pesquisa (auto)biográfica 17
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Jorge Luiz da Cunha
Lúcia Villas Bôas
PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS DA
PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de
si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica 25
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Novos desafios epistemológicos em pesquisa biográfica
na ‘Pós-Modernidade’ 51
Peter Alheit
Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica:
trajetórias e tessituras teorico-metodológicas 65
Inês Ferreira de Souza Bragança
Transformações e centralidade da narrativa de si na
sociedade biográfica 83
Christine Delory-Momberger
A vivência, a elaboração e a comunicação da experiência
na análise das atividades 95
Jean-Marie Barbier
PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
La triangulación metodológica en investigación biográfica:
aportes y desafíos en el estudio de la construcción de
demandas educativas a lo largo de la vida 107
María Teresa Sirvent
Sandra Mabel Llosa
Alejandra Stein
Pesquisa (auto)biográfica.indd 9 15/08/2018 14:05:40
A pesquisa (auto)biográfica: algumas aproximações
teórico-metodológicas 127
Ana Sueli Teixeira de Pinho
Neurilene Martins Ribeiro
Memoriais de formação como dispositivos teórico-metodológicos
da pesquisa narrativa (auto)biográfica 143
Jacqueline de Fatima dos Santos Morais
Imigração e abordagem biográfica: desafios para a pesquisa 155
Zeila de Brito Fabri Demartini
Metodologias participativas em extensão-pesquisa universitária:
a estratégia das rodas de diálogo 179
Carmo Thum
REFERENCIAIS E PRÁTICAS
(AUTO)BIOGRÁFICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
O “si mesmo” como um “nós” e a partilha social da experiência 197
Pedro Humberto Faria Campos
Experiência: problematizações em torno de uma noção para
se pensar a profissionalização docente 211
Lúcia Villas Bôas
Núcleo central e narrativa: entre permanência e mudança
das representações sociais do fazer docente 223
Maria da Conceição Passeggi
Adelina Novaes
Metodologias narrativas de pesquisa em educação:
possibilidades outras a partir de aportes bakhtinianos 235
Liana Arrais Seródio
“Despertar o vivido e a sua intensidade imaginativa”:
o trabalho com narrativas em pesquisa 257
Inês Assunção de Castro Teixeira
Karla Cunha Pádua
Sobre os organizadores 271
Sobre os autores