15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$75,48 sem juros | Total R$75,48 | |
2 x de R$37,74 sem juros | Total R$75,48 | |
3 x de R$25,16 sem juros | Total R$75,48 | |
4 x de R$19,53 | Total R$78,11 | |
5 x de R$15,89 | Total R$79,45 | |
6 x de R$13,47 | Total R$80,81 | |
7 x de R$11,74 | Total R$82,18 | |
8 x de R$10,45 | Total R$83,56 | |
9 x de R$9,44 | Total R$84,96 | |
10 x de R$8,64 | Total R$86,38 |
Autores: Jurandir de Almeida Araújo - Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha (Orgs.)
Sinopse:
A educação brasileira, nas últimas décadas, vem passando por uma série de mudanças significativas no campo das políticas públicas, parâmetros e diretrizes curriculares contemplando a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira e que se faz presente e atuante no ambiente escolar. Mudanças essas que tem proporcionado aos partícipes do processo educativo uma educação mais humanizada e condizente com as demandas, subjetividades e especificidades dos estudantes, e aos profissionais da educação entrelaçar práticas e saberes plurais. Assim, o livro, Pesquisa em Educação: entrelaçando práticas e saberes plurais, trata-se de uma coletânea de artigos, recortes de pesquisas no campo educacional, em diferentes perspectivas e temáticas diversas, tais como: Diversidade e inclusão, profissionalidades e subjetividades docentes, políticas educacionais, gestão e currículo, ensino e práticas pedagógicas, educação e corporeidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426739
DOI:10.24824/978854442673.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:302
Formato:16x23
Assunto:
P472
Pesquisa em educação: entrelaçando práticas e saberes plurais / Jurandir de Almeida Araújo,
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha (organizadores)
302 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2673-9
DOI 10.24824/978854442673.9
1. Educação 2. Ensino 3. Pesquisa 4. Educação pedagógica I. Araújo, Jurandir de Almeida.
org. II. Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa. org. III. Título IV. Série.
CDU 37 CDD 370
EDUCAÇÃO, EDUCAR-SE, EDUCAR
Telma Lima Cortizo
PRÓLOGO
Deyse Luciano de Jesus Santos
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
CORPOS, IDENTIDADES E IDENTIDADES NEGRAS: indagações
sobre educação e práxis pedagógica
Rosangela Souza da Silva
Maria Cecilia de Paula Silva
Miguel Angel Garcia Bordas
MULHERES NEGRAS MAIORES DE CINQUENTA ANOS NO
ENSINO SUPERIOR: desafos, conquistas e expectativas
Iara Maria de Deus Jesus
Jurandir de Almeida Araújo
AS IMPLICAÇÕES DO PRECONCEITO RACIAL NO COTIDIANO
ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Vilma dos Santos Sidronio
Jurandir de Almeida Araújo
POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL: narrativas orais africanas,
afro-brasileiras e indígenas na Educação Infantil
Rossival Sampaio Morais
Jurandir de Almeida Araújo
EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO E
SEXUALIDADE: a importância da temática desde a Educação Infantil
Railda dos Santos Menezes
Jurandir de Almeida Araújo
TEORIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Genigleide Santos da Hora
Félix Marcial Díaz-Rodríguez
Theresinha Guimarães Miranda
PROFISSIONALIDADES E SUBJETIVIDADES DOCENTES
REMEMORAÇÕES E HISTÓRIAS DE VIDA: trajetória,
construções e (des)caminhos na arte de ensinar
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha
TORNAR-SE PROFESSOR/A DE MATEMÁTICA: algumas
reflexões sobre a constituição da identidade docente
Ilvanete dos Santos de Souza
Maria Batista Lima
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO
REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: desafos e caminhos
Raulito Lopes da Silva
GESTÃO ESCOLAR: a importância da estrutura física,
organizacional e operacional da escola no processo de ensino
e aprendizagem
Rosiele Campos da Silva
Jurandir de Almeida Araújo
CURRÍCULO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: relevância,
desafos e resistências para a construção identitária das crianças
e adolescentes
Márcia Pereira
João Silva Rocha Filho
ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
REALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NUMA SALA DE AULA
DO MUNICÍPIO DE TANQUE D’ARCA-AL: reflexos do PNAIC
Rosineide Santos Costa
Valéria Campos Cavalcante
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem lúdica do
gênero textual fábula
Viviane dos Santos de Souza
PRESENÇAS DE MARCAS DE INABILIDADE NA ESCRITA
ALFABÉTICA DO ESCRIVÃO JACOBINENSE: um estudo sóciohistórico diacrônico
Luzineide Vieira de Sousa
ABORDAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO
DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: uma experiência no º ano do
Ensino Fundamental
Deise Vieira Silva Leite
Ilvanete dos Santos de Souza
Américo Junior Nunes da Silva
A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO MATEMÁTICO E
O COTIDIANO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS
EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Jefferson Dias Silva Almeida
Ana Jovina Oliveira Vieira de Carvalho
O USO DAS TIC’s COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Arivaldo Marques dos Santos Júnior
EDUCAÇÃO FÍSICA E CORPOREIDADE
FORMAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS:
possibilidades e restrições
Wilson de Lima Brito Filho
EDUCAÇÃO FÍSICA: imagens corporais de mulheres idosas em
uma academia na cidade de Salvador/BA
Cássio Luiz Aragão Matos