15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$49,75 sem juros | Total R$49,75 | |
2 x de R$24,88 sem juros | Total R$49,75 | |
3 x de R$16,58 sem juros | Total R$49,75 | |
4 x de R$12,87 | Total R$51,49 | |
5 x de R$10,47 | Total R$52,37 | |
6 x de R$8,88 | Total R$53,26 | |
7 x de R$7,74 | Total R$54,16 | |
8 x de R$6,88 | Total R$55,08 | |
9 x de R$6,22 | Total R$56,00 | |
10 x de R$5,69 | Total R$56,93 |
Autores: Alex dos Santos Guimarães, Jairo Carvalho do Nascimento, Márcia Cristina Lacerda Ribeiro (Orgs.)
Sinopse:
Este livro apresenta e discute temas que versam, epistemologicamente, sobre os campos da História e da Educação, procurando estabelecer um diálogo entre essas duas áreas das ciências humanas. Seus textos são produções originais, relacionados ao labor docente, alguns dos quais resultam diretamente de dissertações e teses, outros frutos de experiências em atividades de pesquisa, de ensino e de extensão de seus respectivos autores. De um modo geral, esta coletânea reúne estudos que contemplam os domínios teóricos da História Social, do Ensino de História e da Educação Histórica. É um livro muito útil para ser divulgado nas universidades, nos cursos de licenciatura e nos programas de pós-graduação em História e Educação
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544413678
DOI:10.24824/978854441367.8
Ano de edição:2017
Número de páginas:218
Formato:16x23
Assunto:
P472
Pesquisas em história e educação: ensino de história, literatura e cultura audiovisual / Alex dos
Santos Guimarães, Jairo Carvalho do Nascimento, Márcia Cristina Lacerda Ribeiro. (organizadores).
218 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1367-8
1. História 2. Literatura 3. Cultura audiovisual 4. Educação I. Guimaraes, Alex dos Santos.
org. II. Nascimento, Jairo Carvalho do. org. III. Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda. org. IV.
Título V. Série.
CDD 370
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PARTE – EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA
A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA: os debates entre estatistas/privatistas e as questões raciais na tramitação do Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação (-)
Genilson Ferreira da Silva
FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM HISTÓRIA: possibilidades de ensino e aprendizagem da história em espaços não escolares
Iracema Oliveira Lima
João Reis Novaes
PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA CATEGORIA CÓDIGO DISCIPLINAR: algumas reflexões
Luciana Oliveira Correia
PARTE – HISTÓRIA, LITERATURA E PODER
ENTRE CLIO E CALÍOPE: Júlia Lopes de Almeida e a exemplaridade histórica
Alex dos Santos Guimarães
A DESMEDIDA ELECTRA DE EURÍPIDES: entre a vingança e o casamento
Márcia Cristina Lacerda Ribeiro
COMUNIDADES DE BASE DA IGREJA EM VITÓRIA DA CONQUISTA: uma primeira leitura por meio do jornal “O Animador”
Eduardo de Lima Leite
O PENSAMENTO POLÍTICO DA EUROPA MODERNA E ALGUMAS INTERFACES COM O BRASIL DO TEMPO PRESENTE
João Batista Vicente do Nascimento
PARTE – LINGUAGENS E CULTURA AUDIOVISUAL
IDENTIDADE E ETNICIDADE NA POÉTICA QUILOMBOLA DO BLOCO AFRO ILÊ AIYÊ
Edmilson de Sena Morais
O CINEMA COMO PRÁTICA CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: a lei / e sua aplicabilidade nas escolas brasileiras
Jairo Carvalho do Nascimento
HISTÓRIA E CINEMA: as interfaces entre “verdade” e ficção
Joslan Santos Sampaio
SOBRE OS AUTORES