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Autores: Fauston Negreiros - Marli Lúcia Tonatto Zibetti - Sonia Mari Shima Barroco (Orgs.)
Sinopse:
O presente livro, intitulado Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamentos à exclusão, é uma produção do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e Políticas Educacionais, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Nele estão reunidas produções de pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação de diferentes universidades e estados: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO – Irati), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esses pesquisadores investigam a interface entre Psicologia (enquanto área da ciência e campo de atuação profissional) e políticas públicas da Educação em seus diferentes níveis e modalidades, com vistas à identificação e problematização de demandas, bem como à participação e ao acompanhamento em/de proposições para as mesmas. Ao se tratar aqui de políticas públicas para a educação, e com o propósito de enfrentamento à exclusão de toda ordem, vai-se além do arrolar de diferentes políticas já implementadas, atentando-se para a prática social que as faz serem justificadas, defensáveis, propostas e implementadas. Elas devem ser exaustiva e seriamente avaliadas visto terem impacto direto sobre os rumos daqueles que com elas ou nelas atuam e daqueles que delas passam a depender.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420249
DOI:10.24824/978854442024.9
Ano de edição:2018
Número de páginas:246
Formato:16x23
Assunto:
N384
Negreiros, Fauston.
Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafi os para enfrentamentos à exclusão
/ Fauston Negreiros, Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Sonia Mari Shima Barroco (organizadores) –
Curitiba, PR: CRV, 2018. – Coedição: Teresina, PI: EDUFPI, 2018.
246 p.
ISBN EDUFPI 978-85-509-0268-5
ISBN CRV 978-85-444-2024-9
DOI 10.24824/978854442024.9
1. Psicologia 2. Políticas educacionais 3. Psicologia escolar 4. Formação de professores
I. Zibetti, Marli Lúcia Tonatto. org. II. Barroco, Sonia Mari Shima. org. III. Título IV. série
CDU 1 CDD 302.15
Índice para catálogo sistemático
1. Psicologia 150
APRESENTAÇÃO
Fauston Negreiros
Marli Lúcia Tonatto Zibetti
Sonia Mari Shima Barroco
PREFACIO
Gloria Fariñas León
POLÍTICAS, CONCENTRAÇÃO DA RIQUEZA E
CRESCIMENTO DAS DESIGUALDADES:
recuperações históricas necessárias
Sonia Mari Shima Barroco
Neide da Silveira Duarte de Matos
Paulino José Orso
A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCACIONAIS NO BRASIL
Luciana Pereira de Lima
Marli Lúcia Tonatto Zibetti
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO
DE ESCOLARIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:
reflexões a partir da psicologia histórico-cultural
Solange Pereira Marques Rossato
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM CASOS DE
TDAH: uma revisão da literatura e a necessidade de práticas críticas
Adriana de Fátima Franco
Silvana Calvo Tuleski
Daiane de Oliveira Neves
INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA
Iracema Neno Cecilio Tada
Aimée Cruz Silva
Ana Gabriela Patriota Coutinho
Fauston negreirosindd // ::
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA
ESCRITA: reflexões a partir de indícios de dislexia na visão materna
Maria Lidia Sica Szymanski
Dinorá de Godoy Elias
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PRONATEC CAMPO:
um estudo de caso
Fauston Negreiros
Layane Bastos dos Santos
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL:
o ensino médio em foco
Letícia Cavalieri Beiser de Melo
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal
PROCESSOS DE MEDIAÇÃO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PEC-MUNICÍPIOS
Marli Lúcia Tonatto Zibetti
Denise Trento Rebello de Souza
Marilene Proença Rebello de Souza
O INGRESSO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO
ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE
INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM –
ALGUNS APONTAMENTOS
Marlene Aparecida Wischral Simionato
Marilda Gonçalves Dias Facci
Maria Júlia Lemes
POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Silvia Maria Cintra da Silva
Aparecida Beatriz de Oliveira
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO CUBANA NA DÉCADA DE
Alayde Maria Pinto Digiovanni
Marilene Proença Rebello de Souza