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Autores: Ana Maria Villela Cavalieri - Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho (Orgs.).
Sinopse:
Entre 2006 e 2017, 50 dissertações e teses foram elaboradas por jovens professores pesquisadores integrantes do NEEPHI - Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral – que reúne UNIRIO, UFRJ e UERJ. Em geral, investigaram escolas e programas educacionais da cidade do Rio de Janeiro e de municípios fluminenses, com prioridade, redes escolares públicas municipais e estaduais de Ensino Fundamental, o nível de ensino mais implicado nas políticas de ampliação da jornada escolar. Os textos desta coletânea foram selecionados entre aqueles apresentados por mestres, doutorandos e doutores do NEEPHI em dois dos mais importantes encontros da área da Educação no país, entre os anos de 2014 e 2016: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - e as Reuniões Anuais e Regionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Todos foram revistos e ampliados a partir das contribuições recebidas durante suas apresentações nesses eventos. Os artigos desta coletânea estão embebidos da compreensão que perpassa o NEEPHI, entendendo que educação integral sintetiza uma nova prática escolar, que atue para além da instrução, incorporando radicalmente as esferas da cultura, da arte, da educação do corpo e dos valores da cidadania, numa escola sempre aberta para o seu entorno em busca da construção de práticas e valores democráticos. Os 12 estudos publicados envolvem pesquisa documental e bancos de dados de amplitude nacional, que analisam aspectos gerais de programas educacionais de ampliação da jornada escolar, além de questões como currículo, avaliação e formação de professores, inseridas no contexto da escola de tempo integral: um grupo enfoca as concepções e fundamentos da educação integral em tempo integral; outro, suas práticas; e outro as políticas implementadas. Lúcia Velloso Maurício (UERJ/FFP)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418444
DOI:10.24824/978854441844.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:224
Formato:16x23
Assunto:
P472
Pesquisas sobre educação integral e tempo integral: história, políticas e práticas
/ Ana Maria Villela Cavalieri, Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho (organizadoras).
224 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1844-4
DOI: 10.24824/978854441844.4
1. Educação 2. Pratica 3. História 4. Educação integral I. Cavalieri, Ana Maria
Villela. org. II. Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa. org. III. Título IV. Série.
CDU 37.015.6 CDD 371.01
SUMÁRIO
PREFÁCIO
‘COSTURANDO’ HISTÓRIA, POLÍTICAS E PRÁTICAS SOBRE
EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL
EDUCAÇÃO INTEGRAL E TRABALHO: o Instituto Politécnico da
UFRJ em Cabo Frio/RJ como objeto de reflexão
AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E O TERCEIRO SETOR: o
CENPEC em ação
TEMPOS E ESPAÇOS NA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
APORTES NORMATIVOS DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA
ESCOLAR NO BRASIL: e o Programa Mais Educação com isso?
(RE) AFIRMAÇÕES E (RE) DESCOBERTAS: a natureza da
concepção de educação integral nos centros integrados de
educação pública (CIEPS), para além das caricaturas ideológicas
EDUCAÇÃO INTEGRAL E ARTE/EDUCAÇÃO: concepções,
desafos e possibilidades no programa mais educação
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROGRAMA MAIS
EDUCAÇÃO: concepções dos sujeitos
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A AMPLIAÇÃO DO TEMPO
ESCOLAR: reflexões a partir da análise da legislação
educacional brasileira
PROJETO ‘RODA DO ABRAÇO’: prática pedagógica e(m) tempo
integral fortalecendo os laços humanos
AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE
RUSSAS, CE: de projeto piloto para uma política pública municipal
A POLÍTICA ESTADUAL DE AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR
EM MINAS GERAIS, NO PERÍODO DE A : os projetos
“Aluno de Tempo Integral”, “Escola de Tempo Integral” e “Educação
em Tempo Integral”
OS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
NO BRASIL E EM PORTUGAL: apontamentos iniciais à partir da
legislação educacional
SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES