15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$65,94 sem juros | Total R$65,94 | |
2 x de R$32,97 sem juros | Total R$65,94 | |
3 x de R$21,98 sem juros | Total R$65,94 | |
4 x de R$17,06 | Total R$68,24 | |
5 x de R$13,88 | Total R$69,41 | |
6 x de R$11,77 | Total R$70,60 | |
7 x de R$10,26 | Total R$71,79 | |
8 x de R$9,13 | Total R$73,00 | |
9 x de R$8,25 | Total R$74,22 | |
10 x de R$7,55 | Total R$75,46 |
Sinopse:
O presente livro “PIBID-UEPA: experiência, memória e perspectiva da educação pública no contexto amazônico” é resultado de um esforço coletivo, envolvendo desde docentes e discentes, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), como, também, professores (as) e alunos (as) da Rede de Educação Básica do Estado do Pará. Esse livro procura fazer um esforço, sob múltiplos ângulos e perspectivas teóricas e práticas, de resgatar e evidenciar as experiências desenvolvidas no PIBID-UEPA desde seu início em 2011. Por isso, também, é um livro que expressa uma “memória” particular desse programa, que, de um certo ponto de vista, fecha um ciclo num quadro histórico da realidade brasileira atual, que se encontra em crise política, econômica, social e ética. Contudo, o livro procura, também, a partir da realidade amazônica, assinalar fretas, por meio de suas experiências concretas e reflexões teóricas, epistemológicas e metodológicas, a fim de insistir em busca de outros caminhos possíveis para a educação pública e sociedade brasileiras. Se é importante não perder de vista a advertência do Educador Paulo Freire de que “todo sonho tem seus contra-sonhos”, não menos relevante é a sua observação crítica de que a “esperança genuína” não pode se assentar em devaneios e ilusões, mas sim na concretude histórica de homens e mulheres, de movimentos socais e povos que desejam, lutam e buscam a condição de “ser mais” contra a condição de “ser menos”. Eis um grande desafio que continua atual para educação e sociedade brasileiras. Esperamos que esse livro, em suas limitações e possibilidades, possa exprimir a continuidade da busca desse sonho renovado.
Sérgio Roberto Moraes Corrêa
Ana Claudia Pereira da Silva
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544423653
DOI:10.24824/978854442365.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:334
Formato:16x23
Assunto:
C787
Corrêa, Sérgio Roberto Moraes
PIBID-UEPA experiência, memória e perspectiva da educação pública no contexto
amazônico Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Ana Claudia da Silva Pereira (organizadores) –
Curitiba CRV, 2018
228 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2365-3
DOI 10248249788544423653
1 Educação 2 Política Educacional 3 Formação de professores 4 Sociologia da Educação
I Pereira, Ana Claudia da Silva org II Título III Série
CDU 3778 CDD 37071
APRESENTAÇÃO
Ana da Conceição Oliveira
EIXO TEMÁTICO I
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO
(CONTRA)REFORMAS E INFLEXÃO NA AGENDA POLÍTICA
DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA uma modernização
desmocrática e colonizante
Sérgio Roberto Moraes Corrêa
PIBID avanços, desafos e perspectivas na política
de formação de professores
Diana Lemes Ferreira
EIXO TEMÁTICO II
FORMAÇÃO DOCENTE E DIÁLOGO
UNIVERSIDADE-ESCOLA PÚBLICA
EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO INICIAL um diálogo
entre teoria e prática de bolsistas do Pibid
Raimundo Sérgio de Farias Júnior
Dheneffer Cantão Rodrigues
Gyanne Lopes Moraes
PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMATIVOS NO CAMPO
SOCIOAMBIENTAL interfaces entre universidade e escola
Maria das Graças da Silva
Ana Rosa Calado Cyrus
Laís Sinara Nunes do Amaral
Rodrigo Cardoso da Silva
Camila Freire Siqueira
Alzira Almeida de Araujo
FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL, TERRITÓRIO E SABERES
AMAZÔNICOS integração escola e universidade por meio
dos estudos de uma região
Erick Afonso Santiago Ramos
Léa Maria Gomes da Costa
Renata Rodrigues Pinheiro
Roberta Barros dos Santos
Sergio Corrêa_indd FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
NO PIBID um olhar a partir da teoria do desenvolvimento
profssional docente em uma perspectiva catastrófca
Emerson B Gomes
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS
LICENCIADOS EM CIÊNCIAS NATURAIS COM
HABILITAÇÃO EM FÍSICA DA UEPA
Andrey Gomes Martins
Frederico da Silva Bicalho
João Paulo Rocha dos Passos
Bruno Ricardo Pinto dos Santos
David Jonathas Borges de Castro
EIXO TEMÁTICO III
EXPERIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR E METODOLOGIAS
INOVADORAS
O PIBID E A CLASSE MULTISSERIADA uma experiência
na escola pública rural no município de Igarapé-Açu
Maria do Socorro Castro Hage
EXPERIMENTAÇÃO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
problematização e avaliação do processo de ensino
e aprendizagem de termoquímica
Lucicléia Pereira da Silva
Brenda Letícia da Silva Leite
Alan Moreira dos Santos
Eduardo Almeida Coelho
O SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO PIBID-UEPA
elaboração e desenvolvimento de metodologias inovadoras
no contexto escolar amazônico
Diego Ramon Silva Machado
A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O COTIDIANO DO ALUNO
ações do Pibid de matemática na UEPA de Vigia-PA
Rodrigo Erasmo da Conceição Silva
Marcos Fabrício Ferreira Pereira
Sandra Regina Ferreira Pereira
Caetano Brandão de Oliveira Neto
Felipe Ivan Souza dos Santos
Sergio Corrêa_indd O CONTEÚDO LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
uma nova experiência
Ângelo de Aguiar Pegorett
Eduardo Reis da Silva Filho
Ione Gonçalves de Oliveira
Tâmara Cristina da Silva Ferreira
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA
O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Nayara Chaves dos Passos
Newton Soares de Amorim Neto
Járlesson Gama Amazonas