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Autores: Juares da Silva Thiesen
Sinopse:
Assumir a investigação educacional como compromisso epistemológico, social e político constitui tarefa essencial do pesquisador contemporâneo – e socializar resultados é seu principal dever público. É, pois, sob este princípio que compartilhamos o presente trabalho com educadores, estudantes, pesquisadores e leitores em geral. A obra, inteiramente tecida na análise de uma experiência de política curricular desenvolvida pela rede pública de ensino de Santa Catarina, desafia o convencional para tornar-se mais uma referência no campo dos estudos curriculares. Sustentada em bases teórico-metodológicas atuais, a obra revela que é possível compreender os processos de constituição de políticas curriculares como ciclos em torno dos quais se articulam diferentes contextos envolvendo múltiplos atores numa incessante disputa pela produção de hegemonias, sentidos e significados. Além de expressar a síntese de um movimento coletivo construído por educadores que sonharam e ainda sonham com uma educação verdadeiramente critica e consistente, o trabalho aponta os grandes conflitos presentes naquilo que configurou a materialidade dessa trajetória, especialmente por envolver agentes políticos, gestores e educadores com distintos interesses e concepções. O livro é um convite ao aprofundamento do debate sobre a problemática da política curricular da escola pública e, nesse sentido, uma contribuição prática para o trabalho pedagógico dos profissionais da educação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580427349
DOI:10.24824/978858042734.9
Ano de edição:2013
Número de páginas:170
Formato:14x21
Assunto:
I - Proposta Curricular para a escola
pública catarinense – trajetória de uma
construção coletiva sustentada da
perspectiva histórico-cultural
Juares da Silva Thiesen
II - Proposta Curricular de Santa Catarina:
abordagem histórico-política sobre sua constituição
José Raul Staub, Juares da Silva Thiesen, Wanderléa Pereira Damásio Maurício
III - Oficialidade de uma proposta curricular
como recontextualização do discurso crítico:
uma leitura sobre a trajetória construída em Santa Catarina
Juares da Silva Thiesen
IV - Análise da constituição da Proposta
Curricular de Santa Catarina pela
perspectiva do ciclo de políticas
Juares da Silva Thiesen
V - Discursos da oficialidade na
política curricular catarinense:
uma leitura de seus contextos de influência à luz do
Ciclo de Políticas e da Teoria do Discurso
Juares da Silva Thiesen
VI - Proposta Curricular de Santa Catarina:
a intencionalidade dos dirigentes na formulação da
política curricular
José Raul Staub
VII - Proposta Curricular e sindicato de
educação (SINTE):implicações acerca da conjuntura
e trajetórias na sua implementação
Wanderléa Pereira Damásio Maurício
VIII - Pelas malhas da Rede:
o que dizem os educadores catarinenses
sobre sua política curricular?
Juares da Silva Thiesen
IX - O que há no “entre” teoria curricular,
políticas de currículo e escola?
Juares da Silva Thiesen
Sobre os autores
T369p
Thiesen, Juares da Silva
Política curricular: discursos, (con)textos e práticas / Juares da Silva Thiesen.
- 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
170p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-734-9
1. Avaliação educacional. 2. Aprendizagem - Avaliação. 3. Professores - Formação.
4. Prática de ensino. 5. Educação. I. Título.
13-03056 CDD: 371.26
CDU: 37.091.26
16/07/2013 17/07/2013
