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Autores: Debora Cristina Jeffrey (Org.)
Sinopse:
A política e a avaliação educacional são temáticas abrangentes e que se referem ao contexto escolar, não escolar, as relações de poder, o papel do Estado na garantia do direito à educação, a qualidade de ensino, a organização e funcionamento do sistema educacional.O desenvolvimento de pesquisa na área da política e avaliação educacional poderá envolver a análise de políticas, intervenção em diferentes espaços educativos e administrativos, estudo sobre o processo e espaços de legitimidade de poder, bem como a mensuração, a descrição e o impacto de determinadas iniciativas governamentais e não governamentais.O livro Política e Avaliação Educacional: interfaces com a epistemologia tem o intuito de subsidiar os pesquisadores e demais interessados na temática de política e avaliação educacional, no que concerne o estudo e análise destes. A obra, deste modo, busca estabelecer uma inter-relação entre o enfoque das epistemologias (perspectiva epistemológica, posição epistemológica e perspectiva epistemetodológica) e quatro eixos temáticos: 1) As produções acadêmica no campo da política e avaliação educacional: uma análise epistemológica; 2) As produções acadêmicas no campo da política e avaliação educacional: o caso do Brasil e Argentina; 3) Os mapas conceituais como uma possibilidade epistemetodológico: uma análise da Educação de Jovens e Adultos em Ibero-América; 4) A política e a avaliação educacional: interfaces com a epistemologia.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405338
DOI:10.24824/978854440533.8
Ano de edição:2015
Número de páginas:248
Formato:16x23
Assunto:
Política e avaliação educacional : interfaces com a epistemologia / organização Debora Cristina Jeffrey
224 p. : il. ; 23 cm.
ISBN 978-85-444-0000-0
1. Política educacional - Brasil. 2. Brasil - Política e governo. 3. Planejamento educacional. 4. Professores - Formação. I. Jeffrey, Debora Cristina.
15-25146 CDD: 370.81
CDU: 37(81)
Sumário
AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CAMPO DA POLÍTICA E
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: uma análise epistemológica
AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CAMPO DA POLÍTICA
E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: uma análise epistemológica
Silvio Sánchez Gamboa
EPISTEMOLOGIA E AVALIAÇÃO: algumas tensões
Adolfo Ramos Lamar
AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CAMPO DA POLÍTICA E
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: o caso do Brasil e Argentina
AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CAMPO DA POLÍTICA E
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: o caso do Ensino Superior no Brasil
Silene Fontana
PRODUCCIÓN ACADÉMICA EN POLÍTICA Y EVALUACIÓN EDUCATIVA
EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR UNIVERSITARIA: notas
reflexivas sobre el estado de situación en Argentina
Sandra Fabiana Pittet
OS MAPAS CONCEITUAIS COMO UMA POSSIBILIDADE
EPISTEMETODOLÓGICA: uma análise da educação
de jovens e adultos em Ibero-América
Os MAPAS CONCEITUAIS COMO UMA PERSPECTIVA TEÓRICOMETODOLÓGICA
PARA A ANÁLISE DE POLÍTICA E AVALIAÇÃO
EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
o caso em Ibero-América entre -
Luis Enrique Aguilar e Debora Cristina Jeffrey
DILEMAS ORGANIZACIONAIS E PEDAGÓGICOS DA
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Luís Rothes
PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS EN EDUCACIÓN DE
JÓVENES EN ARGENTINA
Maria del Carmen Lorenzatti
A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL:
considerações da legislação educacional
Sandra Fernandes Leite
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: campo de pesquisa e formação
Edite Maria da Silva de Faria
A POLÍTICA E A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:
interfaces com a epistemologia
APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA POLÍTICA DE
FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL, A PARTIR DO MATERIALISMO
HISTÓRICO-DIALÉTICO
Lidiane Teixeira
A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL:
orientações internacionais
Debora Cristina Jeffrey
Josias Ferreira da Silva
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO POR DESEMPENHO
E PERFORMANCE NA AMERICA LATINA: uma discussão
sobre o perfil do Estado Avaliador
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
JUDICIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA:
breves considerações
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
ENFOQUE EPISTEMETODOLÓGICO NA INVESTIGAÇÃO
DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA
EM EDUCAÇÃO
Joyce Wassem
SOBRE OS AUTORES