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Autores: Geniana dos Santos
Sinopse:
Este livro reconstitui aspectos da história do Congresso de Leitura do Brasil (o COLE), destacando processos articulatórios que forjam políticas de leitura. Expõe resultados de pesquisa desenvolvida para doutoramento no âmbito da linha de pesquisa “Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Enquanto enfoque teórico e metodológico, a interpretação da política em questão é subsidiada pela Teoria do Discurso, pela Perspectiva Discursiva, além dos princípios da Análise Retórica e Pensamento Pós-Colonial.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431955
DOI:10.24824/978854443195.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:208
Formato:14x21
Assunto:
Sa194
Santos, Geniana dos
Políticas curriculares de leitura crise, antagonismo e negociação no
Congresso de Leitura do Brasil (COLE) Geniana dos Santos – Curitiba
CRV, 2019
208 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3195-5
DOI 10248249788544431955
1 Políticas curriculares de leitura 2 Formação de leitores 3 Políticas de
leitura 4 Congresso de Leitura do Brasil I Título II Série
CDU 37 CDD 028
3724
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
A PROPÓSITO DA LEITURA
Alice Casimiro Lopes
CAPÍTULO I
POLÍTICAS CURRICULARES tradição retórica e
contribuições da Teoria do Discurso
CAPÍTULO II
A FORMAÇÃO DISCURSIVA SOBRE A CRISE
DE LEITURA
Hibridismo e Negociação das Comunidades
Epistêmicas e Disciplinares sobre o que é ler
o horror de não dominar
A Crise de Leitura e o que ela mobiliza – entre o
horrífico e o beatífico
CAPÍTULO III
POLÍTICA DE LEITURA quem produz?
Sem crise! Há leitura e há leitores – sentidos
para a política de leitura negociada no COLE
Articulação ou justaposição de sentidos sobre
a Crise de Leitura? Democratização e espaço
para o diferir na cadeia de significação
Quebrando armadilhas – o trabalho de uma
comunidade disciplinar
O nome Crise como Antagonismo na arena de
disputas sobre projetos de leitura
Reflexões acerca dos processos articulatórios e
da negociação na produção da política curricular
Geniana dos Santos indd CAPÍTULO IV
SENTIDOS COLONIZADORES NAS POLÍTICAS
DE LEITURA ler para dominar e explorar
campos metafóricos da retórica colonial
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS