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Autores: Maria Isabel Ramalho Ortigão (Org.)
Sinopse:
Não é de hoje que muito se discute sobre os vínculos entre currículo e avaliação. Mas nos tempos atuais, com o incremento mundial dos processos de avaliação em larga escala centrados nos resultados e das propostas centralizadas de currículo com metas para a avaliação, tais vínculos se mostram talvez mais significativos. Torna-se quase senso comum o entendimento de que o currículo deve ser expresso como um conjunto de metas de aprendizagem e descritores de conteúdos que orientem o processo avaliativo centralizado, na suposição de que, caso tais metas sejam cumpridas, é possível garantir a qualidade da educação. Redes políticas são construídas por articulação de demandas em torno das metas de aprendizagem, da busca de resultados educacionais, mas também para a elaboração de livros didáticos e organização de sistemas de formação inicial e continuada de professores, muitas vezes na esfera privada, voltados para a instituição de uma lógica de quase-mercado na educação. Também muito tem sido escrito sobre a falácia de tal interpretação sobre a qualidade, que tanto reduz a educação ao ensino, quanto reduz o currículo a descritores e conteúdos e a avaliação ao exame. Mas muito há para ser feito nesse campo. Mostra-se, portanto, altamente significativo um livro que teoriza sobre a avaliação na sua relação com a teoria curricular e que apresenta resultados de pesquisa sobre um exame em larga escala tão importante quanto o PISA. Este livro – Políticas de Avaliação Currículo e Qualidade: Diálogos sobre o PISA – é assim uma contribuição fundamental para entendermos o significado do PISA e seus impactos na produção curricular, mas, sobretudo, para a produção de outros discursos capazes de questionar as políticas curriculares atuais. Alice Casimiro Lopes
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423691
DOI:10.24824/978854442369.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:268
Formato:16x23
Assunto:
O77
Ortigão, Maria Isabel Ramalho.
Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa – Volume 3 /
Maria Isabel Ramalho Ortigão (org.) Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo (coord.) et.
al. – Curitiba: CRV, 2018.
268 p. (Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação)
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2369-1
DOI 10.24824/978854442369.1
1. Educação 2. Currículo 3. Políticas de avaliação 4. Pisa I. Lopes, Alice Casimiro.
coord. II. Macedo, Elizabeth. coord. et. al. III. Título IV. Série.
CDU 37 CDD 375
Índice para catálogo sistemático
1. Educação: currículo 375
A PROVA PISA: idealização, cidadania global, imposição cultural e
ausência de impacto pedagógico didático
Ángel Díaz-Barriga
PARA COMPREENDER O DESEMPENHO DOS ALUNOS
PORTUGUESES NO PISA (-)
Domingos Fernandes
Conceição Gonçalves
TRANSFORMAR A AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO PISA: o Projeto Gappisa
Esperanza Mejías Macías
Carles Monereo Font
MÉTODOS E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS COMO
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
Rosa Maria Corrêa das Neves
Siomara Borba
O PISA COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA NEOLIBERAL
PRODUTORA DE PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Antonia Alves Pereira Silva
REPETÊNCIA E EQUIDADE EM EDUCAÇÃO NO BRASIL:
reflexões a partir do Pisa
Daniel Abud Seabra Matos
Luciano Campos da Silva
Maria Eugénia Ferrão
PISA : uma análise dos itens de Matemática
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Maria Isabel .indd // ::
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO PISA
Andriele Ferreira Muri
A AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS NO PISA
Talita Vidal Pereira
Renata Leite de Oliveira
ITENS DE CIÊNCIAS NO PISA: interpretações
Marcelo S. O. Massunaga
Gustavo Rubini
Marta F. Barroso
DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS EM
MATEMÁTICA NO PISA EM E
António Fernando Zucula
Carlos Augusto Aguilar Junior
Guilherme Pereira Stribel
PISA : análises e reflexões sobre o desempenho dos
estudantes cearenses
Maria José Costa dos Santos
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA DAS ESCOLAS,
DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E
DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NO PISA
Glauco da Silva Aguiar