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Autores: Alice Casimiro Lopes - Marcia Betânia de Oliveira (Orgs./Coords.).
Sinopse:
Os movimentos da política de currículo atualmente no Brasil se dirigem a uma forte tentativa de centralização, via Base Nacional Comum Curricular, mas também via regulação da profissão docente, via reforma do ensino médio, bem como com base em uma redução da educação ao ensino e da cultura ao conhecimento. Essa centralização também pode ser identificada em outras partes do mundo, principalmente na América Latina. A homogeneidade curricular pretendida por tal centralização é impossível. Por maior que seja o detalhamento curricular, ele sempre é traduzido contextualmente de diferentes maneiras: esse processo é próprio da linguagem. Mas a simples tentativa de produzir tal homogeneidade, nos termos que vêm sendo debatidos atualmente, envolve uma ação que reduz possibilidades democráticas. Por sua vez, cada vez é mais evidente que a produção de pesquisas mais amplas e consistentes, de maneira a enfrentar os desafios de interpretar tais políticas, é realizado pela colaboração entre diferentes grupos. Este livro é um dos resultados de uma rede de pesquisa produzida por articulações discursivas contra os enfoques instrumentais, gerencialistas, não democráticos e restritivos da significação do que vem a ser currículo. Dessa forma reúne diferentes grupos de pesquisa, priorizando interpretações discursivas da política. Assim, ao mesmo tempo em que são criticadas as políticas de currículo atuais, são apresentadas diferentes possibilidades de investigação, visando ampliar o diferir e apostar na hiperpolitização do currículo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417362
DOI:10.24824/978854441736.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:322
Formato:16x23
Assunto:
P762
Políticas de currículo: pesquisas e articulações discursivas / Alice Casimiro Lopes,
Marcia Betania de Oliveira. (organizadoras / coordenadoras).
322 p. Série: Temas em currículo, docência e avaliação
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1736-2
DOI: 10.24824/978854441736.2
1. Educação 2. Currículo 3. Articulações 4. Discurso I. Lopes, Alice Casimiro. org./
coord. II. Oliveira, Marcia Betania de. org./coord. III. Título IV. Série.
CDU 37.015.3 CDD 370.15
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
REDES DE PESQUISA E ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS NAS
POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Alice Casimiro Lopes
Marcia Betania de Oliveira
O CONHECIMENTO ESCOLAR: a face oculta do currículo
Carmen Alícia Martínez Rivera
Vilma Graciela Martínez Rivera
DISCURSOS CURRICULARES NO/DO TEMPO PRESENTE:
subsídios para uma articulação entre a história e as políticas
de currículo
Marcia Serra Ferreira
André Vitor Fernandes dos Santos
CONECTANDO CURRÍCULO, POLÍTICA E CULTURA
NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
Rita de Cássia Prazeres Frangella
A TRADIÇÃO DA CENTRALIDADE DO CONHECIMENTO
NAS POLÍTICAS CURRICULARES
Ana de Oliveira
OBSERVAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM
UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RURAL
Maria de Lourdes Rangel Tura
Zacarias Marinho
DISCURSO E POLÍTICA COMO LINGUAGEM PARA O
CURRÍCULO: a contribuição de Chantal Mouffe para investigação
da Educação Básica na Argentina
Silvia Morelli
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR (BNCC): evocando o conhecimento a ser ofertado
na educação infantil
Rosely dos Santos Almeida
Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
TENSÕES PERMANENTES NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Jean Mac Cole Tavares Santos
Marcia Betania de Oliveira
A POLÍTICA DE LEITURA EM PRÁTICAS
DISCURSIVAS ACADÊMICAS
Geniana dos Santos
POLÍTICAS DE CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE
E AS PROPOSTAS DA BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR (BNCC)
Paulo Sergio Marchelli
PESQUISAS EM POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
COM O SOFTWARE WORDSMITH TOOLS E O BANCO
DE REFERÊNCIA DE CURRÍCULO
Clarissa Bastos Craveiro
TENTATIVAS DE CONTROLE CURRICULAR NA FORMAÇÃO
E NO TRABALHO DOCENTE
Rosanne Evangelista Dias
Lívia M C B de Farias
Cristiane Gonçalves de Souza
DOCENTE: identidade mítica
Kátia Silva Cunha
DISPUTAS DISCURSIVAS EM TORNO DE UMA IDENTIDADE
FIXA DOCENTE: quais demandas formativas estão
sendo representadas?
Veronica Borges
Viviane Gualter Peixoto
SOBRE OS AUTORES