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Autores: Marilde Chaves dos Santos
Sinopse:
Compreender as juventudes em suas múltiplas manifestações constitui-se numa necessidade da escola para que esta se concretize como veículo de inclusão social. Visando adentrar nesta temática, este estudo teve como objetivo analisar ações de duas instituições educativas que atendiam jovens em “situação de risco”, com o intuito de perceber elementos de inclusão. Para tanto, procurou, através de uma pesquisa de natureza qualitativa, captar representações sociais de funcionários destas instituições sobre os jovens por elas atendidos e destes sobre as escolas frequentadas por eles no percurso de sua escolarização. O estudo revisitou, de forma breve, a história do Brasil para compreender como se produziram duas visões de infância e de juventude: uma de criança e outra de menor. Em seguida, traçou o perfil dos jovens envolvidos na pesquisa destacando aspectos ligados à situação familiar, escolar e econômica, bem como a ocupação do tempo livre e expectativas de futuro. Ao identificar as representações sociais dos funcionários destas instituições, o estudo apontou que há relações tanto entre a forma como os funcionários representam os alunos e as atitudes tomadas em relação a eles, bem como entre estas representações e aspectos que estes funcionários consideram como inclusivos na prática educativa destas instituições. Com relação aos alunos, o estudo apontou que estes representavam as escolas por eles frequentadas de forma positiva, pois as concebem como local onde se preparam intelectualmente e para o mercado de trabalho, atribuindo à escola formal uma função redentora e protetora. Dessa forma, o estudo ajuda a desmistificar ideias preconcebidas sobre o lugar que a escola ocupa nas expectativas de grupos historicamente excluídos das instituições educativas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424384
DOI:10.24824/978854442438.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:158
Formato:14x21
Assunto:
S194
Santos, Marilde Chaves dos
Políticas de inclusão de jovens em instituições educativas “alternativas”
de Teresina-PI escola municipal “Nau Cidadã” e Casa de Metara Marilde
Chaves dos Santos – Curitiba CRV, 2018
158 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2438-4
DOI 10248249788544424384
1 Educação 2 Práticas pedagógicas 3 Nau Cidadã 4 Casa de Metara I
Título II Série
CDU 37 CDD 370
3427
343244
“Nau Cidadã”
uma aproximação
Por trás do espelho
Os jovens da Casa de Metara
Vozes ecoam
CAPÍTULO
SEGUNDO ATO quando a escola fala
A escola e a representação dos alunos
pelos funcionários
As representações nas instituições Escola Municipal
“Nau Cidadã” e Casa de Metara tentativas de apropriação
de um objeto estranho
O discurso da “família desestruturada”
Representações sociais e atitudes
favoráveis à inclusão
Marilde Chaves dos Santosindd
CAPÍTULO
TERCEIRO ATO CENÁRIO a escola que lugar é este?
Com a palavra, os alunos
A escola imaginada
A escola real
A escola desejada
CONSIDERAÇÕES FINAIS último ato
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A
QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS
APÊNDICE B
ROTEIRO DE ENTREVISTA AOS FUNCIONÁRIOS
APÊNDICE C
ENTREVISTA AOS EDUCANDOS
APÊNDICE D
OITAVO ANJO