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Autores: Elisabete Andrade (Org)
Sinopse:
Na modernidade, o conceito de política assume um caráter de unicidade ligado às atividades do Estado capitalista e, em consequência, articula-se também à legitimidade do poder de Estado nas ações de governo, ou seja, na tarefa de planejar, decidir, proibir, intervir, legislar e organizar a res pública (SANTIAGO; CALLAI, 2014). A política, como forma de organização do Estado, tem um papel condutor, normatizador e regulador que visa o bem-estar social de todas as pessoas que constituem a polis. Em uma concepção platônica é uma arte que não pode ser exercida por qualquer pessoa. No que diz respeito à educação, as políticas públicas têm atuado de forma pontual na tentativa de atingir um maior número de instituições e, assim, manter o controle dos processos educacionais, tendo em vista a busca de um padrão de pessoa e de sociedade. É neste sentido que o processo de globalização, desde o final do século 20, juntamente com o processo de expansão das novas tecnologias da informação, vem atuando mundialmente de forma paradoxal. Paradoxal porque, ao mesmo tempo em que alargam possibilidades de diálogos entre gerações, comunidades e culturas, também contribuem para a intensificação dos processos de exclusão social mediante a transmissão da falsa ideia de que o acesso tanto à informação quanto ao conhecimento e aos bens materiais e culturais produzidos pela humanidade, é possibilitado a todas as pessoas. Os problemas da atualidade são bastante preocupantes e o movimento de mudança, por maior que seja, é mínimo diante do que precisa realmente acontecer. Desta forma, acreditar que pela educação é possível um mundo melhor é considerar que a diversidade de toda ordem seja respeitada, que outras formas de relações se constituam de maneira mais justa e que as leis de mercado não se sobreponham aos direitos humanos (ANDRADE; BORGMANN; RODRIGUES, 2014).
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412657
DOI:10.24824/978854441265.7
Ano de edição:2016
Número de páginas:282
Formato:16x23
Assunto:
P762
Políticas educacionais e formação de professores. / Elisabete Andrade (Organizadora).
282 p.
Inclui bibliografia
ISBN: 978-85-444-1265-7
1. Educação 2. Políticas educacionais 3. Docência universitária 4. Epistemologias
I. Andrade, Elisabete. org. II. Título III. Série..
CDD: 370.71
SUMÁRIO
PREFÁCIO
A CENTRALIDADE DA AVALIAÇÃO NAS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS
Alexandre Ventura
ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EM NÍVEL SUPERIOR: um olhar a partir das normatizações
Aline Souza da Luz
Maria das Graças C S Medeiros Gonçalves Pinto
CRIATIVIDADE, IMPROVISAÇÃO E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Altair Alberto Favero
Carina Tonieto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA E NO
CARIBE: entre olhares Brasil-Haiti
Arnaldo Nogaro
Renel Prospere
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO ESTRATÉGIA
EDUCATIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Hedi Maria Luft
Cênio Back Weyh
Walter Frantz
EPISTEMOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Martin Kuhn
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso
EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E TRABALHO: conceitos
e problematizações
Claudionei Vicente Cassol
Sidinei Pithan da Silva
ÉTICA, EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO: reflexões acerca da
formação docente
Paulo Evaldo Fensterseifer
Claudir Miguel Zuchi
CONVERSAS RESSIGNIFICATIVAS A PARTIR DE RELATOS DE
PRÁTICAS EM DOCÊNCIA INICIAL
Cleuza Pelá
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A INDUÇÃO DE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Edite Maria Sudbrack
Silvia Regina Canan
INTERNACIONALIZAÇÃO: experiência e conhecimento
Helena Copetti Callai
Maristela Maria de Moraes
Cristhian Moreira Brum
UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO POLÍTICA: desafios contemporâneos
Jaime José Zitkoski
Maria Elly Genro
EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO: instituições, saberes e práticas educativa
em contexto latino-americano
José Edimar de Souza
Tatiane de Freitas Ermel
Rodrigo Luis dos Santos
POLÍTICA EDUCACIONAL E POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA
ESCALA: reverberações na educação básica
Luana Costa Almeida
Sônia Aparecida Siquelli
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: a internacionalização como
realidade, perspectiva e desafio
Marlize Rubin-Oliveira
Hamilton de Godoy Wielewicki
A LITERATURA VIVIDA EM SALA DE AULA: aproximações da
universidade com a escola
Pablo Lemos Berned
Demétrio Alves Paz
LA REFORMA EDUCATIVA EN MÉXICO Y EL PAPEL DE LA
INVESTIGACIÓN EDUCATIVA
Jaime Moreles Vázquez
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: das propostas
às vivências
Eliara Levinski Zavieruka
Luciane Spanhol Bordignon
SOBRE OS AUTORES