15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,26 sem juros | Total R$59,26 | |
2 x de R$29,63 sem juros | Total R$59,26 | |
3 x de R$19,75 sem juros | Total R$59,26 | |
4 x de R$15,33 | Total R$61,33 | |
5 x de R$12,48 | Total R$62,38 | |
6 x de R$10,57 | Total R$63,44 | |
7 x de R$9,22 | Total R$64,52 | |
8 x de R$8,20 | Total R$65,61 | |
9 x de R$7,41 | Total R$66,70 | |
10 x de R$6,78 | Total R$67,82 |
Autores: Rose Meri Trojan - Clarice Martins de Souza Batista (Orgs.)
Sinopse:
Este livro responde à necessidade que se evidenciou a partir de reflexões sobre o contexto educacional nacional e internacional, cada vez mais influenciado por influências externas e programas de avaliação de larga escala promovidos por órgãos nacionais e agências internacionais. E, também, pelo fato de a área de educação comparada, mesmo sendo um campo consolidado de pesquisas, ainda apresentar escassa produção e não contar publicação expressiva no Brasil. Tal como afirma Sevilla, no prefácio, “a globalização tem aumentado de tal modo as relações entre as nações, as empresas, as instituições e as pessoas que os países e seus governos não podem pensar em suas políticas de forma isolada, mas que deve fazê-lo sabendo que fazem parte de um mundo global onde tudo se encontra interrelacionado. [...] Tudo isso nos leva a concluir que é necessário focalizar o estudo das políticas nacionais e das cada vez mais importantes políticas internacionais, tendo em conta os condicionamentos provenientes do incremento da internacionalização e da globalização”. Nesta perspectiva, os estudos apresentados têm o propósito de indicar tendências e alertar sobre as perspectivas e os limites de estudos comparados e de programas nacionais e internacionais de avaliação em larga escala, que produzem impactos nas políticas educacionais. Assim sendo, as análises apresentados neste livro reafirmam a preocupação dos autores com temáticas pautadas em políticas educacionais que contribuam com a produção no campo da educação comparada.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544406113
DOI:10.24824/978854440611.3
Ano de edição:2016
Número de páginas:268
Formato:16x23
Assunto:
Políticas educacionais nacionais e internacionais: perspectivas para a
educação comparada / organização Rose Meri Trojan, Clarice Martins
de Souza Batista
268 p.
Inclui bibliografi
ISBN 978-85-444-0611-3
1. Educação e Estado. 2. Política pública. 3. Planejamento
educacional. 4.Educação comparada. I. Trojan, Rose Meri. II. Batista,
Clarice Martins de Souza.
15-26486 CDD: 370.9
CDU: 37(09)
PREFACIO (no original, em espanhol)
Diego Sevilla
PREFÁCIO (em português)
Diego Sevilla
APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO COMPARADA: fundamentos, importância e método
Cinthya Vernizi Adachi de Menezes
O TRABALHO DOCENTE NA OCDE E NO ÂMBITO GLOBAL
Cintia Ribeiro Veloso da Silva
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E
DESEMPENHO ESTUDANTIL: uma análise crítica
sobre as perspectivas da OCDE
Rose Meri Trojan
Vanessa Cristiane Corrêa
PISA EN EL CONTEXTO DE LAS EVALUACIONES
INTERNACIONALES
Antonio Luzón Trujillo
Mónica Torres Sánchez
AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA:
um olhar sobre o PISA e a TALIS
Gisele Adriana Maciel Pereira
Clarice Martins de Souza Batista
AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS DA EDUCAÇÃO E SUAS
BASES ONTOEPISTEMOLÓGICAS: o caso da pesquisa TALIS
Sonia Regina Landini
Gisele Adriana Maciel Pereira
O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE SUAS
CONDIÇÕES DE TRABALHO NO BRASIL, NA ESPANHA
E NO MÉXICO: um estudo comparado a partir da pesquisa
TALIS (OECD-)
Rose Meri Trojan
Robson Sipraki
ESTILOS DE LIDERANÇA ESCOLAR NO BRASIL E
NA ESPANHA SEGUNDO A PESQUISA TALIS (OCDE)
Clarice Martins de Souza Batista
UMA ANÁLISE DE GÊNERO: resultados matemáticos
no PISA (Brasil e Argentina)
Vanisse Simone Alves Corrêa
Robson Sipraki
Maria Tereza Carneiro Soares
A AVALIAÇÃO NACIONAL COMO CENTRALIDADE
DA POLÍTICA, EQUÍVOCO QUE SE RENOVA
Fabiana Thomé da Cruz
Andréa do Rocio Caldas
BRASIL ALFABETIZADO E MISSÃO ROBINSON I: um
estudo comparado das políticas educativas de alfabetização
no Brasil e na Venezuela
Antenor da Cunha França Júnior
INICIATIVAS DE INTEGRACIÓN REGIONAL DEL
CONOCIMIENTO: redes de colaboración e
investigación para la equidad en la
educación superior en latinoamérica
Jesús Ruiz Flores
Gildardo Meda Amaral