1 x de R$37,78 sem juros | Total R$37,78 | |
2 x de R$18,89 sem juros | Total R$37,78 | |
3 x de R$12,59 sem juros | Total R$37,78 | |
4 x de R$9,77 | Total R$39,10 | |
5 x de R$7,95 | Total R$39,77 | |
6 x de R$6,74 | Total R$40,45 | |
7 x de R$5,88 | Total R$41,13 | |
8 x de R$5,23 | Total R$41,83 | |
9 x de R$4,73 | Total R$42,53 | |
10 x de R$4,32 | Total R$43,24 |
Autores: Romilda Teodora Ens - Marciele Stiegler Ribas - Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto (Orgs.)
Sinopse:
Este livro traz no seu bojo valiosas contribuições que as pesquisas em rede entre Programas de Pós Graduação oferecem para a atualização dos debates da área da educação, possibilitado pelo confronto entre grupos nacionais e internacionais, pela cooperação acadêmica e pelo aperfeiçoamento do processo crítico. Cada capítulo apresenta uma discussão atualizada, consistente e com análises significativas do contexto político educacional. As discussões geradas por interesse em aprofundar análises sobre políticas educacionais e representações sociais voltam-se aos aspectos epistemológicos e metodológicos a elas relacionados. Essa obra se endereça, sobretudo, a todos aqueles interessados pelas pesquisas e experiências relativas às análises sobre como as políticas educativas são comprometidas direta ou indiretamente pelas políticas governamentais, sobre como os reflexos dessas políticas impactam a escola, a formação docente, e ainda como as representações sociais de práticas educativas vem sofrendo as influências dessas políticas. Esse livro apresenta um panorama amplo das dificuldades políticas de governo que tem construído políticas educacionais com graves distorções, grandes equívocos e conduzido os professores a desconstrução de sua profissionalidade. As representações permitiram revelar o distanciamento do sujeito professor de sua identidade profissional, do aluno, e indicaram a importância de se construir novas perspectivas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416723
DOI:10.24824/978854441672.3
Ano de edição:2017
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
P829
Políticas educacionais, representações sociais e docência na interface com a escola / Romilda
Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas, Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto (organizadoras)
262 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1672-3
DOI: 10.24824/978854441672.3
1. Professores - Formação. 2. Políticas Educacionais. 3. Representações Sociais. I. Ens, Romilda
Teodora. II. Ribas, Marciele Stiegler. III. Favoreto, Elizabeth Dantas de Amorim.
CDD: 370.71
17-42270 CDU: 37.02
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: qualidade da formação e
construção da subjetividade
Clarilza Pardo de Sousa
APRESENTAÇÃO
DA INVESTIGAÇÃO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS ÀS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Romilda Teodora Ens
Marciele Stiegler Ribas
Elizabeth Dantas de Amorin Favoreto
Políticas educacionais em foco
LA FORMACIÓN DE INVESTIGADORES EN EL CAMPO DE
LA POLÍTICA EDUCATIVA: problemas y desafíos
Jorge Gorostiaga
AS ATUAIS PROPOSTAS DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO
E O LUGAR DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR:
ameaças ou oportunidades?
Geyso Dongley Germinari
Paulo Eduardo Dias de Mello
A CRISE DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: a MP
em discussão
Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto
Marciele Stiegler Ribas
José Luís de Oliveira
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: signifcados
e sentidos
Romilda Teodora Ens
Marciele Stiegler Ribas
Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto
Janis Helen Vettorazzo
Jacques de Lima Ferreira
CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS FRENTE À RELAÇÃO
ENTRE O PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO
Jaqueline Nagel
Edina Dayane de Lara Bueno
Célia Souza da Costa
Gilberto dos Santos Couto
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FORMAÇÃO E
DOCÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR
ESCUTA DO SUJEITO NA FORMAÇÃO DOCENTE: passe à
permanência no ofício
Maria de Lourdes S Ornellas
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: desafos e perspectivas
Maria de Fátima Barbosa Abdalla
ESTAR EM FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ:
representações de professores
Romilda Teodora Ens
Ana Paula de Moraes de Siqueira
José Luís de Oliveira
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR: o
olhar de pedagogas em formação continuada
Leila Cleuri Pryjma
Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
Romilda Teodora Ens
SER PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA: entre
representações e políticas docentes
Sueli Pereira Donato
INFANTIL E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: o
conhecimento já produzido
Paola Andressa dos Reis Ostrovski Oliveira
Romilda Teodora Ens
Sandra Mara de Lara
LEITURA LITERÁRIA E COMPLEXIDADE: uma relação possível
Flávia Brito Dias
Romilda Teodora Ens