15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$83,59 sem juros | Total R$83,59 | |
2 x de R$41,80 sem juros | Total R$83,59 | |
3 x de R$27,86 sem juros | Total R$83,59 | |
4 x de R$21,63 | Total R$86,51 | |
5 x de R$17,60 | Total R$87,99 | |
6 x de R$14,92 | Total R$89,49 | |
7 x de R$13,00 | Total R$91,00 | |
8 x de R$11,57 | Total R$92,54 | |
9 x de R$10,45 | Total R$94,09 | |
10 x de R$9,57 | Total R$95,66 |
Autores: Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Organizadora)
Sinopse:
Esta publicação terá duas versões: português editada pela CRV na coleção Educação e espanhol em e-book pela editora livre da CLACSO. O livro se divide em 3 partes com eixos norteadores da discussão especifica engendrados ao tema geral do debate apresentado no território latino-americano. O primeiro vai se referir as Políticas e Formação Docente trazendo uma abordagem teórica para além da mercantilização do conhecimento científico; o segundo vai trabalhar as Políticas de Educação Superior trazendo os impasses e as possíveis possibilidades; o terceiro irá analisar as políticas e os processos pedagógicos também na Educação Superior
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416594
DOI:10.24824/978854441659.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:396
Formato:16x23
Assunto:
P726
Políticas, formação docente e processos pedagógicos na América Latina: para além
dos elementos (des)articuladores do mercado capitalista. / Maria de Lourdes Pinto de
Almeida. (organizadora)
396 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1659-4
DOI 10.24824/978854441659.4
1. Educação 2. Formação docente 3. Educação superior 4. Política de formação I.
Almeida, Maria de Lourdes de. org. II. Título III. Série.
CDD 370.71
APRESENTAÇÃO: POLÍTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE
E PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA AMÉRICA LATINA: para
além dos elementos (des)articuladores do Mercacado Capitalista
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
POLÍTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DA
MERCANTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E RESOLUÇÃO
CNE/CP Nº / – POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA AS
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
Camila de Fátima Soares dos Santos – URI/RS
Edite Maria Sudbrack – URI/RS
Silvia Regina Canan – URI/RS
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE PROPOSIÇÕES E
DELINEAMENTOS NO DECÊNIO -
Zuleide Ramos Ferreira da Rosa – Unoesc/SC
Elton Luís Nardi – Unoesc/SC
POLÍTICAS PARA A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
ENTRE O PARADIGMA DO ENSINO E O PARADIGMA DA
APRENDIZAGEM
Altair Alberto Fávero – UPF/RS
Carina Tonieto – UPF/RS
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA
CONTEMPORANEIDADE UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO
CONCEITO GRAMSCIANO DE INTELECTUAL ORGÂNICO
Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Unoesc/SC
Hildegard Susana Jung – Unilasalle/RS
PROPOSTA DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE UM CURSO DE
FORMAÇÃO DO EDUCADOR/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA
José Camilo dos Santos Filho – Unicamp/SPCAPÍTULO VI
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
uma análise a partir do documento pátria educadora
Silvia Regina Canan – URI/RS
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR:
IMPASSES E POSSIBILIDADES
TRANSFORMACIONES EN LAS POLÍTICAS QUE REGULAN
LA UNIVERSIDAD: estrategias flexibles para fortalecer las
prácticas de gobierno neoliberal
Olga Cecilia Díaz Flórez – Universidad Pedagógica de Bogotá/Colombia
EL SISTEMA DE EDUCACIÓN SUPERIOR EN CHILE EN LA
ENCRUCIJADA ALCANCES E IMPLICANCIAS DEL PROYECTO
DE REFORMA
Oscar Espinoza – Centro de Estudios Avanzados de la Universidad de Playa
Ancha y Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación – Chile
Luis Eduardo González- PIIE- Universidad Academia de Humanismo Cristiano – Chile
ESTADO E DIREITOS SOCIAIS NO CONTEXTO DAS CARTAS
CONSTITUIÇÕES NA AMÉRICA LATINA
Margarita Victoria Rodríguez – UFMS/MS
MODELO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA
BRASILEIRA
Cláudia Mara Stapani Ruas – UCDB/MS
Regina Tereza Cestari de Oliveira – UCDB/MS
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
IMPACTOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Rosane Carneiro Sarturi – UFSM/RS
Laura Wunsch – UFSM/RS
TREZE ANOS DE CICLOS AVALIATIVOS DOS SINAES
QUAIS RUMOS? QUAIS PERSPECTIVAS?
Marilda Pasqual Schneider – Unoesc/SCPARTE III
POLÍTICAS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EDUCACIÓN A LO LARGO DE LA VIDA Y EDUCACIÓN
SUPERIOR UNA INNOVACIÓN CURRICULAR EN LA
ENSENANZA UNIVERSITARIA DE POSGRADO
Patricia Viera Duarte – IUSUR/Uruguai
Enrique Martínez Larrechea – IUSUR/Uruguai
A PRESENÇA DA DIFERENÇA NEGRA E INDÍGENA NA
EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO
DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
José Bonifácio Alves da Silva – UCDB/MS
José Licínio Backes – UCDB/MS
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A
RESSIGNIFICAÇÃO DE IDENTIDADES/DIFERENÇAS
Ruth Pavan – UCDB/MS
CAPÍTULO XVI
PROPOSTA CURRICULAR CATARINENSE
ORIGEM, HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO (-)
César Rodrigo Kasteller – Unoesc/SC
Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Unoesc/SC
CAPÍTULO XVII
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA
COMUNICAÇÃO: reflexões sobre o ensino híbrido na docência
no ensino superior
Elisabete Cerutti – URI/RS
POSFACIO
LA UNIVERSIDAD LATINOAMERICANA DEL FUTURO QUE
SU SOCIEDAD ESTÁ CONSTRUYENDO
Renato Dagnino – UNICAMP/SP