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Autores: Matusalém De Brito Duarte
Sinopse:
O processo de redemocratização brasileira, a promulgação da LDB 9394/96, e a definição das políticas públicas em prol da universalização do ensino das últimas décadas vêm redefinindo o papel da escola pública brasileira, da Educação Básica na sociedade e a forma como se organiza o trabalho docente. Nesse cenário, o Ensino Médio tem sido o grande desafio dos governos, no que tange à acessibilidade, permanência, pertinência e qualidade do ensino. Diante disso, tem-se assistido a ampliação das estratégias de controle e a culpabilização docente nas diversas redes de ensino, redistribuindo, de forma muitas vezes perversa, a responsabilidade pela oferta dos serviços públicos com qualidade. A partir desse contexto, este livro traz uma investigação sobre a construção e os efeitos das tecnologias de governo e da subjetivação docente, no contexto das reformas do setor público, com enfoque nos programas “Choque de Gestão” e “Estado para Resultados” na Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais (REEMG). A partir da adoção de uma metodologia de abordagem imanente e pluralista, através de uma multiplicação causal e com o apoio das categorias conceituais “micropolítica” e “Tecnologias de subjetivação”, buscamos compreender as diversas faces do poliedro que compõe a realidade complexa do cotidiano do trabalho docente. São analisados os impactos na carreira docente, na forma como tem se avaliado o professor, as mudanças na autonomia, os processos de culpabilização pela descentralização da gestão e também a questão do transbordamento da escola como fator impactante no trabalho. De forma clara e baseada na vivência de vários professores, o livro contribui para se pensar as formas de reorganização do trabalho docente e da escola como caminho imprescindível para a construção de políticas públicas com foco na melhoria efetiva da qualidade do processo educativo. Matéria publicada no Jornal Estado de Minas, leia!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403891
DOI:10.24824/978854440389.1
Ano de edição:2015
Número de páginas:238
Formato:16x23
Assunto:
Duarte, Matusalém de Brito
Políticas públicas, choque de gestão e tecnologias da subjetivação docente
/ Matusalém de Brito Duarte.
230 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0389-1
1. Escolas - Organização e administração. I. Título.
15-21612 CDD: 371.2
CDU: 37.091
Sumário
INTRODUÇÃO
Os percursos de análise e a multiplicação causal
– Abordagem metodológica e sujeitos da pesquisa
– Estratégias de análise
– Categorias conceituais de análise
– Micropolítica e macropolítica
– Tecnologias da subjetivação
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NO
BRASIL E EM MINAS GERAIS
– O Ensino Médio e as políticas da educação no Brasil
– As reformas do setor público e as políticas públicas em educação
– As políticas públicas do “Choque de Gestão” e do “Estado
para Resultados”
As práticas discursivas do “Choque de Gestão”
- Trabalho e carreira docente na perspectiva da legislação do
“Choque de Gestão” e suas implicações nos processos de subjetivação
– A carreira docente e condições de trabalho
na legislação estadual
– As avaliações de desempenho
– Acordo de Resultados e Prêmio por produtividade
– A política remuneratória do subsídio
– A fragmentação da categoria docente
- As práticas discursivas e o site governamental
de informações “Dito e Feito”
– Análise técnica do site “Dito e Feito”
– “Dito e feito”: a “verdade” das mudanças na educação
em Minas Gerais e na carreira docente
O TERRITÓRIO-ESCOLA E OS PROCESSOS DE
SUBJETIVA ÇÃO NA ERA DO “CHOQUE DE GESTÃO”
E DO “ESTADO PA RA RESULTADOS”
- Participação e autonomia docente
- Atividade docente e organização territorial da escola
- As tecnologias de subjetivação e os impactos da reorganização
da carreira no trabalho docente
- A política das avaliações externas e o
(auto) controle como política
– O transbordamento da escola e a subjetivação docente
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO
SOBRE O AUTOR