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Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes, Maria das Graças Correia Gomes, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva (Org.)
Sinopse:
Vivemos em tempos difíceis, tenebrosos e incertos. Para os/as que trabalham na área educacional a situação é agravante. Tais tempos denotam poucas perspectivas de mudanças. As demandas do tempo presente nos instigam a pensar as políticas públicas de educação. Há quase duas décadas tínhamos uma gestão que, em certo aspecto, focalizava sua atenção na área da educação: democratização da educação pública, políticas afirmativas para as populações historicamente destituídas do saber e promoção à convivência com a diversidade cultural. Hoje, não, assim, mais o é. Fazer o que? Dançar um tango argentino. Mas, temos dúvidas se sabemos o suficiente para tanto. Parece-nos que os/as brasileiros/as só dançam samba. O que desconfiamos. O certo é que, professore/as, gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e a população, em geral, precisam compreender as políticas públicas, desde sua formação até a sua implantação no sentido de promover uma organização política a favor da qualidade social da educação. É, pois, este o nosso objetivo com o presente livro: disseminar a cultura do debate acerca das políticas públicas de educação. Universalizar uma proposta de discussão pública e coletiva quanto às políticas educacionais e seus propósitos nitidamente voltados para a lógica da acumulação desmedida do capital. Em outros termos|: lutar por um novo projeto de educação para o Brasil tão brasis. Pensamos que as políticas públicas de educação implantadas a partir da redemocratização e da reforma do Estado brasileiro estão inconclusas e outras já estão sendo sobrepostas a que ainda não se consolidou. Em tal sentido, compete-nos à compreensão desse contexto por meio das pesquisas científicas, visto que o conhecimento só tem razão de ser quando nos auxilia na perspectiva da transformação social. É isto que o/a leitor/a aqui encontrará: um convite ao conhecimento e à luta por uma escola pública de excelente qualidade, plural, rica em sua diversidade e verdadeiramente autônoma.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411735
DOI:10.24824/978854441173.5
Ano de edição:2016
Número de páginas:380
Formato:16x23
Assunto:
D588
Políticas públicas de educação: olhares transversais. /. Elione Maria Nogueira
Diógenes, Maria das Graças Correia Gomes, Wellyngton Chaves Monteiro da
Silva (Org.).
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1173-5
1. Educação - diversidade 2. Política pública – ensino superior. I. Gomes,
Maria das Graças C. II. Silva, Wellyngton Chaves M. da III. Diógenes, Elione
Maria Nogueira. IV. Título V. série
CDD 372.21
SUMÁRIO
PREFÁCIO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: aflições
Elione Maria Nogueira Diógenes (UFAL/PPGE)
REFERENCIAL ANALÍTICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS:
o financiamento da educação como campo investigativo
Inalda Maria dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)
PESQUISA AVALIATIVA EM EDUCAÇÃO: um olhar empírico
Eraldo Ferraz de Sousa
DERECHO A LA EDUCACIÓN Y ABSENTISMO ESCOLAR
EN ESPAÑA: Perspectiva normativa
José Ignacio Cruz Orozco
Sandra García de Fez
Roser Grau Vidal
O ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA TECITURA DOS
CONTEXTOS DO CAPITAL E DA DOUTRINA NEOLIBERAL
Jane Marinho da Silva
Joana D’Arc Ferreira de Macêdo
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO
POLÍTICA PÚBLICA EM ALAGOAS:
perspectivas anunciadas para o trabalho docente
Janine Oliveira Cardeal
Javan Sami Araújo dos Santos
POLÍTICAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO BRASIL:
do coronelismo ao clientelismo
Edvaldo Francisco do Nascimento
Idnelma Lima da Rocha
POLÍTICA PÚBLICA DE ESTÁGIO CURRICULAR E
SUPERVISIONADO: prostituição, estupro ou o império
da prostituição universal?
Ciro Bezerra
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO NAS PRISÕES:
perfil de pessoas privadas de liberdade no Estado de Alagoas,
de acordo com o INFOPEN
Maria da Conceição Valença da Silva
REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO BANCO MUNDIAL
NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Maria Fabiana da Silva Costa
Alexandre Felipe Oliveira Gomes
A GESTÃO PEDAGÓGICA FACE AS POLÍTICAS
DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: O Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (IDEB) em questão
Simone da Costa Silva
Danielle da Costa Silva
DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: para onde vai?
Eni de Faria Sena
IMPORTANTES PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS:
da percepção do problema à avaliação
Maria Jeane Bomfim Ramos
POLÍTICAS PÚBLICAS EM CULTURA DE PAZ NA ESCOLA
Maria Joyce Maia Costa Carneiro
AS POLÍTICAS DE INTERDIÇÃO E CONTROLE NO DISCURSO
DA “ESCOLA LIVRE”
Ricardo da Silva
GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO, ESTADO E O MERCADO NA ARENA EDUCACIONAL
Elione Maria Nogueira Diógenes
Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
LEI DA ESCOLA LIVRE: concepções e caminhos da educação nas escolas públicas de Alagoas
Cinthya Maria de oliveira
Nélida Fernanda Inácio da silva
O NOVO PNE E A SEMPRE ATUAL NECESSIDADE DE
VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: inquietações acerca
da década da educação no Brasil (2014-2024)
Geisa Carla Gonçalves Ferreira
Vanessa Sátiro dos Santos
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O CURRÍCULO ESCOLAR: inovações
Elione Maria Nogueira Diógenes
Dayvid de Farias Santos
O CICLO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
UNIVERSITÁRIA: uma breve reflexão sobre o ensino jurídico da capital alagoana
Fabiana de Moura Cabral Malta
Edna Cristina do Prado
POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NO BRASIL:
um artefato cultural entre desigualdades e prioridades
Simone Natividade- PPGE (UFAL)
José Adailton Cortez Freire
PRONATEC: tecendo compreensões, aproximações e relações
Fernanda Valeria do Nascimento Borba
Sandra Regina Paz
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES