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Autores: Agnaldo de Sousa Barbosa - Hilda Maria Gonçalves da Silva - Maria Madalena Gracioli - Vânia de Fátima Martino (Orgs.)
Sinopse:
O presente livro reúne aqueles que foram selecionados pela Comissão Científica do I SIPPEDES - Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social como os melhores trabalhos inscritos no evento. O seminário, realizado entre 21 e 23 de setembro de 2014 no câmpus de Franca da UNESP – Universidade Estadual Paulista, representou a primeira iniciativa voltada para o público externo do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, cumprindo o papel de inserir o curso no circuito de eventos acadêmicos, assim como de apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa às instituições da esfera pública e organizações da sociedade civil cujas atividades e interesses se interseccionam com os objetivos de suas linhas de pesquisa. O evento contou com a co-organização do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas (DECSPP) da mesma instituição e com o apoio financeiro da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP. Os textos que compõem este livro refletem tanto a heterogeneidade disciplinar que caracterizou os pesquisadores participantes do I SIPPEDES quanto a diversidade temática inerente ao campo científico das políticas públicas, o que não permite classificar seu conteúdo em uma área específica. Sua abrangência é, inequivocamente, interdisciplinar. Mesmo quando o foco de leitura recai sobre as seções específicas por meio das quais se subdividiu o conteúdo do livro, ainda assim não é possível se vislumbrar o domínio de disciplinas isoladas. Cada texto expressa a sinergia de campos distintos de conhecimento que se inter-relacionam na busca de respostas para problemas que impõem desafios ao desenvolvimento social em realidades territoriais e institucionais as mais diferentes. Não obstante trazer em suas páginas a discussão de assuntos aparentemente distintos, como educação, desenvolvimento, trabalho, saúde, planejamento urbano, direitos humanos e meio ambiente, o elemento de unidade deste livro é a discussão de como as políticas públicas estão sendo – ou poderiam ser – mobilizadas na promoção de estratégias para a modificação das condições de existência, seja na dimensão do bem-estar social, do progresso econômico ou do exercício da cidadania e efetivação de direitos fundamentais. Das reflexões realizadas é possível se depreender o quanto são promissores os horizontes teórico-metodológicos dos estudos sobre políticas públicas; as experiências enfocadas revelam, de igual maneira, possibilidades profícuas para a interface entre investigação científica e intervenção na realidade social.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402979
DOI:10.24824/978854440297.9
Ano de edição:2015
Número de páginas:320
Formato:16x23
Assunto:
Políticas Públicas
e Desenvolvimento Socialhorizontes e experiências
Políticas públicas e desenvolvimento social: horizontes e experiências / organização Agnaldo de Sousa Barbosa
I - POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO
URBANO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
PLANEJAMENTO URBANO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
possibilidades e limites do poder público e da iniciativa privada
Mauro Ferreira
II - POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO-SOCIAL
POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL COMO FORMA
DE JUSTIÇA SOCIAL: resultados parciais da análise da política de promoção
do comércio justo em Poços de Caldas
Carolina Villas Boas Muniz
Agnaldo de Sousa Barbosa
POLÍTICA INDUSTRIAL COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO
DE CRESCIMENTO SUBNACIONAL – O caso de Goiás
Mario Cesar Gomes de Castro
Joana D’arc Bardella Castro
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO-SOCIAL: o papel da biblioteca do Instituto
Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte
Lígia Almeida do Nascimento Bandeira
Maria do Rosário de Fátima Portela Cysne
ANÁLISE DOS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
NOS MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E SANTO ANDRÉ
Queli Cristina Jonas Garcia
Marcus Vinícius Pó
SEGURO AGRÍCOLA, SUBVENÇÕES E A CULTURA DA SOJA NO BRASIL
Alexandre Stucchi de Souza
Ana Claudia Giannini Borges
O POTENCIAL DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO
ESCOLAR (PNAE) NA PROMOÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LOCAL
Regina Aparecida Leite de Camargo
João Paulo Galvão Travassos Souza
Denise Boito Pereira da Silva
TURISMO RURAL: uma viagem de inclusão produtiva
Angela Marcia de Souza
Claudia Maria Daher Cosac
NOTAS SOBRE DISCURSOS QUE FALAM DA VOZ
NA MÍDIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Carlos Felix Piovezani Filho
III - POLÍTICAS PÚBLICAS, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
VOÇOROCAS: métodos e resultados das políticas públicas ambientais implementadas pelo município de Franca visando
conter seus avanços e a degradação do espaço urbano
Wanderlei Donizete Pereira
Luiz César Ribas
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO SERVIÇO SOCIAL:
Pesquisa-ação realizada no Programa Nacional de Inclusão de Jovens
- ProJovem Adolescente de Franca/SP
Lúcia Regina Tanaka Bovo
Ana Lúcia Bueno dos Reis Giometti
Iara Maki Endo Marubayashi
UMA REVISÃO HISTÓRICA DA POLÍTICA HABITACIONAL BRASILEIRA
E SEUS EFEITOS SOCIOAMBIENTAIS NA METRÓPOLE PAULISTA
Bruno Avellar Alves de Lima
Silvia Helena Zanirato
IV - POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE
A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL E O ENCARCERAMENTO:
práticas, tratamento e incoerências na unidade psiquiátrica
de custódia e tratamento do Rio Grande do Norte
Maria Mayara de Lima
V - POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES DE TRABALHO
TRABALHO, MULHER E POLÍTICAS PÚBLICAS:
protagonismo social de trabalhadoras rurais de Capelinha,
Alto Jequitinhonha /MG
Maria do Rosário Sampaio
VI - POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS
O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DO MERCOSUL
Kellcia Rezende Souza
O ESTADO SOCIAL DE DIREITO NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA (-): o reconhecimento e a aplicabilidade dos direitos
sociais e a teoria da reserva do possível
Paulo Henrique Miotto Donadeli
Luciana Lopes Canavez
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PRISIONAL E A CONDIÇÃO HUMANA
Ivani de Lourdes Marchesi de Oliveira
Milady Aparecida de Andrade
POLÍTICA DE SAÚDE E RESISTÊNCIA DAS FAMÍLIAS
AO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM CÂNCER:
entre o discurso da lei e as possibilidades de afirmação da vida
Kassia de Oliveira Martins Siqueira
O SUAS EM MOVIMENTO: desafios postos ao reordenamento da rede de serviços
de acolhimento institucional para crianças, adolescentes e jovens
Thiago Rodrigo da Silva
Neide Aparecida de Souza Lehfeld
VII - POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
GESTÃO SOCIAL DOS CONSELHOS ESCOLARES NA PERSPECTIVA
DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
Gislene Silva Dutra
Maria Lúcia Miranda Afonso
GESTÃO ESCOLAR DE QUALIDADE: um plano de melhoramento contínuo
para a rede municipal de Franca- SP
Fabiana Granado Garcia Sampaio
Rutinéia Cristina Martins
Djanira Soares de Almeida
VIII - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO BRASILEIRO: uma análise histórica
dos () até os dias de hoje
Diego Lopes de Campos
Vânia De Fátima Martino
POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA A JUVENTUDE:
A escola SENAI “Márcio Bagueira Leal” de Franca como agente de execução
de cursos de aprendizagem industrial
Erivelto Ricardo de Sá
Maria Madalena Gracioli
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA:
uma análise em escolas públicas estaduais de ensino fundamental II
na cidade de Franca SP na perspectiva da Lei Nº /
Marley de Fátima Morais Borges
Jonas Rafael dos Santos
IX - POLÍTICAS PÚBLICAS
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
NO ESTADO DE SÃO PAULO
Raquel de Oliveira Arruda
Hilda Maria Gonçalves da Silva
O PIBID COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E O FORTALECIMENTO DAS LICENCIATURAS EM FILOSOFIA:
reflexões sobre a experiência na Universidade Federal do Maranhão
Almir Ferreira da S Junior
POLÍTICA PÚBLICA DE RECONHECIMENTO DE SABERES E FORMAÇÃO
INICIAL E CONTINUADA: avaliando o contexto da implantação do programa
CERTIFIC em beneficiamento do peixe no nordeste
Elizabeth de Araújo Cavalcante
Sueli Maria de Araújo Cavalcante
X - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA
INCLUIR E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR:
um estudo de caso
Rosana Elizete Tavares
Sylvia da Silveira Nunes
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS
NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Guilherme Brito de Lacerda
A EVASÃO ESCOLAR:
apontamentos de uma velha/nova realidade social
Helton L Silva
Genaro A Fonseca