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Autores: Eduardo Calsan
Sinopse:
O curso técnico de nível médio voltou ao cenário nacional, seja pela alta demanda por mão de obra qualificada, seja pela discussão a respeito da formação profissional exigida a cada avanço que a tecnologia promove. Esta modalidade de ensino também envolve diretamente a preparação para o trabalho e o ingresso do indivíduo (ou sua manutenção) nesta esfera. Entretanto, considerar o trabalho implica em considerar o capitalismo, incluindo pontos de entrave gerados por esse modo de produção, sobretudo no que diz respeito à relação capital-trabalho. Desta relação resta-nos pensar de que maneira o trabalho (intelectual ou manual) apresenta uma independência e não seja apenas motivo de exploração para o aumento da renda do capitalista, já que lucro não é pecado, mas sim, exploração. Com base nesses pressupostos, a investigação teve como objetivo identificar as variáveis implicadas no processo de formação profissional considerando as relações do ensino técnico de nível médio com as demandas do sistema econômico e as políticas públicas voltadas para esta modalidade, sobretudo as desenvolvidas nos últimos sessenta anos. Foram ponderados, inclusive, os indicativos históricos do ensino técnico no Brasil e em São Paulo, assim como, a formulação de políticas públicas educacionais sob os aspectos sociopolítico, econômico e histórico, tendo como resposta os principais desafios que o curso técnico tem enfrentado em sua trajetória.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424544
DOI:10.24824/978854442454.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:168
Formato:16x23
Assunto:
Calsan, Eduardo.
Políticas públicas e formação no ensino técnico: desafios de uma instituição pública de
ensino no estado de São Paulo / Eduardo Calsan – Curitiba: CRV, 2018.
168 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2454-4
DOI 10.24824/978854442454.4
1. Educação 2. Educação técnica – nível médio 3. Políticas públicas I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 373.239
Índice para catálogo sistemático
1. Educação técnica – nível médio 373.238
Roger Marchesini de Quadros Souza
OS PROPÓSITOS DO ESTUDO
DEMANDAS DO SISTEMA ECONÔMICO: sobre as relações do
capital com o trabalho, com a produção e o ensino técnico
A chegada das ideias capitalistas ao Brasil
Ensino técnico: um meio de luta contra o capitalismo e a exploração
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO TÉCNICO NO BRASIL E NO
ESTADO DE SÃO PAULO: breve consideração
Breve histórico do ensino técnico e profissional no Brasil e em São Paulo
A história do curso técnico e profissionalizante contada através
da legislação
Políticas públicas para e no ensino técnico de nível médio
Políticas públicas ou de governo – do passado e
do presente para se pensar no futuro
O passado, o presente e o futuro: avanços, retrocessos e repetições que
marcaram e marcam as políticas públicas para o ensino técnico
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO E O
ENSINO TÉCNICO
Os vários Ensinos Médios
O ensino médio em uma escola pública
O ensino médio em uma escola privada
O ensino médio de nível técnico
A Escola do Trabalho de Pistrak e o ensino técnico atual:
desafios para a qualidade da educação
Os desafios impostos ao curso técnico para o alcance da qualidade,
a partir das políticas públicas dos últimos quarenta anos
FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO TÉCNICO: a realidade de
uma instituição pública de ensino técnico no estado de São Paulo
Percurso metodológico
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Categorias de análise: currículo, prática docente, qualidade de ensino
e cidadania
Análise dos resultados
Caracterizando os sujeitos de pesquisa
Dimensionando os dados a partir das categorias de análise
Os desafios impostos ao curso técnico para se alcançar a qualidade,
a partir da visão dos docentes
CONSIDERAÇÕES FINAIS