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Autores: Eugênia Portela
Sinopse:
Esta obra apresenta diferentes olhares sobre as políticas públicas educacionais no Brasil e as suas interfaces com o currículo, a avaliação e a formação de professores. Na primeira parte enfoca a produção científica brasileira sobre a avaliação na Educação Superiore o impacto do tema avaliação da educação superior no Brasil, nas publicações científicas, como forma de expressão da consolidação do campo da avaliação. Em seguida apresenta o estudo sobre a certificação ocupacional de gestores escolares e as implicações para a gestão escolar com a implementação da Certificação Ocupacional de dirigentes escolares por meio de parceria efetivada entre o governo municipal e o Instituto Ayrton Senna. Traz estudos sobre o cenário de formação inicial de professores, com o enfoque para o ensino de Ciências e a experiência sobre a formação de professores na perspectiva inter/multicultural. Na segunda parte traz uma análise comparativa sobre as políticas afirmativas no Brasil e nos Estados Unidos passa para as discussões sobre a ressignificação dos conceitos de igualdade e diferença; e algumas reflexões dobre a Educação do campo; analisa as novas demandas e tensões produzidas para o currículo e práticas pedagógicas da educação básica no Brasil, com a recepção das leis 10.693/03 e 11. 645/08 que tornaram obrigatório o estudo da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena as relações étnico-raciais na escola. A terceira parte propõe um passeio intelectivo sobre o conceito de ensinar, relacionando-o com as formulações conceituais sobre o feminino e o infantil e encerra como estudo sobre o papel da família e da escolapara a introdução das crianças ao universo letrado. Desejamos a você, prezado leitor, profícua leitura.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580428865
DOI:10.24824/978858042886.5
Ano de edição:2014
Número de páginas:224
Formato:16x23
Assunto:
CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ
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P829
PolÃticas públicas educacionais: novos contextos e diferentes desafios para educação no Brasil / organização Eugênia Portela de Siqueira Marques. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
224p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-886-5
1. Ensino superior - Brasil - História. 2. Universidades e faculdades - Brasil - História. 3. Ensino superior e Estado - Brasil - História. 4. Brasil - PolÃtica e governo. I. Marques, Eugênia Portela de Siqueira.
13-07093 CDD: 378.81
CDU: 378(81)
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