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Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes - Maria da Conceição Valença da Silva
Sinopse:
Este livro tem um compromisso com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Nele, os estudiosos se esforçaram por sintetizarem e organizarem um pensamento articulado com um sentimento epistemológico de mudança social. Não há um pacto com a neutralidade. O livro é claro. A episteme e as práticas são transdisciplinares e nesse compósito prescindem de pactos com a hegemonia burguesa. O pensamento revolucionário está posto. O que se deseja é a emancipação através dos diferentes itinerários formativos. Os professores caminham trilhas diversas, por isso, têm muito a contribuir com olhares múltiplos. O livro também considera as práticas transdisciplinares a partir do momento em que compreende que as políticas públicas não são um bloco monolítico, mas, um campo da pesquisa social pluridisciplinar. Assim, o livro “Políticas Públicas em Educação: episteme e práticas” tem um compromisso social e ético com a transformação da realidade social. Por meio de pesquisas científicas, os estudiosos comparecem e referendam uma forma particular de análise da realidade educacional brasileira em que a crítica é a chave que abre o campo reflexivo. É claro no livro o entendimento da educação como política pública e, portanto, passível de análise e mudança. Por fim, convidamos o ledor e a ledora para adentrar nos temas relativos à gestão da educação, à qualidade de ensino e ao papel do Estado na educação, fundamentando-se em textos que refletem a riqueza e o rigor das análises, e, acima de tudo, a possibilidade de transformação da realidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418505
DOI:10.24824/978854441850.5
Ano de edição:2017
Número de páginas:270
Formato:16x23
Assunto:
D588
Políticas públicas em educação: episteme e práticas / Elione Maria Nogueira Diógenes,
Maria da Conceição Valença da Silva (Organizadoras).
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1850-5
DOI 10.24824/978854441850.5
1. Educação 2. Políticas públicas 3. Episteme – práticas I. Diógenes, Elione Maria
Nogueira. org. II. Silva, Maria da Conceição Valença da. org. III. Título II. Série.
CDU 37.014 CDD 379
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Silvio Sánchez Gamboa
POLÍTICAS PÚBLICAS: reflexões necessárias
HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: o diálogo enquanto práxis,
linguagem e entendimento na análise das políticas públicas
José Aparecido de Oliveira Lima
Anderson de Alencar Menezes
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
SOB O AVANÇO DO ATAQUE NEOLIBERAL NA ATUALIDADE
Aline Soares Nomeriano
Simone Natividade
POLÍTICAS PÚBLICAS E AS CRISES POLÍTICA E ECONÔMICA NO BRASIL NO GOVERNO DILMA VANA ROUSSEFF
Marta Veronica de Souza Correia
POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: desafos do planejamento, financiamento e gestão
da educação básica
Inalda Maria dos Santos
Edna Cristina do Prado
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E OS PROBLEMAS DO FINANCIAMENTO
Jailton de Souza Lira
A GOVERNANÇA EDUCACIONAL DO PNUD EM ALAGOAS: os novos paradigmas políticos e de gestão para educação básica
Sandra Regina Paz
Elainy Paula Viturino Braz
A EJA NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Maria da Conceição Valença da Silva
MEMÓRIAS DO SERTÃO DE ALAGOAS: narrativas orais
e visuais da política do programa mobral cultural
Jailson Costa da Silva
Marinaide Lima de Queiroz Freitas
A PARCERIA PÚBLICO PRIVADO NA IMPLEMENTAÇÃO DA
GESTÃO GERENCIAL EDUCACIONAL NO ESTADO
DE PERNAMBUCO: o programa gestão nota 10
do Instituto Ayrton Senna
Maria Fabiana da Silva Costa
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
NO ENSINO SUPERIOR
Maria Aparecida Pereira Viana
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: os planos em questão
Irailde Correia de Souza Oliveira
INTERFACES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
José Marcio Augusto de Oliveira
Ana Maria Vergne de Morais Oliveira
AVALIAÇÃO EXTERNA COMO POLÍTICA PÚBLICA – A COMPREENSÃO LEITORA
O DISCURSO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À LEITURA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BRASILEIRO
Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante
Antonieta Mírian de Oliveira Carneiro Silva
O CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS GOVERNOS LULA (2003-2010)
Edna Cristina do Prado
Tiago Leandro da Cruz Neto – Zurck
SOBRE AS ORGANIZADORAS
SOBRE OS AUTORES