1 x de R$23,32 sem juros | Total R$23,32 | |
2 x de R$11,66 sem juros | Total R$23,32 | |
3 x de R$7,77 sem juros | Total R$23,32 | |
4 x de R$6,03 | Total R$24,13 | |
5 x de R$4,91 | Total R$24,55 | |
6 x de R$4,16 | Total R$24,97 | |
7 x de R$3,63 | Total R$25,39 | |
8 x de R$3,23 | Total R$25,82 | |
9 x de R$2,92 | Total R$26,25 | |
10 x de R$2,67 | Total R$26,69 |
Autores: Claudia Fidelis (Org.)
Sinopse:
A obra versa sobre temas atuais em torno dos Direitos Humanos, Direito Econômico e sustentabilidade. Reforça a importância e empenho da academia científica em contribuir e fomentar a discussão sobre os temas. Motivados pela discussão e por esse fomento é que 19 autores de forma individualizada ou conjuntamente abordaram em 12 capítulos, temáticas que evidenciam os avanços conquistados e os que ainda não foram alcançados quanto aos direitos humanos, a proteção do meio ambiente e o equilíbrio do Direito Econômico. A obra revela-se de grande importância pela sua contribuição para o cenário jurídico nacional que servirá de fonte para estudiosos do Direito pela experiência explorada do contexto jurídico brasileiro com enfoque na luta incessante pela concretização de direitos. Espera-se que as reflexões apresentadas possam colaborar com a construção de um país mais justo, igualitário e solidário, ensejando a efetivação de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424346
DOI:10.24824/978854442434.6
Ano de edição:2018
Número de páginas:210
Formato:16x23
Assunto:
E92
Evangelista, Izabel Alcina.
Por onde caminha a docência universitária? / Izabel Alcina Evangelista,
Maria Antonia Vidal Ferreira – Curitiba: CRV, 2018.
122 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2435-3
DOI 10.24824/978854442435.3
1. Educação 2. Formação humana 3. Pedagogia 4. Práticas pedagógicas
I. Ferreira, Maria Antonia Vidal II. Título III. Série.
Neusi Berbel
INTRODUÇÃO
I
O ÂMBITO DA DIDÁTICA E A PRÁTICA
PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA
Objeto de estudo: o processo de ensino
Tendências pedagógicas e a evolução
histórica da didática
Os fundamentos da Didática Tradicional
Fundamentos da Didática moderna: a escola
nova e o tecnicismo educacional
A Didática Crítica
A prática pedagógica universitária: o tríptico didáctico
II
PROFISSÃO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Docência é uma profissão, não é qualquer trabalho
Alguns entraves à profissionalização do
magistério superior
Não há formação inicial para a
docência universitária
Não há políticas de formação docente para o
ensino superior brasileiro
Tendências de formação docente para o Século XXI
III
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Características do planejamento educacional
Concepções de planejamento
Concepção Tradicional de Planejamento
Concepção Tecnicista de Planejamento
Concepção Democrática de Planejamento
Metodologias de planejamento
Planejamento estratégico e seu
processo sistêmico
Maria Antonia Vidalindd // ::
Metodologia Participativa e seu
processo dialógico
Níveis e modalidade de planejamento educacional
Planejamento Nacional de Educação – PNE
Planejamento Institucional: PDI, PPI e PPC, PIT
IV
AS METODOLOGIAS ATIVAS: tendências atuais
no Ensino Superior
Os pensadores das metodologias ativas
Conceituando metodologias ativas
Metodologias ativas nas Universidades
Metodologias ativas praticadas na atualidade
Metodologia da Problematização – MP
Aprendizagem baseada em problemas – ABP/PBL
Aprendizagem baseada em projetos – ABP
Aprendizagem baseada em problemas
e projetos – ABPP
Aprendizagem baseada em equipe/TIME – ABE
Sala de Aula Invertida – SAI
V
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
NO ENSINO SUPERIOR
Tipos de avaliação
Avaliação Externa
Avaliação Interna
Avaliação da aprendizagem acadêmica
Aportes conceituais de avaliação
Instrumentos e critérios de avaliação
na Universidade
Instrumentos de avaliação
Critérios da avaliação
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS