15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$40,68 sem juros | Total R$40,68 | |
2 x de R$20,34 sem juros | Total R$40,68 | |
3 x de R$13,56 sem juros | Total R$40,68 | |
4 x de R$10,52 | Total R$42,10 | |
5 x de R$8,56 | Total R$42,82 | |
6 x de R$7,26 | Total R$43,55 | |
7 x de R$6,33 | Total R$44,29 | |
8 x de R$5,63 | Total R$45,04 | |
9 x de R$5,09 | Total R$45,79 | |
10 x de R$4,66 | Total R$46,55 |
Autores: Maria Cristina Simeoni
Sinopse:
A capacidade criativa é primordial para saber filtrar informações e produzir conhecimentos e, de acordo com Cipriano Carlos Luckesi, se o ser humano estiver vivenciando plenamente essa produção, ele está em estado de ludicidade. Um lugar para desenvolver essas capacidades é na Educação Superior em cursos de Licenciaturas. O professor deve trabalhar com metodologias que proporcionem ao aluno momentos de participação na aula de maneira criativa e lúdica, produzindo o conhecimento. Políticas educacionais internacionais e nacionais apontam para essas questões. Na União Europeia, a aprendizagem ao longo da vida é considerada um princípio fundamental e, dentre os objetivos estratégicos, apresenta-se incentivar a criatividade e a inovação. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior consideram a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Desse modo, o livro apresenta alguns princípios para a construção de uma metodologia de ensino que incorpore os atributos da criatividade e ludicidade, fazendo com que o professor tenha uma base para tornar-se mais pleno em sala de aula. A classe deve ser alegre, um mundo no qual circulam a imaginação e a curiosidade, mediadas pelo professor. Assim, uma metodologia de ensino para proporcionar uma aula criativa e lúdica deve seguir alguns princípios e também sistematizá-los em três etapas distintas: relação dialógica, exposição do conteúdo curricular e registro das aprendizagens. Desse modo, será possível um trabalho educacional voltado para o desenvolvimento do aluno, do grupo e, consequentemente, para a transformação da sociedade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418789
DOI:10.24824/978854441878.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:138
Formato:14x21
Assunto:
S588
Simeoni, Maria Cristina.
Por um processo criativo e lúdico de ensinar e aprender na universidade
/ Maria Cristina Simeoni.
138 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1878-9
DOI 10.24824/978854441878.9
1. Metodologia de ensino 2. Ludicidade 3. Epistemologia I. Título II. Série.
CDU 378.124 CDD 378
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO I
SOBRE ALGUNS ANTECEDENTES
Antecedentes de Política Internacional
Antecedentes de Políticas Nacionais
Estudos Nacionais e Internacionais
Pesquisas em Teses de Doutorado
e/ou Dissertação de Mestrado
Formulação do Problema
Questões da pesquisa
Objetivos
CAPÍTULO II
SOBRE ALGUMAS CONCEPÇÕES
Metodologia de Ensino
Criatividade
Ludicidade
CAPÍTULO III
SOBRE OS CAMINHOS PERCORRIDOS
Enfoque Epistemológico da Pesquisa
Tipo de Estudo e sua Justifcativa
Descrição e Justifcativa
do Tipo de Desenho da Pesquisa
Unidades de Análises
Defnição e Características da População da Amostra
Procedimento para Coleta de Dados
Procedimento de Tabulação dos Dados
Procedimento para Análises de Dados
CAPÍTULO IV
SOBRE AS ANÁLISES E RESULTADOS
Habilidades Cognitivas e Imaginação
Expressão de ideias e relação dialógica
Metodologia de ensino, imaginação
e relação dialógica
Aprendizagem dos alunos, imaginação
e relação dialógica
Resultados do Estudo
CAPÍTULO V
CONCLUSÃO
Conclusões Gerais
Discussão Teórica
Projeções Gerais
Sugestões para Políticas Educativas
Sugestões Centros de Formação
Sugestões para novas linhas de pesquisa
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA