15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$81,31 sem juros | Total R$81,31 | |
2 x de R$40,66 sem juros | Total R$81,31 | |
3 x de R$27,10 sem juros | Total R$81,31 | |
4 x de R$21,04 | Total R$84,15 | |
5 x de R$17,12 | Total R$85,59 | |
6 x de R$14,51 | Total R$87,05 | |
7 x de R$12,65 | Total R$88,52 | |
8 x de R$11,25 | Total R$90,02 | |
9 x de R$10,17 | Total R$91,52 | |
10 x de R$9,31 | Total R$93,05 |
Autores: João Colares da Mota Neto
Sinopse:
O livro analisa a constituição de uma concepção decolonial no pensamento social e pedagógico de Paulo Freire e Orlando Fals Borda, buscando identificar seus aportes (biográficos, epistemológicos, metodológicos e ético-políticos) para a formulação de uma pedagogia decolonial como expressão da educação popular latino-americana.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544407837
DOI:10.24824/978854440783.7
Ano de edição:2016
Número de páginas:384
Formato:16x23
Assunto:
M917
Mota Neto, João Colares da.
Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda./João Colares da Mota Neto.
1. Educação 2. Pedagogia – Paulo Freire 3. Pedagogia – Orlando Fals Borda I. Título II. Série.
Índice para catalogo sistemático
1. Pedagogia – Paulo Freire - 370.98
2. Pedagogia – Orlando Fals Borda – 370.98
CDD 370.98
PREFÁCIO
Sônia Maria da Silva Araújo
INTRODUÇÃO
Contextualização do objeto de estudo
Caracterização metodológica
O GIRO DECOLONIAL NA AMÉRICA LATINA
A crítica decolonial em Frantz Fanon
O pensamento decolonial e o programa de investigação da
modernidade/colonialidade latino-americano
Caracterização geral do programa
A colonialidade do poder e a crítica do racismo
Transmodernidade e a crítica ao eurocentrismo filosófico
O pensamento decolonial como paradigma outro
Pensamento crítico latino-americano e a superação da
colonialidade do saber
A colonialidade do ser e a ética de solidariedade
A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA COMO UMA
PEDAGOGIA DA SUBVERSÃO
De que educação popular estamos falando?
A educação popular libertadora na América Latina
A refundamentação da educação popular e a busca por novos
paradigmas emancipatórios
A CONCEPÇÃO DECOLONIAL EM PAULO FREIRE: da denúncia
Do colonialismo ao anúncio da libertação
Paulo Freire, um educador do Terceiro Mundo
Fundamentos da crítica decolonial no pensamento freireano
Diretrizes pedagógicas decoloniais
O horizonte utópico de Paulo Freire
A CONCEPÇÃO DECOLONIAL EM ORLANDO FALS BORDA –
ou a conjunção entre ciência própria participativa, educação popular
e socialismo autóctone
Orlando Fals Borda, um intelectual sentipensante
A crítica ao colonialismo intelectual e a busca de uma ciência própria
A investigação-ação participativa e a educação popular
O socialismo autóctone e a democracia participativa
O LEGADO DE FREIRE E FALS BORDA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA AMÉRICA LATINA
A pedagogia decolonial como expressão da educação popular
latino-americana
Críticas decoloniais a Freire e Fals Borda
ISBN 978-85-444-0783-7