| 1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
| 2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
| 3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
| 4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
Este livro tem o propósito de caracterizar e compreender o desenvolvimento atual da pós-graduação em diferentes universos da Educação Física na América Latina. Os textos reunidos têm, basicamente, três ênfases: apresentam dados gerais sobre a organização da pós-graduação (Argentina, Chile, Cuba, Porto Rico, Uruguai e México); oferecem uma análise mais detalhada da produção científica de alguns programas de pós-graduação (Colômbia e Peru); discutem aspectos específicos da política avaliativa estabelecida, agora em processo de transição paradigmática (Brasil). A leitura dos capítulos nos permite identificar afinidades, mas, também, destacar diferenças da pós-graduação na região. Analisar comparativamente esse processo permite buscar o que aproxima ou distancia os países em questão e compreender seus fundamentos sociais e históricos. Além disso, pode ajudar a compreender/buscar outros sentidos e nexos explicativos, abrindo novas possibilidades para as linhas de investigação já consolidadas. A obra espera contribuir para reflexão sobre a necessidade de ampliação e alcance da pós-graduação na região para todos os que queiram e possam cursá-la e, de forma virtuosa, amplie possibilidades de novos olhares para a Educação Física sob a forma socialmente referenciada e progressista. É com esse espírito que nós, os organizadores, convidamos vocês a um mergulho nas diferentes experiências da pós-graduação em Educação Física na América Latina. Desejamos a todos uma excelente leitura!
Autores:
Organizadores
Felipe Quintão De Almeida
Graduado em Educação Física pela UFES. Mestre e doutor em Educação pela UFSC. Pós-doutorado em Educação na Universidade de Strathclyde (Glasgow). Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bolsista pernambucano de produtividade (FACEPE).
Karen Lorena Gil Eusse
Licenciada em Educação Física – Universidad de Antioquia (UdeA). Mestra e doutora em Educação Física – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Eduardo Lautaro Galak
CONICET/UNLP (IdIHCS) – UNIPE. Profesor en Educación Física y Doctor en Ciencias Sociales (UNLP). Investigador Independiente del CONICET (Argentina). Docente de la Universidad Nacional de La Plata y de la Universidad Pedagógica Nacional. Editor de “Educación Física & Ciencia” y coordinador del Colectivo de Estudios sobre Políticas, Educación y Cuerpo (CEPEC-IdIHCS).
André Malina
Professor Titular na UFRJ. Pós-Doutor pelo PPFH-UERJ. Coordenador Adjunto e Docente Permanente no PPGEF. Graduado, mestre e doutor em Educação Física. Graduado em Filosofia e em Pedagogia. Pós-Graduado em Adm. Escolar e em Docência do Ensino Superior. Coord. do GEP “Vitor Marinho”.
Ivan Marcelo Gomes
Graduação em Educação Física pela UEM. Mestre em Sociologia pela UFPE. Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. Professor do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES).
Autores
Alberto Moreno Doña
Profesor Titular de la Universidad de Valparaíso, Chile. Dr. por la Universidad de Granada, España. Magíster en Pensamiento Latinoamericano, mención filosofía (Universidad de La Serena, Chile) y Licenciado en Educación por la Universidad de Valencia, España.
Web Personal: Https://albertomorenodona.com/
Ângela Celeste Barreto De Azevedo
Professora Titular na UFRJ. Pós-Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH-UERJ. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRJ. Graduada, mestra e doutora em Educação Física. Graduada em Medicina. Graduada em Odontologia. Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Treinamento Desportivo. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa “Vitor Marinho”. PPGEF/EEFD/UFRJ.
Cristina Vela González
Profesora de la ESEF cdmx. Doctorante en educación con el tema de investigación “Mecanismos de evaluación docente”.
Denis Lara Caveda
Licenciado en Cultura Física. Doctor en Ciencias de la Cultura Física. Profesor Titular. Autor/coautor de más de 30 artículos científicos y ponente o conferencista en múltiples eventos internacionales. Miembro fundador de la Red Latinoamericana de Educación Física, Sociedad y Ciencia (RELEFSOCI).
Felipe Neri Rivero Sánchez
Profesor De La Esef Cdmx. Coordinador Del Proyecto “narrativas Analíticas: Género, Educación Y Deporte”.
Ivana Rivero
Profesora y Licenciada en Educación Física por la UNRC. Especialista en Prácticas Redaccionales y Magíster en Educación y Universidad por la UNRC. Doctora en Ciencias de la Educación por la UNLP. Posdoctora en Ciencias Sociales por el CEA-UNC. Docente de la Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC) y Universidad Nacional Pedagógica (UNIPE).
Jennifer Aline Zanela
Professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Mestra em Educação Escolar e doutora em Educação, ambos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Graduada em Psicologia. Graduada em Educação Física. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa “Vitor Marinho”.
Juan Muiño Orlando
Magister en Ciencias Humanas, opción Teorías y Prácticas en Educación, maestrando en Filosofía Contemporánea y Licenciado en Educación Física. Se desempeña como Profesor Asistente en el Núcleo Cultura y Sociedad del Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales, en el Instituto Superior de Educación Física de la Universidad de la República (Uruguay).
Leon Ramissés Vieira Dias
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRJ. Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pelo PPGTDS/UFRJ. Pós-Graduado em Pegadogia Crítica da Educação Física pela UFRJ e em Educação Especial e Inovação Tecnológica pela UFRRJ. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UFRJ. Graduado em Pedadogia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Vitor Marinho. Professor de Educação Física nas Prefeituras de Araruama e do Rio de Janeiro.
Lilia Nakayama
Profesora en Educación Física (Ipef) y Licenciada en Educación Física (UNRC). Magister en Educación Corporal (UNLP). Docente en Universidad Provincial de Córdoba (UPC) y Universidad Nacional de Villa María (UNVM).
Marcela María Cena (registrar Nome Completo)
Profesora de Educación Física (Instituto Gabriela Mistral). Licenciada de Educación Física por la Universidad de Río IV. Profesora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Córdoba y Doctora en Educación Física por la Universidad Complutense de Madrid. Directora de la Maestría en Educación Física Escolar de la Facultad de Educación Física Ipef de la UPC. Docente e Investigadora.
Marcos Antonio Moreno Cortés
Investigador joven y estudiante de la carrera de Pedagogía en Educación Física de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.
Mariel Ruiz
Profesora de Educación Física por el INEF Dra. Dalmascio Velez Sarsfield. Licenciada en Educación Inicial por la UNLu. Magíster y Doctora en Pedagogía por la Universidad de Barcelona. Docente e investigadora de la Universidad Nacional de Luján (UNLU).
Martha Méndez Muñoz
Dra. en Historia y etnohistoria. Profesora de la ESEF cdmx. Miembro del Sistema Nacional de Investigación (SNI).
Martín Chavarría
Licenciado en Educación Física y estudiante de maestría por la Universidad de la República (ISEF-UdelaR). Docente de la Universidad de la República (ISEF-UdelaR).
Oscar Calixto La Rosa Feijoo
Licenciado en Educación Física. Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Perú). Maestría en Educación con mención en Docencia y Gestión Educativa. Universidad César Vallejo (Perú). Doctor en Educación. Universidad César Vallejo (Perú). Pós-doctorado en Educación. Universidad de São Paulo (Brasil). Docente en la Universidad Nacional de Tumbes.
Paola Dogliotti Moro
Licenciada en Educación Física y en Educación y Magister en Enseñanza Universitaria por la Universidad de la República, Uruguay. Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Docente de la Universidad de la República. Investigadora Nivel II del Sistema Nacional de Investigadores de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación.
Raumar Rodríguez Giménez
Doctor en Ciencias Humanas (UFSC). Magister en Enseñanza Universitaria (Udelar). Licenciado en Educación (Udelar). Profesor de Educación Física (CNEF). Profesor en régimen de dedicación total en Udelar (FHCE e ISEF). Coordinador del Grupo de Investigación Cuerpo, Educación y Enseñanza.
Sebastián Cambó Díaz
Doctor en Psicología Clínica (Puerto Rico y Arizona, USA). Práctica privada (Lifestance Health, LLC). Doctorado en Psicología (Albizu University). Maestría en Enseñanza de Educación Física (SUAGM/PR). Bachillerato en Educación Física (Universidad de Puerto Rico). Maestro de Educación Física Baldwin School of Puerto Rico 2004-2022). Coordinador de Ciencia Conductual (Kansas City Royals 2022-2023).
Sergio Toro Arévalo
Doctor en Ciencias de la Educación y Postdoctora en Motricidad Humana y Fenomenología, con formación inicial en Educación Física, Deportes y Recreación. Actualmente profesor y jefe de Carrera Pedagogía en Educación Física de la Universidad de Chile. Ha realizado estudios de posgrado en Alemania, Chile y Brasil.
Silvio Telles
Pós-doutorado em Gestão Avançada em Gestão e Economia pela Universidade de Évora-Portugal. Professor Associado Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor permante do programa de Pós-Graduação em Educação Física-EEFD. Professor Permante do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte – IEFD.
Tomás Larrosa
Profesor Universitario y Licenciado en Actividad Física y Deportes por la Universidad de Flores (UFLO). Docente de la Universidad Pedagógica Nacional (UNIPE) y Universidad Nacional de Luján (UNLu).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8489-0
ISBN Digital: 978-65-251-8486-9
DOI: 10.24824/978652518489.0
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 232
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: P980 Pós-Graduação em Educação Física na América Latina: estado atual e desafios futuros / Felipe Quintão de Almeida, Karen Lorena Gil Eusse, Eduardo Lautaro Galak, André Malina, Ivan Marcelo Gomes (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 232 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8486-9 ISBN Físico 978-65-251-8489-0 DOI 10.24824/978652518489.0 1. Educação Física 2. Pós-Graduação 3. América Latina 4. Ciência I. Almeida, Felipe Quintão de, org. II. Eusse, Karen Lorena Gil, org. III. Galak, Eduardo Lautaro, org. IV. Malina, André, org. V. Gomes, Ivan Marcelo, org. VI. Título VII. Série. CDU: 378.6:796(8=9) CDD: 796.071098 Índice para catálogo sistemático 1. Pós-Graduação – Educação física – 796.071098
