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Autores:
Alessandra Sousa Teixeira
Doutoranda em Educação pelo PROPED/UERJ. Professora e Coordenadora Efetiva da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas- BA. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH. Ana Paula Pereira Marques de Carvalho
Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Assessora na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. Tutora a distância do Consórcio CEDERJ, na disciplina Currículo do Curso de Pedagogia da UERJ. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH Ana Paula Pinto Duarte
Mestranda em Educação (PPGE/UFMT). Professora efetiva da rede municipal de Várzea Grande.
Bonnie Axer
Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH. Atua nos seguintes temas: alfabetização, infância, currículo e política curricular. Carolina de Oliveira Ramos Guente
Licenciada em Pedagogia pela UERJ. Professora de Educação Infantil na rede particular do Rio de Janeiro. Bolsista de Apoio Técnico CNPq. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH).
Carolina Duarte Pandini Liporage
Mestranda em Educação pelo PROPED/UERJ. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH). Caroline dos Santos Florentino de Barros
Doutoranda em Educação pelo PROPED/UERJ. Professora Orientadora Educacional nos Municípios de Cabo Frio e Quissamã – RJ. Tutora da Disciplina Currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD – CEDERJ/UERJ. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH). Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva
Doutoranda em Educação pelo PROPED/UERJ. Mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – POSEDUC/ UERN. Licenciada em Pedagogia (UERN). Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH Débora Raquel Alves Barreiros
Doutora em Educação pela UERJ. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ e Coordenadora do Curso de Pedagogia EaD Uerj/Cederj. Professora da Universidade Estácio de Sá, atuando na graduação e pós-graduação presencial e EaD. Pesquisadora do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH.
Emerson Bezerra Vidal Gomes
Mestrando em Educação pelo PPGECC/UERJ. Licenciado em Pedagogia (UERJ). Membro do GRPESq/CNPQ Globalização, políticas educacionais e curriculares (GLOPEC) e do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH).
Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Fabrícia Figueiredo Blackman
Mestranda em Educação pelo ProPED/UERJ. Professora Especialista em Supervisão Educacional da Rede Municipal de Educação de Tanguá-RJ. Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Niterói. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH).
Geniana dos Santos
Doutora em Educação (UERJ). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMT).
Isabele Lacerda Queiroz
Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Professora da Educação Básica da rede municipal de Nova Iguaçu e Orientadora Educacional na rede municipal de Belford Roxo. Pesquisadora no GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH.
Jade Juliane Dias
Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ. Professora de Educação Infantil da Rede do Município do Rio de Janeiro (SME/RJ). Professora articuladora da Rede Solare Brasil/América Latina, representante do município do Rio de Janeiro nas relações Reggio Children Approach – Itália/Brasil. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH
Kelly Joana Ferreira
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora da Rede Municipal de Ensino de Primavera do Leste/MT e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).
Larissa Carvalho Costa
Mestre em Educação (PPGE/UFMT). Professora efetiva da rede municipal de Lucas do Rio Verde.
Lhays Marinho da Conceição Ferreira
Pós-doutoranda com financiamento por bolsa FAPERJ Nota 10, atuando no ProPEd/UERJ, Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ; Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pelo PPGECC/UERJ; Pós-graduada em Tecnologias e Educação a Distância; Pós-graduada em Neuropscicopedagogia. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH).
Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida
Doutora em Educação pela UFPE. Bolsista de produtividade em pesquisa/CNPq. Professora Titular da UFPE/Campus Agreste. Docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da UFPE/CAA. Coordena o grupo de pesquisa Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas, vinculado ao Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais. Manoela do Nascimento Morgado
Doutoranda e Mestre em Educação do Proped/UERJ, professora do municipio de Duque de Caxias/RJ e Orientadora Pedagógica da rede municipal de Queimados/RJ. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDHMaria Carolina da Silva Caldeira
Doutora em Educação pelo PPGE/FaE/UFMG. Professora do Centro Pedagógico da UFMG e do Programa de Pós-graduação Educação e Conhecimento Social da UFMG (PPGE/FaE/UFMG). Membro do Grupo de Estudos em Currículos e Culturas (GECC/FaE/UFMG) e do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH.
Maria Clara de Lima Santiago Camões
Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Professora da Educação Infantil e das Licenciaturas Integradas do Colégio Pedro II. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH e coordenadora do NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) vinculado ao CPII.
Nataly da Costa Afonso
Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ. Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do projeto de Iniciação à Docência: Políticas de Alfabetização e Currículo no CAp-UERJ: Possibilidades e Evidências. Vice coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD UERJ/CEDERJ. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH. Nívia Cursino Faria
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias PPGECC da FEBF/UERJ. Professora da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH.
Phelipe Florez Rodrigues
Doutor em educação pelo ProPed/UERJ, professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias PPGECC da FEBF/UERJ. Coordenador do GRPESq/CNPQ Globalização, políticas educacionais e curriculares. Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro. Rita de Cássia Prazeres Frangella (org.)
Doutora em Educação pela UERJ. Professora Titular da Faculdade de Educação da UERJ. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PROPEd/UERJ. Coordenadora do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH. Bolsista de produtividade em pesquisa/CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Procientista/UERJ Rosalva de Cássia Rita Drummond
Doutora em Educação pela UERJ. Professora do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – CAp-ISERJ. Professora dos Cursos de Licenciatura – UNESA. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/ UNESA – Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores – PGFE. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH. . Sonia de Oliveira Martins
Doutoranda e Mestre em Educação pelo ProPed/UERJ.
Pedagoga na SME/FME Niterói-RJ e Profª. Orientadora Pedagógica na SEMED São Gonçalo-RJ. Membro do GRPESq/CNPq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH. Stefanny Sodré de Azevedo
Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH/FAPERJ).
Tamires Barros Veloso
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da UFPE/CAA. Membro do grupo de pesquisa Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas, vinculado ao Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais/CNPQ. Integra a rede CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias
Vanessa Azevedo Cabral da Silva
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea pela UFPE, Campus Agreste. Professora da Educação do Campo/Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Nabuco – PE. Membro do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais/CNPq. Integra a rede CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias. Victória Fonseca de Barros
Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos (GCEDH/CNPq). E-mail: [email protected]
Waleska Rodrigues Costa
Doutoranda em Educação – Proped/UERJ. Mestra em Educação, Cultura e Comunicação – PPGECC/UERJ-FEBF. Professora especialista da rede municipal de ensino Duque de Caxias-RJ. Supervisora escolar da rede municipal de ensino de Queimados-RJ.Membro do GRPESq/CNPq Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos/ GCEDH.
Sinopse:
Quais encontros temos promovido em conversas sobre currículo com as infâncias, alfabetização e formação? No coletivo de textos que compõem este livro, em diálogos com estudos fundamentados na perspectiva discursiva e pós-estrutural, o ponto de encontro está nas fronteiras. Sem binarismos, a convergência das pesquisas se dá justamente no olhar do lugar da diferença nas políticas curriculares (com e para as infâncias) e na formação docente. O leitor é levado a começar uma conversa (sem fim, e não necessariamente ali iniciada), permeada por deleites de riquezas literárias, para a problematização de significações de justiça, equidade e qualidade atreladas à ideia de “um modo” e “um tempo de aprender” nos programas e políticas de alfabetização. O livro é um convite aos que anseiam por um encontro com palavras “desacostumadas” pelos percursos tecidos no encontro com a diferença, que visibiliza o outro e questiona evidências de homogeneização e previsibilidade diante de incalculáveis possibilidades de ser, estar, e constituir-se nas relações e práticas educacionais, distanciando-se de perspectivas colonizadoras. Cumpre-se no livro a “função política de questionar e fazer emergir diferentes possibilidades de significação de forma a garantir um debate acadêmico plural”, sem (des)legitimar uma ou outra prática. Mantem-se aberto em cada texto o fluxo de significações no encontro fronteiriço e produtivo que constitui as políticas curriculares. Cristiane Gomes de Oliveira Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. Técnica em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II, atua como chefe do Setor da Educação Infantil na Diretoria de Ensino Fundamental e Educação Infantil da Pró-Reitoria de Ensino (Defei/Proen).
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-8063-2
ISBN Digital: 978-65-251-8064-9
DOI: 10.24824/978652518063.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
P854 Potências fronteiriças nas políticas curriculares alfabetização, infância e formação Rita de Cássia Prazeres Frangella (organizadora) – Curitiba CRV, 2025 230 p Bibliografia ISBN Digital 9786525180649 ISBN Físico 9786525180632 DOI 10248249786525180632 ISBN Digital 978-65-251-8064-9 ISBN Físico 978-65-251-8063-2 DOI 10.24824/978652518063.2 1 Educação 2 Currículo 3 Políticas Públicas 4 Alfabetização 5 Infância 6 Formação de Professores I Frangella, Rita de Cássia Prazeres, org II Título III Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação CDU 37014 CDD 37014