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Sinopse:
“[...] Então, quando me deparo com um livro escrito por tantos autores de diferentes origens e formações, com a preocupação precípua de dar a conhecer o outro, um livro como este que ora prefacio, um livro que nos traz uma enorme riqueza de saberes acerca de diferentes comunidades típicas, sejam elas negras, brancas, indígenas – não importa: o que importa é que são comunidades de outros! – eu começo a ficar feliz. Eu começo a enxergar que, a despeito de todas as dificuldades práticas, existem pessoas que, como eu, vem tentando compartilhar saberes que nos completem pelo conhecimento do outro, pessoas que também buscam a construção de uma visão mais complexa e compreensiva do outro. Uma visão que nos complemente, que nos torne pessoas melhores, mais integrais, mais éticas, menos preconceituosas, mais dispostas a construir uma nova sociedade baseada em uma concepção mais ampla de nós mesmos. Pessoas que pesquisam as comunidades típicas que nos rodeiam para permitir que aquele Céu de respeito e integração aqui na Terra seja um dia possível. Afinal, como já disse, é pelo conhecimento do outro que nos construímos, que nos completamos, que nos integramos e que melhoramos como pessoas. Hoje, já não sou mais aquele menino branquelo intrigado com um Céu em que só habitavam ‘galeguinhos de olhos azuis’. Já envelheci e já encontrei algumas respostas para meus antigos problemas de pesquisa. Não sei se terei tempo de ver construído meu ‘Céu aqui na Terra’, ou seja, uma sociedade de paz e de integração entre todos os homens, ou se, tragicamente, as pessoas insistirão em viver incompletas por séculos ainda. Mas, de toda forma, tenho a alegria de saber que consegui pintar ao menos um pedacinho de uma nova ilustração com meus atos professorais. E, nos dias de hoje, tenho a felicidade redobrada de ver muitas sementes plantadas, de ver novos e jovens pesquisadores em busca de um conhecimento mais amplo do que nós somos, de ver por todos os lados pessoas que se dedicam, por exemplo, a criar livros que ampliam nossa visão de mundo e dos outros, livros como este, do qual, agora, tenho a satisfação de também fazer parte”. Do Prefácio, Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior, Instituto de Ciências Humanas e Letras/ICHL Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL
Autores:
DENILSON LIMA SANTOS
Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/Campus dos Malês, BA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPILIS).
DIRLEI AFONSO SCHIER
Professor Orientador do Grupo Uninter.
EDINEIA KOELER
Filha de agricultores pomeranos (Santa Maria de Jetibá – ES). Licenciada em História. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE – Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Grupo de pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Professora da rede municipal de ensino do município de Santa Maria de Jetibá – ES.
ERINEU FOERSTE
Filho de Franz Foerste e Rosalina Timm Foerste (pioneiros de Vila Pavão – ES). Formou-se em Licenciatura Plena em Letras. Atua como professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e é membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Temas de interesse: Línguas minoritárias; contatos linguísticos; direitos linguísticos; interculturalidade; culturas e saberes tradicionais. É membro fundador do Instituto do Povo Tradicional Pomerano do Brasil (criado no dia 21 de junho de 2017). Tem assento no Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais.
INGRID LETICIA MENEZES BARBOSA (ORG.)
Mestre em Estudos da Linguagem. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO.
JAIANE DA SILVA ALBUQUERQUE NUNES
Graduada em História pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Pós-Graduanda no curso de História do Brasil: Cultura e Memória pelo Programa de Pós-Graduação da UNEAL.
JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA (ORG.)
Licenciado em Letras: língua portuguesa e suas respectivas literaturas (Campus Rolim de Moura) e em Direito (Campus Cacoal) pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas PPGSCA/UFAM. Cursa Doutorado em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas – PPGSCA/UFAM. Atua como Professor Adjunto no Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola no Instituto de Natureza e Cultura – INC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. É vice-lider do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO. Como pesquisador tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: Linguística Aplicada, formação de professores e Processos Socioculturais em Regiões de Fronteira, com ênfase na região amazônica.
JOSUÉ DA COSTA SILVA
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais.
LILIANE EIFLER FIRME SILVA
Acadêmica da Pós-Graduação da Uninter em Metodologia do Ensino da História e Geografia.
NAUAMA DIAS SURUÍ
Graduada em Ciências Econômicas. Especialista no Ensino de Ciências e Matemática.
REGINALDO CONCEIÇÃO DA SILVA (ORG.)
Cursa Doutorado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação. Pesquisa junto aos Indígenas e Povos de Terreiro e demais povos tradicionais da Amazônia.
SAMUEL LEITE CAETANO
Graduado em História. Membro do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM. 1o. Suplente do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), segmento Geraizeiros.
SÉRGIO NUNES DE JESUS (ORG.)
Doutor em Educação. Pesquisador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO e professor visitante na York University (Department of Languages, Literatures and Linguistics (DLLL), da Faculty of Liberal Arts & Professional Studies, Toronto, Canadá. Da American Organization of Teachers of Portuguese – AOTP, EUA. Membro do Brazilian Center for Flying Saucer Research/CBPDV, EUA. Assessor Científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO e desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação, Povos e Comunidades Tradicionais.
VERÔNICA ALDÉ
Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC – Goiás.
Detalhes
ISBN: 978-85-444-3273-0
ISBN Digital: Não possui
DOI: 10.24824/9788544432730.0
Ano da Edição: 2019
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 180
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: J58 Jesus, Sérgio Nunes de Povos e comunidades tradicionais os sujeitos e seus deslocamentos Davys Sleman de Negreiros, Ingrid Leticia Menezes Barbosa, Jorge Luís de Freitas Lima, Reginaldo Conceição da Silva, Sérgio Nunes de Jesus (organizadores) – Curitiba CRV, 2019 180 p (Povos e comunidades tradicionais, v 2) Bibliografi a ISBN COLEÇÃO 978-85-444-1718-8 ISBN VOLUME 978-85-444-3273-0 DOI 10248249788544432730 1 Antropologia – cultura – sociedade 2 Tradições 3 História – povos – comunidades tradicionais I Negreiros, Davys Sleman de org II Barbosa, Ingrid Leticia Menezes org III Lima, Jorge Luís de Freitas org IV Silva, Reginaldo Conceição da org V Título VI Série CDU 39 CDD 301 PREFÁCIO NOSSO CÉU AQUI NA TERRA Celso Ferrarezi Junior PRÓLOGO Denilson Lima Santos POVOS INDÍGENAS PRESENÇA INDÍGENA documentação oficial referente à história indígena na província de Alagoas Aldemir Barros da Silva Júnior Jaiane da Silva Albuquerque Nunes PRÁTICAS TRADICIONAIS NA GESTAÇÃO E NO PARTO DAS MULHERES PAITER SURUÍ Chicoepab Suruí Dias Nauama Dias Suruí Verônica Aldé EXPRESSÃO CULTURAL relato de experiência na formação de professores indígenas em Benjamin Constant-AM Jorge Luís de Freitas Lima POVOS POMERANOS POVO TRADICIONAL POMERANO DO BRASIL discussões sobre lutas coletivas por direitos sociais Erineu Foerste LUTAS COLETIVAS POR EDUCAÇÃO EM UMA COMUNIDADE POMERANA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOBRASIL Edineia Koeler Erineu Foerste MODO DE VIDA E MINERAÇÃO EM TERRITÓRIOS DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS no Bioma Cerrado e no Bioma Pampa Carmo Thum Carlos Alberto Dayrell Samuel Leite Caetano Sergio_deJesus_ x ____Julianeindd COMUNIDADES TRADICIONAIS DE AGRICULTORES FAMILIARES AGRICULTURA FAMILIAR condições para uma agricultura de subsistência em Cacoal – Rondônia Davys Sleman de Negreiros Sérgio Nunes de Jesus COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA REFLEXÕES ACERCA DA “TRAJETÓRIA” ENQUANTO CATEGORIA DE ANÁLISE NA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO análise situacional a partir do modo de vida dos afro-religiosos em uma cidade da tríplice fronteira amazônica Reginaldo Conceição da Silva Josué da Costa Silva COMUNIDADES TRADICIONAIS DE RIBEIRINHOS LENDAS E MITOS NO VIVER DO RIBEIRINHO AMAZÔNICO Liliane Eifler Firme Silva Dirlei Afonso Schier BAIXO RIO MADEIRA a vida e o cotidiano dos povos ribeirinhos da Amazônia Ocidental Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira SOBRE OS AUTORES