15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$62,28 sem juros | Total R$62,28 | |
2 x de R$31,14 sem juros | Total R$62,28 | |
3 x de R$20,76 sem juros | Total R$62,28 | |
4 x de R$16,11 | Total R$64,45 | |
5 x de R$13,11 | Total R$65,56 | |
6 x de R$11,11 | Total R$66,68 | |
7 x de R$9,69 | Total R$67,80 | |
8 x de R$8,62 | Total R$68,95 | |
9 x de R$7,79 | Total R$70,10 | |
10 x de R$7,13 | Total R$71,27 |
Autores: Josélia Saraiva e Silva
Sinopse:
Esta obra aborda, como tema central, a prática docente na Educação Básica. Apresenta como escopo a representação social dessa prática, partilhada por professores e professoras de geografia. Sustenta que essa construção simbólica, associada ao habitus docente, gera obstáculos que dificultam a renovação dessa prática nas escolas brasileiras.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421826
DOI:10.24824/978854442182.6
Ano de edição:2018
Número de páginas:164
Formato:16x23
Assunto:
S581
Silva, Josélia Saraiva e.
Prática docente em geografi a: habitus e representação social / Josélia Saraiva e Silva. –
Curitiba: CRV, 2018.
164 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2182-6
DOI 10.24824/978854442182.6
1. Educação. 2. Geografi a. 3. Representação social. I. Título. II. Série.
CDU 91 CDD 372.89
910.7
Índice para catálogo sistemático
1. Geografi a 910.7
O CAMPO GEOGRÁFICO NO BRASIL E NO PIAUÍ
Sobre o conceito de campo social
O campo da ciência geográfica no Brasil
Os primeiros cursos superiores de Geografia no Brasil
A AGB e o desenvolvimento da Geografia no Brasil
Considerações sobre a consolidação do campo
geográfico no Brasil
O campo do ensino da Geografia em Teresina
A ciência geográfica no Piauí
O espaço social das práticas geográficas em Teresina
II
DA AQUISIÇÃO DE CAPITAIS E INSERÇÃO NO CAMPO DO ENSINO
DA GEOGRAFIA
Caracterização geral da população pesquisada
Sujeitos da pesquisa: características gerais
Sobre o conceito de capital cultural0
Traços da origem familiar
Local de nascimento dos(as) professores(as)
Trajetória escolar
O ingresso no mercado de trabalho
III
GOSTO E ESTILO DE VIDA DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA
NO MUNICÍPIO DE TERESINA
Alguns aspectos preliminares dos efeitos de posição
do professorado
Sobre a escolha do cônjuge
O tamanho das famílias constituídas
Renda familiar
Condições de moradia0
Josélia Saraivaindd /0/0 ::
Gostos e estilo de vida
Bens materiais e construções distintivas
O gosto pela leitura0
Leitura e assinatura de jornais
Leitura e assinatura de revistas
Leitura de livros
O gosto relacionado ao lazer e às atividades de férias0
IV
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO “ENSINAR GEOGRAFIA”
A teoria do núcleo central
A estrutura da representação social do “ensinar Geografia”
Elementos do núcleo central da representação social do
“ensinar Geografia”0
V
HABITUS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O
“ENSINAR GEOGRAFIA”
Habitus professoral e o “ensinar Geografia”
Produção e reprodução do “ensinar Geografia”
Livro didático e habitus professoral
À guisa de conclusão