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Sinopse:
A tessitura deste livro celebra um marco histórico para o Programa do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pois apresenta 9 capítulos dos egressos da primeira turma deste Programa de Pós-Graduação e 1 capítulo elaborado por 2 professores renomados da referida instituição de ensino superior que participaram ativamente na elaboração, implementação e execução do PROEF/UFRN. O livro, intitulado “PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a produção científica da primeira turma do PROEF/UFRN”, é fruto de dedicação, compromisso, respeito, reflexões da ação docente, função social da escola e do educador, dentre outros fatores. A obra é uma construção coletiva dos entusiastas da Educação Física Escolar, com temas que perpassam pelas unidades temática (Lutas, Danças, Jogos e Brincadeiras, Esportes e Práticas Corporais de Aventura), dialogando com diferentes metodologias de ensino, temas emergentes e mídias no contexto escolar. Cada capítulo busca contribuir com a formação de professores de Educação Física que atuam nas escolas brasileiras e, consequentemente, lutam pela melhoria da qualidade na relação do ensino e aprendizagem dos estudantes.
Autores:
Aguinaldo Cesar Surdi
Doutor em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Educação Física e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação em Educação Física (GEPEFEF). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/UFRN. Vice-chefe do Departamento de Educação Física. Experiência na área de Educação Física e Filosofia, atuando principalmente com temas relacionados ao “Brincar e Se-movimentar”, Filosofia do Movimento Humano, Educação Física Escolar e Formação continuada de professores (as) de Educação Física.
Alex de Freitas Pinto
Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Mestre em Educação Física pelo Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ProEF/UFRN. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e membro do Grupo de Estudos Focus-Formação docente em Educação Física Escolar da Universidade São Judas Tadeu (USJT).
Allyson Carvalho de Araújo
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia LEFEM/UFRN e Coordenador da Rede MADDIS-EF (Materiais Didáticos Digitais e Interativos para a Educação Física).
Antonio de Pádua dos Santos
Antônio de Pádua dos Santos Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional –ProEF/UFRN. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário radical, atletismo, estar juntos. Prática Pedagógica, educação física escolar, educação física. formação. metodologia e representações sociais, ideologia, imaginário.
Antonio Jansen Fernandes da Silva
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Física pelo Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ProEF/UFRN Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia LEFEM/UFRN.
Cybele Câmara da Silva
Mestre em Educação Física pelo Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ProEF/UFRN. Professora da Secretaria Municipal de Educação do Natal/RN, Assessora Pedagógica do Setor de Ações e Projetos e membro da Equipe de Formação Continuada em Educação Física da Secretaria Municipal do Natal/RN.
Edilson Medeiros de Oliveira
Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa da Motivação e Desenvolvimento Humano USJT
Elisabeth Jatobá Bezerra
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também se graduou em Educação Física. Atualmente é professora adjunta IV da UFRN e professora do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/UFRN, com experiência na área da Educação Física, especialmente na dimensão pedagógica, destacando-se nos temas educação física escolar e lazer, com ênfase em jogos e brincadeiras na perspectiva da colaboração e solidariedade, educação ambiental e esporte educacional.
Eugênia Maria Gregorio Pereira
Doutoranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu (USTJ). Mestre em Educação Física pelo Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ProEF/UFRN. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência da Universidade São Judas Tadeu (GEEFDP-USJT).
Isabel Porto Filgueiras
Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Educação Física pela mesma instituição. É docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu (USJT), onde coordena o grupo de pesquisa “Focus: Formação Docente em Educação Física Escolar”. É pesquisadora do Instituto Ânima SOCIESC de Inovação e do grupo Contextos Integrados na Educação Infantil (USP). Tem experiência como assessora pedagógica junto a Secretarias de Educação e como professora de Educação Física na Educação Básica. Desenvolve pesquisas sobre formação docente e currículo, com ênfase no professor como pesquisador da própria prática.
Jorge Alexandre Maia de Oliveira
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação Física pelo Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ProEF/UFRN, Professor de Educação Física SEEC/RN e Prefeitura Municipal de Encanto/RN, Supervisor de Educação Física na 15° Diretoria Regional de Educação e Cultura – 15° DIREC, membro do grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia – LEFEM.
José Pereira de Melo
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2020), Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Educação Física e Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis (PROAE/UFRN). Tem experiência na área de Educação Física escolar, na pedagogia do esporte e na formação de professores, tendo sua produção intelectual centrada na publicação de artigos, livros e capítulos de livros que versam sobre a educação física escolar, corpo e aprendizagem, formação de professores e projetos sociais na escola. Coordenador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – GEPEC/DEF/UFRN.
Luciano Hebert de Lima Silva
Mestre de Capoeira do Grupo Capoeira Brasil e fundador, presidente e coordenador da Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva, Ponto de Cultura do Ceará voltado à valorização e difusão das manifestações culturais afro-brasileiras. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É especialista em Educação Física Escolar e licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor efetivo na rede municipal de ensino de Fortaleza, desenvolvendo pesquisas e práticas pedagógicas em Capoeira, Educação Física escolar e Educação Antirracista.
Marcelo Paiva do Nascimento
Mestre em Educação Física pelo Mestrado Profissional em Rede Nacional ProEF da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Márcio Romeu Ribas de Oliveira
Doutor em Educação ProPEd/UERJ. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os interesses de pesquisa são os seguintes temas: educação física escolar e literatura, educação física escolar e as narrativas em imagens (fotografia, cinema, literatura), práticas culturais de movimento nas suas relações com a vida cotidiana urbana, educação física e os povos indígenas da região norte do Brasil, história das práticas culturais de movimento e sua relação com a educação do corpo. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN), Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFSC), Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália/UFRN).
Marcos Leiva da Silva Nery
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UNISUL). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Futebol pela Universidade Unigranrio. Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Educação Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Fisioterapeuta e Professor de Educação Física efetivo da rede estadual de ensino do Ceará, e da rede municipal de ensino de Fortaleza. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas: i) Aspectos pedagógicos e sociais do Futebol (ProFut/UFSCar); ii) Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN); iii) Pesquisas Clínicas e Epidemiológicas em Saúde (UNISUL). Atualmente pesquisa sobre os impactos dos exercícios físicos na saúde e nos aspectos motores em crianças e adolescentes com Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Maria Aparecida Dias
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora Associada IV (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte locada no Departamento de Educação Física, Secretária de Inclusão e Acessibilidade – SIA/UFRN e membro efetivo dos seguintes grupos de pesquisa: Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva – GETA; GEPEC – Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – UFRN, Coordenando a linha de pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão e GPGTES – Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde – UFRN; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFRN) Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/UFRN e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física(PPGEF)/UFRN. Coordenadora do PIBID Educação Física/UFRN- 2012/2013, 2014/2018 e 2022/2024. Chefe do Departamento de Educação Física/UFRN, Biênio 2017/2019 e biênio 2019/2021. Vice chefe do Departamento de Educação Física – 2021-2023 e biênio 2023/2025. Presidenta da Comissão de Verificação Étnica/Racial – UFRN. Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Física na perspectiva Inclusiva (Deficiência, Gênero, Raça e Etnia), Educação a Distância, Educação em Saúde, Didática, Educação Física, Saúde do Trabalhador e Psicomotricidade.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8666-5
ISBN Digital: 978-65-251-8667-2
DOI: 10.24824/978652518666.5
Ano da Edição: 2026
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 152
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: P457 Prática docente na Educação Física Escolar: a produção científica da primeira turma do PROEF/UFRN / Antonio Jansen Fernandes da Silva, Antônio de Pádua dos Santos, Eugênia Maria Gregorio Pereira (organizadores) – Curitiba : CRV, 2026. 152 p. Bibliografia. ISBN Digital 978-65-251-8667-2 ISBN Físico 978-65-251-8666-5 DOI 10.24824/978652518666.5 1. Educação 2. Educação Física Escolar 3. Prática Docente 4. Mestrado Profissional 5. Formação I. Silva, Antonio Jansen Fernandes da, org. II. Santos, Antônio de Pádua dos, org. III, Pereira, Eugênia Maria Gregorio, org. IV. Título V. Série. CDU: 37.015.31 CDD: 371.7 Índice para catálogo sistemático 1. Educação física escolar – 371.7
