15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$66,86 sem juros | Total R$66,86 | |
2 x de R$33,43 sem juros | Total R$66,86 | |
3 x de R$22,29 sem juros | Total R$66,86 | |
4 x de R$17,30 | Total R$69,19 | |
5 x de R$14,08 | Total R$70,38 | |
6 x de R$11,93 | Total R$71,58 | |
7 x de R$10,40 | Total R$72,79 | |
8 x de R$9,25 | Total R$74,02 | |
9 x de R$8,36 | Total R$75,26 | |
10 x de R$7,65 | Total R$76,51 |
Autores: Fábio José Rodrigues da Costa (Orgs.)
Sinopse:
Para Nóvoa (2000) os grupos de investigação darão um novo sentido a Universidade “quando os alunos buscarem inserir-se em grupos de pesquisa” (p. 133). Essa provocação norteou o 3º encontro internacional sobre educação artística (3ei_ea) e se converteu ao mesmo tempo em sua problemática: Grupos de Investigação: tensões entre aprendizagens e pesquisa? O 3ei_ea teve como uma de suas metas tecer mais um fio de uma Rede de Grupos e Investigadoras/es que começou em 2010 no Mindelo em Cabo Verde – África. A iniciativa do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA, em realizar o 3ei_ea com foco nos Grupos de Investigação soma-se ao já realizado pelo i2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade — FBAUP) e do ID_CAI (ID_ Colectivo de Acção e Investigação — grupo informal de investigadores sediados na GESTO Cooperativa Cultural). O livro que chega a suas mãos é o resultado das convergências interculturais e interterritorias experimentadas pelo GPEACC pós 3ei_ea. Sua atualidade está no diálogo com os grupos de investigação do Brasil, de Portugal, de Espanha, de Cuba, da Guatemala, de Cabo Verde que contribuíram para o debate, a reflexão e exercitaram respostas a pergunta que orientou os três dias do evento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786555781106
DOI:10.24824/978655578110.6
Ano de edição:2020
Número de páginas:308
Formato:16x23
Assunto:
Fábio José Rodrigues da Costa
PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO EM ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO
tensões entre aprendizagens e pesquisa
C834
Práticas de investigação em arte e arteeducação tensões entre aprendizagens e pesquisa
Fábio José Rodrigues da Costa (organizador) – Curitiba CRV, 2020
308 p
Bibliografia
ISBN DIGITAL 978-65-5578-102-1
ISBN FÍSICO 978-65-5578-110-6
DOI 10248249786555781106
1 Arte 2 Ensino de arte 3 Pesquisa – arte 4 Grupos de pesquisa – arte I Costa, Fábio José
Rodrigues da org II Título III Série
CDU 701 CDD 7007
APRESENTAÇÃO
Fábio José Rodrigues da Costa
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS
PESQUISAS FRACASSADAS E INTERROMPIDAS
Ana Mae Barbosa
INDAGAR CUANDO LA IMAGEN ARDE
diario de una mirada interrogante
Ramón Cabrera Salort
ARTISTAPROFESSORPESQUISADOR
territórios simultâneos de actuação
José Carlos de Paiva
INVESTIGACIÓN ARTÍSTICA GLOCAL
proyecto internacional exposiciones enredadas
Ángeles Saura
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS ARTES
AUDIOVISUAIS E SUA APRENDIZAGEM
IMAGINAR A MEMÓRIA invenção e descoberta na
animação de imagens que experimentam um passado
Carlos Henrique Rezende Falci
ENSINO E PESQUISA EM ARTE arte e tecnologia
Milton Sogabe
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS ARTES
VISUAIS E SUA APRENDIZAGEM
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS
ARTES VISUAIS E SUA APRENDIZAGEM
metodologias artísticas e tecnologias contemporâneas
Lucia Gouvêa Pimentel
Prof Fabio Costa_indd PRÁTICA INVESTIGATIVA EM ARTES VISUAIS
reflexões sobre o ensino de pintura e o artista professor
Jociele Lampert
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NAS ARTES VISUAIS E SUA
APRENDIZAGEM experiências como possibilidade de reflexão
Rejane Galvão Coutinho
PROCESSOS CRIATIVOS, PROCESSOS DE VIDA
uma análise das obras das artistas Sinhá D’Amora e
Assunção Gonçalves, no Cariri cearense
Ana Cláudia Lopes de Assunção
ARTE FORA DO EIXO
os desafios postos para análise de pintura não catalogada –
levantamento sintático-semântico dos elementos de recorrência
temática na obra de Massaki (Luis) Kararimai
Maria Eneida Feitosa
Rodrigo Vivas Andrade
A ARTE POPULAR NO CARIRI um estudo sobre a reinvenção do
Cariri como o ‘lugar’ das manifestações da cultura popular no Ceará
Otília Aparecida Silva Souza
INTERFACES DA PESQUISA NA CONSTRUÇÃO
DA IDENTIDADE DOCENTE EM ARTES VISUAIS
Leda Maria de Barros Guimarães
Moema Martins Rebouças
PRÁCTICAS INVESTIGADORAS EN ARTES
VISUALES Y SUS APRENDIZAJES
recursos digitales para educación artística; UAM-PR
Ángeles Saura
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA
DANÇA E SUA APRENDIZAGEM
GRUPO DE PESQUISA BPI E DANÇA DO BRASIL
Graziela Estela Fonseca Rodrigues
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM DANÇA
reflexões acerca do sujeito e a corporeidade dançante
Carla Lima
Prof Fabio Costa_indd SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA DANÇA E SUA
APRENDIZAGEM NUVENS DE SENSAÇÕES EM PROCESSOS
DE INVESTIGAÇÃO E COMPOSIÇÃO EM DANÇA
Rosa Primo
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA
MÚSICA E SUA APRENDIZAGEM
TENSIONES ENTRE LA INVESTIGACIÓN Y EL APRENDIZAJE UNA
VISIÓN DESDE LA MÚSICA Y LA EDUCACIÓN MUSICAL
Ethel Batres
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA MÚSICA E SUAS
APRENDIZAGENS o papel formador dos grupos de pesquisa
Cristiane Maria Galdino de Almeida
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO
TEATRO E SUA APRENDIZAGEM
SOBRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO TEATRO
E SUA APRENDIZAGEM
Adilson Florentino
TEATRO E CONHECIMENTO
mediação entre sala de ensaio e sala de aula
Cecília Maria de Araújo Ferreira
TRAÇOS PÓS-MODERNOS EM
AS VELHAS, DE LOURDES RAMALHO
João Dantas Filho