1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
A escola não é o único local onde se lê literatura, mas é certamente um espaço privilegiado para a leitura literária. A presença dos professores mediadores de leitura e de ambientes como as salas de leitura favorece a realização de comunidades leitoras que agreguem os alunos para ler, registrar e compartilhar os sentidos da obra literária. Este livro apresenta resultados e práticas de uma pesquisa de formação continuada de professores de sala de leitura. Há sugestões de organização dos espaços para leitura, reflexões sobre o Programa Sala de Leitura e exemplos de atividades a partir de diferentes gêneros textuais e procedimentos de leitura. Contos brasileiros e da literatura moçambicana, crônicas, romances contemporâneos exemplificam, na perspectiva do letramento literário, oficinas com a sequência básica, a sequência expandida, as estratégias de leitura e a leitura cumulativa.
Autores:
Organizadoras
Tamara De Lima
É licenciada em Pedagogia e doutora em Educação pela Unesp. Atua na educação pública há, aproximadamente, 14 anos. Realiza pesquisas sobre formação, trabalho e políticas de valorização docente. Professora dos cursos de Pedagogia e Letras no Instituto Federal de São Paulo – campus Presidente Epitácio.
Gislene Aparecida Da Silva Barbosa
É graduada em Letras e doutora em Educação pela Unesp. Atua na educação pública há 25 anos. Realiza pesquisas sobre ensino de leitura e produção de texto. Professora dos cursos de Letras e de Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo – campus Presidente Epitácio.
Os Autores
Aline Pereira Lima
É licenciada em Pedagogia e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT- Unesp). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Integra a pesquisa “Formação continuada de professores da sala de leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola” e é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Possui experiência na área de Educação, atuando na formação inicial e continuada de professores.
Amanda Stephanni Da Costa
É licencianda em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com foco em literatura e mediação de leitura na educação infantil. Está em formação inicial e desenvolve atividades de estágio supervisionado na rede pública, buscando articular teoria e prática no campo da educação.
Anita Luisa Fregonesi De Moraes
É licenciada em Letras (Unoeste), mestra em Letras-Estudos Linguísticos (UFMS) e doutora em Estudos da Linguagem (UEL), com experiência docente nas áreas de Linguística, Línguas Portuguesa e Inglesa e Literaturas na educação básica e ensino superior. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes), atuando na pesquisa “Formação continuada de professores da sala de leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola”. Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio.
Cleomar Pinheiro Sotta
É professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, onde cursou a graduação em Letras, o mestrado e o doutorado em Literatura e Vida Social. É autor dos livros Das letras às telas: a tradução intersemiótica de Ensaio sobre a cegueira e Labirintos de Borges e Saramago: espaço, palavra e identidade. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Atua nos seguintes temas: narrativa, estudos interartes, literatura portuguesa, literatura comparada e letramento literário.
Dandara Emannuely Silva
É estudante de licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Presidente Epitácio. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes), na linha Ensino, Leitura, Literatura e Sociedade.
Elaine Sant’ana Carneiro
Possui bacharelado e licenciatura em Letras, é mestra em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como tradutora. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em tradução e ensino/aprendizagem de Língua Inglesa.
Fernando Teixeira Luiz
É professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - campus de Assis. Pós-doutorado em Literatura Comparada, doutor em Letras e mestre em Educação pela Unesp. Docente do Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Palavra e Imagem na Escola (Geppine). Desenvolve e orienta pesquisas sobre desenho animado, histórias em quadrinhos, ilustração, literatura infantil e literatura juvenil.
Gisele Santos Almeida Veiga
É aluna do curso de licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) e desenvolve pesquisa intitulada “Professores das Salas de Leitura das escolas estaduais paulistas: formação, atuação e desafios vivenciados”. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Educação e Sociedade (Geppes) desde 2024.
Gislene Aparecida Da Silva Barbosa
É licenciada em Letras e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Coordenadora da pesquisa “Formação continuada de professores da sala de leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola”. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Tem experiência na área de Letras e na área de Educação. Atua na formação inicial e continuada de professores com ensino de leitura, literatura e língua materna.
Hélio Casemiro Dos Santos Júnior
É licenciado em Letras e em Pedagogia, especialista em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor na rede estadual paulista, exercendo a função de professor especialista em currículo (PEC) na Diretoria de Ensino da Região de Santo Anastácio. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Atua na formação continuada de professores na área de Letras.
Jéssica Kurak Ponciano
É licenciada em Letras e em Pedagogia, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes).
Josefa Marleide Duarte Ferreira
É advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Estudante do Curso de Letras, Licenciatura Português - Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. É bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes).
Maria Alzira De Souza Santos
Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português e em Letras Espanhol; mestrado e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes), na linha de pesquisa Ensino, leitura, literatura e sociedade. Atualmente é professora E.B.T.T. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Presidente Epitácio e tem experiência na área de Letras.
Marlene Maliko Maeda
É bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp) e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Possui pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Kyushu, Japão; e em Educação Infantil, Especial e TEA pela Faveni. Atualmente é aluna da licenciatura em Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Tem interesse na área de Letras e na área de Educação. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes).
Natali Santos Braga Andrade
É licencianda em Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Integrante do grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes).
Renata Gomes Pereira
É graduanda na licenciatura em Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP) desenvolvendo a pesquisa “Iracema e Mayombe: um estudo comparado sobre a construção literária da identidade nacional brasileira e angolana” e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes).
Roberta Caroline Vesu Alves
É bacharel em Biblioteconomia e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - campus de Marília, na linha de pesquisa Produção e Organização da Informação. É Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Presidente Epitácio. Pesquisadora do grupo de estudo e pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes), na linha Ensino, leitura, literatura e sociedade. Tem experiência na área de Biblioteconomia, representação temática da informação, organização da informação, linguística textual e análise do discurso.
Tamara De Lima
É licenciada em História e Pedagogia, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio, atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Inovação (CPI). Segunda líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: história da educação, formação e trabalho docente, políticas de valorização docente, narrativas de professores, permanência e abandono da docência, história da profissão docente.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8248-3
ISBN Digital: 978-65-251-8249-0
DOI: 10.24824/9786525182483.3
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 174
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: P908 Práticas de letramento literário: uma ação formativa com professores de sala de leitura / Gislene Aparecida da Silva Barbosa, Tamara de Lima – Curitiba : CRV, 2025. 163 p.; Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8249-0 ISBN Físico 978-65-251-8248-3 DOI 10.24824/97865251 8248.3 ISBN Digital 9786525182490 ISBN Físico 9786525182483 DOI 10248249786525182483 1. Educação 2. Formação continuada de professores 3. Letramento literário 4. Métodos e técnicas de ensino 5. Sala de leitura I. Barbosa, Gislene Aparecida da Silva, Org. II. Lima, Tamara de, Org. III. Título IV. Série CDU: 371.13 CDD: 371.12 Índice para catálogo sistemático 1. Formação continuada de professores - 371.12