15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$69,48 sem juros | Total R$69,48 | |
2 x de R$34,74 sem juros | Total R$69,48 | |
3 x de R$23,16 sem juros | Total R$69,48 | |
4 x de R$17,98 | Total R$71,90 | |
5 x de R$14,63 | Total R$73,13 | |
6 x de R$12,40 | Total R$74,39 | |
7 x de R$10,81 | Total R$75,64 | |
8 x de R$9,62 | Total R$76,92 | |
9 x de R$8,69 | Total R$78,21 | |
10 x de R$7,95 | Total R$79,51 |
Autores: Tania Regina Montanha Toledo Scoparo - Luiz Antonio Xavier Dias - Eliane Aparecida Miqueletti - Eva Cristina Francisco (Orgs.)
Sinopse:
O pensamento reflexivo é um instrumento de emancipação humana. Quanto maior a faculdade de reflexão, mais significativo será o pensar utilizado na produção do conhecimento, o qual se alimenta, dentre outras coisas, da inquietação da pesquisa científica, incentivada pelo espírito crítico do homem. Dessa maneira, em uma prática científica é reputado o compromisso com a transmissão do conhecimento que ela realiza. Não há sentido em conceber conhecimento que não seja propagado, publicado e posto em diálogo com diferentes leitores. Nessa perspectiva, em Práticas de linguagens e ensino de línguas e literatura, apresentamos uma reunião de textos que confluem para reflexões sobre o conhecimento em diversos eixos epistêmicos, o leitor encontrá na Linguística, na Semiótica e na Literatura embasamento para estudos e pesquisas em diversos campos do saber, trazendo subsídios teóricos para reflexão e análise. O conjunto de artigos que forma esta obra mostra pesquisas relacionadas a diferentes perspectivas do conhecimento teórico, dentre as quais destacamos: tecnologias digitais de informação e comunicação; multimodalidade; gêneros discursivos/textuais; o conceito de normas no português brasileiro; visibilidade e identidade na mídia; a presença dos signos na sociedade; ensino de línguas; análise do discurso; semiótica discursiva e argumentatividade; adaptações/transmutações literárias, fílmicas, HQs; a leveza na literatura; a diversidade do insólito literário; ensino e prática de literatura; entre outras, que evidenciam o caráter interdisciplinar que forma a obra. Convidamos a todos os leitores para uma reflexão necessária sobre as investigações da contemporaneidade. Partilhamos com vocês esta obra especial, cujas discussões estão ancoradas na nossa realidade e podem, portanto, dar suporte a diversos estudos da linguagem.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544433164
DOI:10.24824/978854443316.4
Ano de edição:2019
Número de páginas:278
Formato:16x23
Assunto:
Sco421
Scoparo, Tania Regina Montanha Toledo
Práticas de linguagens e ensino de línguas e literatura Tania Regina Montanha Toledo
Scoparo, Luiz Antonio Xavier Dias, Eliane Aparecida Miqueletti, Eva Cristina Francisco –
Curitiba CRV, 2019
278 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3316-4
DOI 10248249788544433164
1 Linguagem 2 Estudos em linguagens 3 Linguística 4 Literatura 5 Ensino I Dias,
Luiz Antonio Xavier II Miqueletti, Eliane Aparecida III Francisco, Eva Cristina IV Título
V Série
CDU 81’3222 CDD 3726
81’232 418007
808 410
APRESENTAÇÃO
Os Organizadores
PREFÁCIO
LÍNGUA, LINGUAGEM, LITERATURA confluências
Altamir Botoso
PARTE I
ESTUDOS LINGUÍSTICOS E ENSINO
CAPÍTULO
A IMPORTÂNCIA DOS ARTEFATOS CULTURAIS EM PRÁTICAS
LETRADAS NA TERRA INDÍGENA DE DOURADOSMS
Paulo Gerson Rodrigues Stefanello
CAPÍTULO
ANIMAÇÃO DIGITAL E CINEMA um diálogo voltado ao ensino
Luiz Antonio Xavier Dias
Edina Regina Pugas Panichi
CAPÍTULO
UMA CATEGORIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS
CONTEMPORÂNEOS DE MARINA COLASANTI
SOB A ÓTICA BAKHTINIANA
Rafaela Faustino de Siqueira
Patrícia Cristina de Oliveira Duarte
CAPÍTULO
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM
O GÊNERO DISCURSIVOTEXTUAL BIOGRAFIA
Margarida Paulino de Cerqueira Pinto
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
CAPÍTULO
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DE
ESTUDANTES E PROFESSORES saberes compartilhados?
Denise Batista Pinto Sabino
Letícia Jovelina Storto
Solange Aparecida de Souza Monteiro
Profª Tania_Scoparoindd CAPÍTULO
“O PORTUGUÊS SÃO TRÊS” normas gramatical,
linguística e popular
Vera Maria Ramos Pinto
CAPÍTULO
MODELOS DE AQUISIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS E A
TEORIA DA COMPLEXIDADE uma nova abordagem?
Flavia Hatsumi Izumida Andrade
Jean Carlos da Silva Roveri
PARTE II
SEMIÓTICA E INTERFACES MIDIÁTICAS
CAPÍTULO
A MÍDIA NO ESTABELECIMENTO DAS CONDIÇÕES DE
VISIBILIDADE E DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
INDÍGENA EM UMA REPORTAGEM
Eliane Aparecida Miqueletti
CAPÍTULO
A SEMIÓTICA PARA DECODIFICAÇÃO DE SIGNOS E SUA
CONTRIBUIÇÃO À CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SER
Eva Cristina Francisco
Camila Fernandes Rocha
CAPÍTULO
ETHOS E ARGUMENTATIVIDADE NA OBRA DE
LUIZ FERNANDO CARVALHO
Tania Regina Montanha Toledo Scoparo
Esther Gomes de Oliveira
CAPÍTULO
MÍDIA E SUBJETIVIDADE as representações de
sujeito-aprendiz de línguas
Élida Cristina de Carvalho Castilho
Geovana Lourenço de Carvalho
CAPÍTULO
O TRABALHO INICIAL COM A LEITURA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA uma análise semiótica de notícias
Irení Aparecida Moreira Brito
Profª Tania_Scoparoindd PARTE III
LITERATURA, ENSINO E OUTRAS ARTES
CAPÍTULO
A LEVEZA CALVINIANA EM MARCELINO FREIRE
Natalia Guerra Brisola Gomes Godoi
Luciana Brito
CAPÍTULO
AS ADAPTAÇÕES DO REI ARTUR E OS CAVALEIROS DA
TÁVOLA REDONDA EM DUAS PERSPECTIVAS
história em quadrinhos e narrativa
Rita de Cássia Lamino de Araújo Rodrigues
Elaine Cristina de Freitas Silva
Valdirene Silvério Kikuta
CAPÍTULO
O FANTÁSTICO ESTRANHO EM “O CACHORRO CANIBAL”,
DE J J VEIGA
Daniel Barbosa de Souza
Felipe da Silva Mendonça
Nerynei Meira Carneiro Bellini
CAPÍTULO
O CONTO “AS MÃOS DOS PRETOS” NUMA PERSPECTIVA DO
ENSINO DA LITERATURA COMO INSTRUMENTO PARA
A PROMOÇÃO DA JUSTIÇA COGNITIVA
Danuza Américo Felipe de Lima
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES