1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Autores:
ORGANIZADORES
PAULA CRISTINA CARDOSO MENDONÇA
Licenciada em Química, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) do Departamento de Química e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Coordena o grupo de pesquisa Práticas Científicas e Epistêmicas na Educação em Ciências da UFOP. Editoria chefe do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.
AUTORES
ARYANE ISABEL SILVA DE AZEVEDO
Graduada em pedagogia, Mestre em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
BÁRBARA LUIZA ALVES PEREIRA
Licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
CLEUZA MARIA DE OLIVEIRA
Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorada em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
DANIEL ABUD SEABRA MATOS
Graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
EMANUELLE CRISTINA DE OLIVEIRA BATISTA
Graduanda em Química Licenciatura na Universidade Federal de Ouro Preto
FERNANDA SAMPAIO DE ALMEIDA
Graduada em História pelo Centro Universitário São Camilo (ES). Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
GLEICIELE NASCIMENTO SILVA MACEDO DOS SANTOS
Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
JOÃO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JÚNIOR
Graduado em Artes (ênfase Música) pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestrado e Doutorado em Educación Musical pela Universidade de Granada. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
JOSÉ JOÃO VIEIRA JÚNIOR
Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP.
LEANDRO CIRILO MONTEIRO DE CASTRO
Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
MARCELO TREVISAN GONÇALVES
Bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Música (UFBA) e Gestão Pública (UFES). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor de clarineta da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES).
MARIA DO ROSÁRIO FIGUEIREDO TRIPODI
Graduada em Letras e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Doutorado em Educação pela USP. Professora associada da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP).
NÁDIA TEREZINHA LEOCÁDIO CAMPOS
Graduada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
NILMARA BRAGA MOZZER
Licenciada em Química, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
SHEILA ALVES DE ALMEIDA
Graduada em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
THERESA COELHO PRÍMOLA CEZÁRIO SANTOS
Licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP.
VIVIANE APARECIDA SALVADOR FAUSTINO
Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFMG).
Sinopse:
O livro Práticas e metodologias de ensino e seus processos de aprendizagem e avaliação foi desenvolvido por docentes e discentes dos cursos de mestrado e doutorado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, aderentes à linha de pesquisa “Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias da Educação”, que tem como objetivo investigar, em diferentes espaços de formação: (1) as práticas e metodologias de ensino, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; (2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; (3) os processos de aquisição de leitura e escrita. No livro são apresentados dois capítulos iniciais com relatos de pesquisas na área de ensino de ciências. Os próximos quatro capítulos foram desenvolvidos pelo grupo Arte, Cultura e Educação, e as pesquisas têm como temas de interesse Educação, Artes e Música, Formação de professores e Cultura popular. Os três capítulos finais apresentam relatos de pesquisa na área de avaliação educacional e foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE).
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7218-7
ISBN Digital: 978-65-251-7215-6
DOI: 10.24824/978652517218.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO E SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO Paula Cristina Cardoso Mendonça P895 Práticas e metodologias de ensino e seus processos de aprendizagem e avaliação Paula Cristina Cardoso Mendonça (organizadora) – Curitiba, CRV 2024 200 p (Coleção Educação em Pesquisa, v 3) Bibliografi a ISBN Coleção Digital 9786525172217 ISBN Coleção Físico 9786525172248 ISBN Volume Digital 9786525172156 ISBN Volume Físico 9786525172187 DOI 10248249786525172187 ISBN Coleção Digital 978-65-251-7221-7 ISBN Coleção Físico 978-65-251-7224-8 ISBN Volume Digital 978-65-251-7215-6 ISBN Volume Físico 978-65-251-7218-7 DOI 10.24824/978652517218.7 1 Educação 2 Metodologias de ensino 3 Avaliação 4 Educação étnicoracial 5 Educação musical 6 Educação em Ciências I Mendonça, Paula Cristina Cardoso org II Título III Série CDU 3713 CDD 37071