15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$69,90 sem juros | Total R$69,90 | |
2 x de R$34,95 sem juros | Total R$69,90 | |
3 x de R$23,30 sem juros | Total R$69,90 | |
4 x de R$18,08 | Total R$72,34 | |
5 x de R$14,72 | Total R$73,58 | |
6 x de R$12,47 | Total R$74,83 | |
7 x de R$10,87 | Total R$76,10 | |
8 x de R$9,67 | Total R$77,39 | |
9 x de R$8,74 | Total R$78,68 | |
10 x de R$8,00 | Total R$79,99 |
Autores: Isabel Maria Sabino de Farias - Patrícia Almeida Moura - Tânia Maria Hetkowski (Orgs.)
Sinopse:
Este livro é o encontro dialógico e reflexivo de pesquisadores que procuram revelar as suas compreensões em torno do ato educacional de ensinar e aprender. Dessa forma, reflexões são feitas sobre as vivências e experiências dos sujeitos educacionais, enfatizando a compreensão de uma educação voltada para as práticas inovadoras na educação básica, as quais estão inseridas nos percursos de entrelaces e interfaces com a escola pública. Destacamos que compreendemos a inovação para além da conotação de algo novo, original e de primeira mão; a algo que em determinado contexto é uma novidade, mas já pode ter um uso corrente em outros; ou que carrega um propósito distinto daquele até então vigente, por isso, implica alterações. A proposta que trazemos aqui firma a inovação como “estratégias que expressam dinâmicas explícitas, com a intenção de alterar ideias, concepções, conteúdos e práticas em alguma direção renovadora em relação à existente” (FARIAS, 2002, p. 86). Sendo assim, esta obra nos leva a compreender a educação a partir de contextos originais, trazidos sob o olhar dos pesquisadores, levando-nos a refletir que não há como pensar a educação dissociada de um processo de construção crítico e reflexivo, além de apontar a importância de espaços educacionais libertos da imposição, verticalização e dominação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430613
DOI:10.24824/978854443061.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:324
Formato:16x23
Assunto:
P912
Práticas inovadoras na educação básica percursos de entrelaces e interfaces na escola
pública Isabel Maria Sabino de Farias, Patrícia Almeida Moura, Tânia Maria Hetkowski
(organizadoras) – Curitiba CRV, 2019
324 p (Coleção Práticas inovadoras na educação básica v 1)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-3060-6
ISBN VOLUME 978-85-444-3061-3
DOI 10248249788544430613
1 Educação 2 Práticas pedagógicas – inovação – tecnologia I Farias, Isabel Maria Sabino de
org II Moura, Patrícia Almeida org III Hetkowski, Tânia Maria org IV Título V Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
percursos de entrelaces e interfaces na escola pública
Isabel Maria Sabino de Farias
Patrícia Almeida Moura
Tânia Maria Hetkowski
PREFÁCIO
Josemeire Machado Dias
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES a concepção e o trabalho de
professoras alfabetizadoras
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Márcia de Souza Hobold
CAPÍTULO
FORMAR-AÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL o tencionar da pesquisa no cotidiano
Isabel Maria Sabino de Farias
Patrícia Almeida Moura
Tânia Maria Hetkowski
CAPÍTULO
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A
CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES
Edilma Mendes Rodrigues Gonçalves
CAPÍTULO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES À ATUAÇÃO DO SEGUNDO
PEDAGOGO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
tecendo experiências formativas e pedagógicas
Elis Souza dos Santos
Fabiana dos Santos Nascimento
Katia Soane - indd CAPÍTULO
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
um olhar crítico sobre a nossa prática
Margareth Valdivino da Luz Carvalho
CAPÍTULO
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL
GOVERNADOR ROBERTO SANTOS um compromisso da área
de linguagens
Julice Vieira de Jesus
Monique Sanches Sodré
CAPÍTULO
JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
João Luiz da Costa Barros
Max Myller Nascimento Pinto
CAPÍTULO
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS JOGOS ESTUDANTIS DA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS
Gláucio Deilson Trajano Dantas
Pricila Lapa dos Santos
Saulo Matos Andrade
CAPÍTULO
ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM ANEMIA FACILFORME
percepção de professores da escola regular
Denise Silva de Souza
CAPÍTULO
MONTAGENS CÊNICAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DE ENSINO possibilidades didático-pedagógicas
nas aulas de teatro
Cláudio Rejane Alves dos Anjos
Gilmário de Souza
Yarasarrath Alvim Pires do Carmo Lyra
CAPÍTULO
SEJA BEM-VINDO E VOLTE SEMPRE uma experiência de
pintura no Ensino Fundamental I
Iaçanã Costa Simões
Katia Soane - indd CAPÍTULO
AMBIÊNCIAS LÚDICAS o encontro entre o BaúBrincante e
a arte no espaço escolar
Antonete Araújo Silva Xavier
Iaçanã Costa Simões
Cristina Maria D’Ávila Teixeira
Sandra Constantin Popoff
CAPÍTULO
ENTRE DESAFIOS E RESISTÊNCIAS a maternidade e a
trajetória escolar de acesso e permanência de adolescentes negras
Elis Souza dos Santos
CAPÍTULO
MÃESTRABALHADORASESTUDANTES cenário da família
monoparental na EJA
Kátia Soane Santos Araújo
CAPÍTULO
A PRÁTICA DO DIÁLOGO E OS CAMINHOS DE UMA
GESTÃO ATUANTE EM UMA ESCOLA INOVADORA COMO
INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Jaqueline Alves do Nascimento Souza
Jirleide Souza Silva
CAPÍTULO
GESTÃO E POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA reflexões a partir dos resultados da Gerência Regional de
Educação do Cabula
Leandro Gileno Militão Nascimento
Silvia Letícia Costa Pereira Correia
Roberta Pereira Souza do Carmo
CAPÍTULO
A INOVAÇÃO EM UM CONTEXTO DE IMPOSSIBILIDADES
a resistênciareexistência de professoras readaptadas por meio
da atuação na biblioteca
Hosana Prado Gonçalves
CAPÍTULO
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA
ALFABETIZAÇÃO uma experiência com alunos do º ano da
Escola Municipal Governador Roberto Santos
Dilza Pedrina Nascimento
Adriana Marques de Almeida Cirino
Katia Soane - indd CAPÍTULO
GAMES NO CONTEXTO ESCOLAR
estimulação de funções executivas
Marcelle Gomes de Jesus
Larissa de Carvalho Cerqueira
Jéssica Vieira Santana Pereira
Maria de Fátima Dórea Luciano
Lynn Rosalina Gama Alves
CAPÍTULO
INOVAÇÃO, PROCESSOS TECNOLÓGICOS E
GEOTECNOLOGIA côncavos e convexos na educação
e contemporaneidade
Tarsis de Carvalho Santos
SOBRE AS ORGANIZADORAS
SOBRE OS AUTORES