15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$55,46 sem juros | Total R$55,46 | |
2 x de R$27,73 sem juros | Total R$55,46 | |
3 x de R$18,49 sem juros | Total R$55,46 | |
4 x de R$14,35 | Total R$57,40 | |
5 x de R$11,68 | Total R$58,38 | |
6 x de R$9,90 | Total R$59,38 | |
7 x de R$8,63 | Total R$60,38 | |
8 x de R$7,67 | Total R$61,40 | |
9 x de R$6,94 | Total R$62,43 | |
10 x de R$6,35 | Total R$63,47 |
Autores: Valdilene Aline Nogueira - Uirá de Siqueira Farias - Daniel Teixeira Maldonado (Orgs.)
Sinopse:
Esta obra tem como objetivo abrir as portas para que professores e professoras de Educação Física que ministram as suas aulas na escola possam narrar histórias sobre a organização do seu trabalho pedagógico. Ao ler os relatos de experiências aqui descritos, os interessados pela temática poderão compreender como docentes desse componente curricular tematizam com os estudantes projetos educativos relacionados com diversificadas manifestações da cultura corporal de movimento. Ainda terão o prazer de observar nos capítulos do livro experiências pedagógicas que relacionam os conteúdos da Educação Física com questões de gênero, econômicas, políticas, sociais e saberes da cultura afro-brasileira. Projetos educacionais com ações didáticas interdisciplinares e que se materializam na área de linguagens também fazem parte dos textos que serão lidos nesta obra. Após ter contato com todas essas experiências produzidas por estudantes e docentes que trabalham e estudam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos e em escolas não seriadas, podemos dizer que a Educação Física Escolar começa a ser pensada com uma nova tradição didático-pedagógica, onde as professoras e os professores do componente se preocupam em refletir com os/as estudantes sobre diversos conhecimentos que podem estimular a sua cidadania, além de pensar em novas estratégias de ensino e diferentes recursos didáticos, avaliar com diversificados critérios e instrumentos, organizar os conteúdos que serão desenvolvidos em diferentes anos/séries e desenvolver diversas práticas corporais durante os encontros.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419823
DOI:10.24824/978854441982.3
Ano de edição:2017
Número de páginas:248
Formato:16x23
Assunto:
N716i
v. 32
Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2 – volume 32 / [organizadores e autores] Valdilene Aline Nogueira, Uirá de Siqueira
Farias, Daniel Teixeira Maldonado. - 1. ed.
248 p. (Educação física: formação para o cotidiano escolar; Organização Daniel Carreira Filho)
Inclui bibliograf a
ISBN Coleção 978-85-444-0490-4
ISBN Volume 978-85-444-1982-3
DOI 10.24824/978854441982.3
1. Educação física - Estudo e ensino. 2. Professores de educação física - Formação. 3. Prática
de ensino. I. Nogueira, Valdilene Aline. org. II. Farias, Uirá de Siqueira. org. III. Maldonado,
Daniel Teixeira. org. IV. Título. V. Série.
17-45254
CDU: 373.3.016:796 CDD: 372.86
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Valter Bracht
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: cenas de um
cotidiano escolar repleto de práticas pedagógicas inovadoras
Valdilene Aline Nogueira
Uirá de Siqueira Farias
Daniel Teixeira Maldonado
DIVERTIR-SE EXPLORANDO A NATUREZA: atividades
de aventura na Educação Física Infantil
Aline Rodrigues Santos
Elisabete dos Santos Freire
Isabel Porto Filgueiras
Maria das Dores Gonçalves Codeceira dos Santos
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aulas historiadas
em uma perspectiva interdisciplinar
Vinicius dos Santos Moreira
Lilian Rafael Pereira
Elisabete dos Santos Freire
CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: brincando com os saberes
da cultura afro-brasileira
Maria Celeste Rocha
Sandra Regina Barboza de Oliveira
Thiago da Silva Machado
A EXPRESSÃO CORPORAL COMO LINGUAGEM: relato e reflexões
de uma experiência de Educação Física na Educação Infantil
Renata Silva Bergo
Sheylazarth Presciliana Ribeiro
RESSIGNIFICANDO A BRINCADEIRA DE PEGA-PEGA DURANTE
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Mirvane Dias de Souza
Renato Leite Júnior
DA TRADIÇÃO À INOVAÇÃO: Jogos que Transcendem
Mundos e Transformam Gerações
Gisele da Silva Soares
Everton Ucela Alves
Juliana do Nascimento
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS INTER-RELAÇÕES
ENTRE MOVIMENTO E APRENDIZAGEM
Wagner Pulzi
DA RUA PARA A ESCOLA: o skate transpondo obstáculos
Cláudio Aparecido de Sousa
Peterson Amaro da Silva
RELAÇÕES DE GÊNERO COMO TEMA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA: construção, implementação e avaliação de um projeto didático
Juliana Ferreira Nunes de Araújo
Elisabete dos Santos Freire
O PORTFÓLIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Luciene Farias de Melo
Osvaldo Luiz Ferraz
REFLEXÕES E DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
COM A TEMATIZAÇÃO DE ESPORTES NA ESCOLA PÚBLICA
Daniel Teixeira Maldonado
Renan Lütke Gehrke
Valdilene Aline Nogueira
Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA À ÁREA DE LINGUAGENS:
inovações na prática pedagógica do Ensino Médio
Isabel Porto Filgueiras
Mauro Storani Pacheco
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: (Des)construindo as relações
de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física Escolar no
Ensino Médio
Marie Luce Tavares
Anna Carolina Tavares
ENSINO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: relato de uma experiência
Admir Soares de Almeida Júnior
Cláudio Márcio Oliveira
ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA E INOVAÇÃO: os caminhos
do corpo na Escola Projeto Âncora
Fósforo Quadros
João Paulo Santa Barbara
Valdilene Aline Nogueira
SOBRE OS AUTORES