15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Marco Antonio Melo Franco
Sinopse:
Partindo do pressuposto que no processo de alfabetização há um privilegio da aprendizagem do código escrito em detrimento da fala, sendo esta, muitas vezes, utilizada como instrumento de apoio a essa aprendizagem, esta obra busca descrever e analisar como foi se construindo o espaço de participação e de fala dos alunos numa turma de alfabetização. Nesse caso, as reflexões teóricas acerca da alfabetização, apresentam discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem da escrita, da leitura e, particularmente, do lugar dado à fala e à participação do aluno, nesse contexto. Considera os aspectos referentes à interação e as práticas discursivas em sala de aula, fundamentais para a compreensão de como os participantes se posicionam, se envolvem e significam a sua realidade. Ao longo do texto o leitor acompanhará o cotidiano da sala de aula e as ações docentes desde o momento inicial das aulas (primeiros diais). Acompanhará as práticas docentes voltadas para a alfabetização, juntamente, com a promoção e construção do espaço de oralidade. Verá como a professora procurou promover o espaço de participação e de fala dos alunos, levantando e problematizando questões, dando repercussão à fala das crianças e valorizando suas vivências. Em um segundo momento, o leitor poderá constatar como as ações da professora indicaram os limites e regras na construção da participação e da fala em sala de aula. Verá como a docente desenvolveu práticas pedagógicas visando construir e garantir o espaço de participação, fazendo com que os alunos se posicionassem frente às diferentes situações que emergiram no contexto da alfabetização. Dentre essas práticas a obra apresenta uma experiência com atividades de leitura e outra de construção de projeto de participação e de co-responsabilidade com o funcionamento da sala de aula, desenvolvido por meio de atividades orais e de escrita. O texto revela que as ações da professora, indicam a preocupação em construir um espaço alfabetizador em que os alunos possam participar, falar, se posicionar e aprenderem a ler e a escrever. O leitor poderá observar como esse conjunto de elementos pode conviver no espaço alfabetizador e resultar em experiências de sucesso.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480744
DOI:10.24824/978856248074.4
Ano de edição:2010
Número de páginas:156
Formato:15x21
Assunto:
Marco Antonio Melo Franco
Práticas pedagógicas
na alfa betização:
construindo o espaço da
oralidade em sala de aula
Franco, Marco Antonio Melo
Prática pedagógica na alfabetização: construindo o espaço da oralidade em sala de aula /
Marco Antonio Melo Franco
1 Alfabetização 2 Educadores - Formação 3 Escrita 4 Leitura
5 Linguagem 6 Linguagem eeducação 7 Oralidade 8 Pedagogia
9 Prática de ensino 10 Sala de aula - Direção I TÃtulo
Uma abordagem teórico-metodológica do problema
Sala de aula: conhecimentos lingüÃsticos
e aquisição da escrita
Sala de aula: controle e poder
Sala de aula: alfabetização e linguagem
Sala de aula: espaço interacional
Aspectos gerais da metodologia
A constituição da dinâmica discursiva
nos dois primeiros dias de aula
Os mapas de eventos: uma visão geral
Um panorama dos momentos iniciais do primeiro dia:
a recepção dos alunos e familiares
Iniciando as práticas discursivas em sala de aula
Uma breve contextualização do segundo dia de aula
O que nos revela o mapa do segundo dia de aula
sobre a interação e a participação
O espaço de participação e de fala dos alunos
nos dois primeiros dias de aula
A negociação da participação e o sentido do termo ouvir
Valorização das vivências dos alunos
A fala do aluno na construção do espaço de participação
A participação através de atividades de leitura
Situações de participação no decorrer do semestre
A participação através de atividades
de leitura – primeiro momento
A participação através de atividades
de leitura – segundo momento
A participação através de atividades
de leitura – terceiro momento
A negociação do espaço de
participação no final do semestre
Uma breve contextualização
Primeira aula 31/05: iniciando o projeto
Segunda aula 02/06: identificando o projeto
Terceira aula 05/06: o ouvir e o pensar
na construção do projeto
Quarta aula 09/06: definindo os objetivos
Quinta aula 14/06: definindo as formas de participação
Franco, Marco Antonio Melo
Prática pedagógica na alfabetização: construindo o espaço da oralidade em sala de aula /
Marco Antonio Melo Franco. -- 1. ed. -- Curitiba : Editora CRV, 2010.
155p.
Bibliografia.
ISBN 978-85-62480-74-4
1. Alfabetização 2. Educadores - Formação 3. Escrita 4. Leitura
5. Linguagem 6. Linguagem eeducação 7. Oralidade 8. Pedagogia
9. Prática de ensino 10. Sala de aula - Direção I. Título.
10-06063 CDD-371.3