1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Paola Zordan
Sinopse:
“Era uma vez...” Um livro se abre. Um filme começa. Uma história conta dificuldades e superações. Uma figura se torna o espelho para uma criança cuja identidade está em formação. Enredos seculares, imagens cativantes, canções que emocionam: tudo é feito para arrebatar. Personagens com os quais nos identificamos formam nosso ideal de “eu”. Por mais de cinquenta anos, Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida ensinaram várias gerações que uma princesa, a moça perfeita, modelo de ser, é nobre, boa, cuidadosa, amiga, prestativa, bela e asseada. Perguntar por que meninas, e alguns meninos, querem ser “princesas”, é pensar o que induz as pessoas a almejarem determinados modos de vida, mesmo quando inatingíveis. Desde os anos 1980, analisar como produções criam mitos subjetivos se torna uma relevante pauta educacional e os estereótipos, modelos de ser e viver, passam a ser discutidos. Personagens acabam sendo reinventados porque padrões mudam. Princesas ogras, princesas sem príncipes, princesas indígenas, princesas sereias, princesas africanas, princesas que amam bibliotecas: ainda assim as princesas continuam indo para cozinha, as princesas são obrigadas a arrumar bagunça, princesas não podem deixar de esfregar o chão. Princesas têm muitas cores de pele, mas ainda são prioritariamente magras, ágeis e esguias, se apresentam como vencedoras que superam desafios, companheiras fiéis e jovens cheias de “encanto”. Apesar das figuras variarem, as lições continuam as mesmas. Aprender a lição é descobrir o “felizes para sempre”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544434499
DOI:10.24824/978854443449.9
Ano de edição:2019
Número de páginas:166
Formato:14x21
Assunto:
P895
Práticas pedagógicas na educação básica experiências formativas do
PIBID UFOP Gilmar Pereira de Souza, Luiz Prazeres, Marlice de Oliveira
e Nogueira, Vanderlice dos Santos Andrade Sól (organizadores) – Curitiba
CRV, 2019
118 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3451-2
DOI 10248249788544434512
1 Educação 2 PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência 3 Praticas pedagógicas 4 Experiências formativas 4 Relação
Universidade – escola de educação básica I Souza, Gilmar Pereira de org
II Prazeres, Luiz org III Nogueira, Marlice de Oliveira e org IV Sól,
Vanderlice dos Santos Andrade org V Título VI Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Gilmar Pereira dos Santos
Luiz Prazeres
Marlice de Oliveira e Nogueira
Vanderlice dos Santos Andrade Sól
CAPÍTULO
A PERFORMANCE ART COMO POSSÍVEL
METODOLOGIA DE ENSINO NO PIBID ARTES
Marcelo Rocco
Vânia Nepomuceno
CAPÍTULO
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO NO
ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM
UM SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Jaqueline Aparecida de Souza
Emerson Cruz de Oliveira
CAPÍTULO
ESTUDOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO
ENSINO MÉDIO uma experiência no PIBID –
Letras – Língua Portuguesa – UFOP
Soélis Teixeira do Prado Mendes
Adrielly Fernanda de Souza Coelho
Bárbara Azevedo Ferreira
Bárbara Ramos Souza
Danúsia Natália Monteiro Gomes
Geordane Crepalde Pereira
Leidiane Neiva
Letícia Sá Oliveira Reis Silva
Luana Veloso Tolentino Alvim
Gilmar Souza v indd CAPÍTULO
LEITURA E ESCRITA PARA
CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL
Luiz Prazeres
Nayara Romagnoli Silveira
Mariana de Nascimento
CAPÍTULO
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DOS
TEXTOS DIDÁTICOS DOS LIVROS DE CIÊNCIAS
Jane Aparecida de Oliveira
Sheila Alves de Almeida
CAPÍTULO
REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE MODELOS
DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO PIBID UFOP
Sheila Alves de Almeida
CAPÍTULO
A FILOSOFIA COMO LEITURA DO MUNDO
Douglas Garcia Alves Júnior
SOBRE OS AUTORES