15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,94 sem juros | Total R$53,94 | |
2 x de R$26,97 sem juros | Total R$53,94 | |
3 x de R$17,98 sem juros | Total R$53,94 | |
4 x de R$13,96 | Total R$55,82 | |
5 x de R$11,36 | Total R$56,78 | |
6 x de R$9,62 | Total R$57,75 | |
7 x de R$8,39 | Total R$58,72 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,72 | |
9 x de R$6,75 | Total R$60,71 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,73 |
Autores: Giselly dos Santos Peregrino
Sinopse:
Esta obra, fruto de pesquisa de doutoramento aprovada com louvor, demonstra que estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) podem sentir dificuldades para captar o preconceito por não compartilharem a língua com o sujeito preconceituoso – geralmente, pessoa não surda – e, ao mesmo tempo, conseguem apreender o fenômeno por meio de formações imaginárias e inferências. Observou-se que perceberam mais preconceito contra si em escolas nas quais conviviam com alunos que não são surdos. Por outro lado, registraram que, mesmo entre pessoas surdas, há expressões de preconceito, comprovando que não são imunes a ele, mesmo sofrendo com suas manifestações. Apontaram que costumam ou podem reagir ao preconceito com desprezo, diálogo, por meio de medidas judiciais, responsabilização de Deus ou violência física. Avaliaram que, mesmo em tempos que supostamente valorizam a inclusão socioeducativa, ainda não há plena compreensão da surdez e da Libras, o diálogo é truncado e a troca interpessoal, precária. O livro é de fundamental importância a todos, em tempos que valorizam e propiciam a discussão acerca da inclusão e tolerância em todos os espaços. Soa como um alerta ao urgente pensar a respeito da construção e necessária desconstrução do preconceito, não exclusivamente contra as pessoas surdas. A obra é um convite ao diálogo empático e ao pensamento com humanidade!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423073
DOI:10.24824/978854442307.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:240
Formato:16x23
Assunto:
P426
Peregrino, Giselly dos Santos
Preconceito e educação: desafi os à escolarização de surdos no século XXI / Giselly dos
Santos Peregrino –
ISBN 978-85-444-2307-3
DOI 10.24824/978854442307.3
1. Educação 2. Inclusão Social 3. Defi ciência Auditiva. I. Título II. Série.
CDU 376-056.263 CDD 371.912
Índice para catálogo sistemático
1. Educação de surdos 371.912
PREFÁCIO
PALCO DE ENCONTRO COM A SURDEZ, A LÍNGUA
BRASILEIRA DE SINAIS E O PRECONCEITO
Do susto à entrada no palco
No limiar do diálogo
Vozes precedentes
Bastidores da pesquisa
EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS SURDOS
COM O PRECONCEITO
Perfil dos alunos surdos
“É assim: eu fico sem entender, mas as coisas não param,
continuam acontecendo”
“Para eles, significa ‘macaquice’, provocam com isso”
“Eles olham os surdos como coitados que são mudos”
“Fala! Abaixa as mãos e fala!”
“Estou entre iguais, os outros são surdos como eu”
“Eu ‘deixo para lá’, deixo nas mãos de Deus!”
“Ainda não há entendimento, diálogo, troca!”
CONCEPÇÕES, EXPRESSÕES E PERCEPÇÕES DE
PRECONCEITO POR PROFESSORES
Perfil dos professores de surdos
Perfil dos professores na EJA
“Eu teria, de repente, um medo prévio, um pé atrás prévio”
“A deficiência gera uma dificuldade cognitiva grande”
“Está tudo dentro, infelizmente, do mesmo pacote”
“Se eu não sei quem é, eu tenho preconceito cada vez mais”
CONSIDERAÇÕES QUASE FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
A Roteiro de entrevista com alunos surdos
B Roteiro de entrevista com professores de surdos adultos
C Roteiro de entrevista com professores na EJA